Mostrando postagens com marcador Anita Shreve. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Anita Shreve. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de maio de 2009

A Mulher do Piloto




Sinopse:

«Uma noite, na sua casa dos arredores de Boston, Kathryn Lyons é acordada com a noticia de que um avião com 104 passageiros pilotado pelo marido, Jack, caiu, depois de ter explodido ao largo da costa da Irlanda. Imediatamente, surgem as perguntas. Teria sido uma bomba, erro do piloto, suicídio (como sugere a gravação da conversa dentro da cabina)?»


A minha opinião:

Desisti o livro até à pág 111, não querendo continuar a ler, nem sequer saber como será o fim, porque acho a escrita intensamente reflectiva, com descrições a mais, o que tira todo o ritmo ou torna a leitura cansativa…

A história centra-se mais na mulher: o seu choque, as suas dúvidas, as suas reflexões, as suas preocupações em relação à sua filha, e também os flashbacks do passado – a relação desta que tinha com o marido.

A história até podia ser interessante se não fosse escrita desta forma. No entanto, houve quem gostou muito ou achou deliciosa a escrita, e ainda por cima, o livro esteve nos Tops durante 50 semanas e foi o nº1 em todas as listas de Bestsellers nos EUA e Inglaterra.

Felizmente que o pedi emprestado do bookcrossing.

Tenho pena que a Anita Shreve nunca mais se tenha escrito um livro tão bom quanto “A Praia do Destino” que é definitivamente o melhor de todos.


Classificação: 0/5 (desisti)

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Casa na Praia



Sinopse:

Quando casou, Sydney estava perdidamente apaixonada pelo marido Andrew, um piloto de aviões carismático e aventureiro. Mas o medo de o perder num acidente de aviação quase a leva à loucura, deixando-lhe apenas uma alternativa: o divórcio.
Quando voltou a casar, Sydney acreditou que nada tinha a temer, afinal Daniel era um jovem e pacato médico. Mas o destino prega-lhe uma partida, e o seu segundo marido morre subitamente no hospital onde trabalha.
Desencantada e sem rumo, a jovem viúva aceita um emprego de Verão na magnífica costa do New Hampshire. O que ela não podia imaginar era que o amor ainda lhe reservava grandes surpresas.


A Minha Opinião:

Gostei mais ou menos! Nem muito, nem pouco.
Ao principio, achei uma confusão porque a história começa com muitas personagens. Quem é o homem que segura a toalha? Que faz a Sidney ali? Quem são Mr e Mrs Edwards? Quem é a Julie? Quem são os hospedes? Etc.

É uma história vulgarzinha, nada de especial, é sobre uma mulher chamada Sydney, casada duas vezes que teve depois o azar de se ter divorciado e ficado viúva...
Na casa de praia, onde a Sydney vai passar durante o Verão, vai lhe acontecer algo e é o que vamos testemunhar.

Estive quase para desistir, já estava a ficar sem paciência, a suspirar de frustração, a sapatear o sapato no chão e a pensar "Para onde é que isto vai dar?", até que surpreendemente cheguei a uma parte do enredo que me fez agarrar ao livro, graças a uma personagem muito especial: a Julie. Foi quem mais me cativou e achei uma pena por ela ter sido uma personagem secundária ou fugidia.

O que não gostei do livro, foram a existência de muitos diálogos insignificantes e a repetição de descrições que achei desnecessárias. Cheguei a ler na diagonal ou saltar partes maçudas.

Não é o livro que valesse a pena comprar, ainda bem que o pedi emprestado. É mais indicado para se distrair e a boa altura para o ler é no Verão, deitada sobre a areia sob as caricias do sol na pele...

Classificação: 3/5


Observações:

Li outros livros da Anita Shreve entre quais: "A Praia do Destino", "Luz na Neve" e "Casamento em Dezembro", e de todas que gostei mais, foi o primeiro, sem dúvida, o melhor romance da escritora e é a que recomendo mais.