Mostrando postagens com marcador Questionário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Questionário. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Questionário (XXVI)



Regressamos hoje à publicação dos nossos questionários, que tem ficado um pouco esquecida nos últimos tempos (mea culpa), apesar de ainda termos vários para publicar - fica desde já um pedido de desculpas. O questionário de hoje foi respondido pela Sandra, que tem um blog que eu gosto muito, o Vidas Desfolhadas. Muito obrigada!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Depois de ter criado um blog pessoal, achei que seria uma boa ideia criar um espaço próprio na blogosfera para que pudesse registar as minhas leituras e o que achei delas. Uma espécie de diário das minhas preferências e impressões sobre um dos objectos que considero essencial para a minha sanidade mental e para a minha felicidade. Um registo simplificado do que vivi ou senti aquando da leitura de um determinado livro.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Normalmente sou uma leitora um pouquinho mais rápida do que agora. Gosto de ler cuidadosamente cada detalhe e não deixar passar muito tempo entre a leitura das várias páginas com medo que me esqueça de algum detalhe que me obrigue a ir atrás e ler o que falha na memória.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Não consigo referir apenas um. Tenho livroS preferidoS que a dada altura da minha vida significaram muito e me marcaram bastante, constituindo um degrau na escada evolutiva do que sou e serei.
Da minha infância lembro-me do "As aventuras maravilhosas de João sem medo" do José Gomes Ferreira. Da minha adolescência refiro alguns: "Câmara escura" de Rachel Seiffert; "O retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde; "A lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez; "A honra perdida de Katherine Blum"; o excepcional "Desconhecido nesta morada" de Kathrine Kressmann Taylor e alguns da série Harry Potter. Da minha fase mais adulta, é melhor não começar porque nunca mais sairia daqui.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Quando em dado momento da leitura ou quando o narrador ou a própria personagem expressa os seus sentimentos, razões ou acções e na minha cabeça surge uma voz que me diz:"Era exactamente isto que eu faria/sentiria".

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Os meus gostos são muito diversificados. Mas adoro thrillers e romances. Estes últimos tanto faz serem históricos como simplesmente dramáticos.
Quanto à recomendação, aconselharia a todos lerem um livro que já referi: "Desconhecido nesta morada" de Kathrine Kressmann Taylor. Um livrinho muito pequenino mas que foi, até agora,o livro que mais me surpreendeu pela positiva.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Quase sempre (atenção que eu disse quase) os filmes deixam sempre muito a desejar. Prefiro sempre ler o livro antes e depois ver o filme, porque já sei que me dará muito mais prazer ler o livro para saber todos os detalhes e não perder nenhum pormenor.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Prefiro muito mais o livro em formato papel. Penso que os e-books têm a sua utilidade mas, na minha opinião, perde-se alguma magia que um livro nos proporciona.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Na minha opinião a leitura é um prazer que não se força. Quando era aluna, detestava quando tinha alguma leitura obrigatória. A única excepção foi o livro "Os Maias".
Temos de saber quais são os interesses reais de uma pessoa e sugerir-lhe um livro dentro desse aspecto. Depois é só deixar a curiosidade natural do ser humano actuar.
Mas que os livros também poderiam baixar de preço, isso também ajudaria e muito! É absurdo pagar mais de 15€ por um livro.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos
(muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Sem dúvida que está dependente de factores externos.
Somos seres influenciáveis, quer queiramos ou não. Quando estamos a crescer somos como uma esponja que absorve tudo o que vemos ou ouvimos. Nesta construção contínua do ser humano que somos haverá sempre alguém ou algo que nos desperta para o mundo mágico que os livros nos oferecem, para a oportunidade de vivermos vidas alheias com que anseamos ou mesmo para uma fuga da vida real e quotidiana.

domingo, 16 de agosto de 2009

Questionário (XXV)


O questionário que vamos publicar hoje foi respondido pela bauny do blog Leituras da Bauny. Fica desde já o agradecimento pelo tempo dispensado!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
O meu blog começou por ser generalista, era um sitio onde eu colocava alguns comentários e até alguns desabafos a nível pessoal/profissional mas, para ser honesta, a coisa começou a ultrapassar-me... achei que no trabalho tinham acesso ao blog e tal e a coisa começou a desagradar-me... O tema livros sempre foi um desejo... e naturalmente foi para este lado que virou o blog!

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não me considero uma leitora rápida. Conforme o tempo que tenho... leio em média 2 livros por mês... se o ambiente familiar assim se proporcionar, ok!! Se o puto deixar e não me absorver muito e se os livros forem 'daqueles-que-se-colam-às-mãos'... 3! Dou por mim ás vezes a poupar os livros... sabem como é?

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Esta é obviamente das perguntas mais difíceis de responder!!! Aproveito para dizer que tudo depende muito do estado de espírito... da forma como me corre a vida em geral. Sério!!
É claro que 'Os Maias' está cá no fundo!! Só pegar naquele 'calhamaço' e sentir aquelas folhas, abrir ao acaso, ler umas frases ao acaso e reviver a história, hummm... mas existem outros... 'A história Interminável', 'Pássaros Feridos', 'Toque de Midas', 'Tragédia da Rua das Flores' e poderia continuar...

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Eu facilmente crio empatia com os personagens... simplesmente 'entro' na pele deles e vivo a vida deles... sofro com eles e alegro-me com eles!!

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance. Sem dúvida romance... 'Romance Actual', 'Romance Histórico', 'Romance Policial'... o que interessa é ter sentimento!!! Recomendações......... Eça de Queirós, mais actuais... talvez Sveva Casati Mondignani, Victoria Hislop e agora Jodi Picoult... e Nora Roberts/ J.D. Robb... AH!! Colleen McCullough, claro!!

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Geralmente desiludem-me... acho que a nossa imaginação nos leva para mundos tão distantes que quando somos confrontados com as personagens cinematográficas... humm! É difícil captar toda a essência e transportá-la para o ecrã.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Talvez sejam úteis em determinadas situações... mas não estou a ver quais!! Nem quero pensar nisso!! Adoro os meus livros, alinhá-los na estante, tocar-lhes, mudá-los de posição... folhear, mudar de página... o papel... é um caso amoroso!!

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Oh!! Preços mais baixos!! ...logo, mais livros em casa... logo, mais variedade de temas... logo, mais interesse!!
Sei que não é tão fácil assim... mas, também se não houvesse tanta rotulagem talvez fosse mais fácil, quero dizer, que mal tem ler livros de quadradinhos se são esses que nos fazem felizes naquele momento... daí se evolui para Enid Blyton, acho eu!! Nem me lembro como é que começei a ler... nem de onde vem este gosto!!?! Tenho que pensar melhor nisto!!

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
É claro que numa casa cheia de livros a curiosidade é maior... o ver os pais a ler, alguém que nos ofereça 'aquele livro'... acho que não nasce connosco, cria-se, alimenta-se!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Questionário (XXIV)


Voltamos hoje à publicação dos nossos questionários (ainda faltam uns quantos) e desta vez temos aqui as respostas da Mónica, do blog Leituras & Devaneios. Um grande obrigado pela disponibilidade!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Acho que a razão principal foi mesmo gostar muito de ler e naquela altura estar desempregada. Entretanto tomei-lhe o gosto e, se no ano passado o blog esteve meio paradito devido a circunstâncias pessoais, este ano quero retomar em força. Quero partilhar as minhas opiniões acerca das obras que vou lendo e ter o feedback de outros que já lerem e, quem sabe, dar a conhecer autores que outros leitores desconhecem e que venham a ter o mesmo prazer que eu em descobri-los.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Teria uma resposta bem mais impressionante há dois anos atrás quando ainda passava mais de 1 hora por dia em transportes públicos, porque aí eram mesmo muitos (nessa altura a pilha de livros para ler nunca superou os dois volumes, excluíndo o que deixava por a leitura não me agradar especialmente). Agora limito-me a ler o mais que consigo com o pouco tempo livre que me resta. Como mudei completamente de vida durante o ano passado, acho que só este ano vou conseguir ter uma estimativa do que o que é que esta minha nova etapa me permitirá ler.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Não consigo nomear um único livro. Gosto de vários dentro de estilos bem diferentes pelo que passo a nomear alguns (e de certeza que me estou a esquecer de outros):

* O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
* Os Inimigos, Máximo Gorky
* Os Maias, Eça de Queiroz
* Drácula, Bram Stocker
* As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley
* O Deus do Rio, Wilbur Smith

Gosto deste por razões tão diferentes como a profundidade das personagens e seus dilemas, a maneira como a história é contada e a história em si.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Já me identifiquei com Vampiros, heroínas, vítimas, monstros, em resumo, com o bom e o menos bom da história. Acho que depende das emoções que essa personagem me passe e da forma como me consigo identificar com os seus actos, pensamentos ou emoções.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Como deve de dar para perceber pela lista de livros favoritos tenho gostos muito variados. Talvez se possa dizer que tenho um especial interesse em histórias com vampiros e, de momento, estou com maior queda para literatura fantástica (isto porque sou de fases).

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Resume-se tudo a uma única palavra: Detesto (excepção - O Senhor dos Anéis). Porquê? Porque estas ficam, invariavelmente e por muito boas que sejam, aquém do idealizado na minha mente, o que acho ser sentimento geral. Desvantagem de ter uma mente para lá de fantasiosa em termos gráficos e sonoros.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Tenho um grande conflito interno acerca desse assunto. Se por um lado o meu "eu" ecológico aplaude esse formato, o meu lado prático e egoísta não dispensa o prazer de folhear um livro, de sentir o seu cheiro e de o ver a embelezar as minhas estantes.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Acho que acabarem com aquelas obras enfadonhas (com excepção para "os Maias" claro está) de leitura obrigatória seria um grande passo. Permitir uma maior variedade de escolha, aberta a quase todos os géneros seria melhor pensado. Eu que adoro ler tive uma extrema dificuldade em ler os livros de leitura obrigatória por os achar tão desinteressantes. Uns houve que foram verdadeiros martírios.
Baixar os preços dos livros ou fazerem versões mais baratas (mass market) seria uma boa medida e essencial na minha modesta opinião.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Acho que depende das duas mas, em grande parte, da predisposição que a pessoa tem pelo gosto de ler. Tenho na minha família um caso de uma prima que nasceu literalmente rodeada de livros, leram-lhe imenso quando ela era pequena e, no entanto, ela detesta ler. Nem Harry Potter, nem Crepúsculo, (ela é adolescente daí referir estas obras) nada de nada lhe interessa ou desperta o gosto pela leitura.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Questionário (XXIII)


O questionário de hoje foi respondido pela Livros2amao, que tem um blog de venda de livros em segunda mão (óptima oportunidade para comprar livros a um preço mais acessível), para além de ser uma ávida leitora e participante frequente no nosso fórum. Obrigado!

1 - Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
Comecei a sentir falta de espaço para tantos livros e ao mesmo tempo queria adquirir novos, portanto surgiu a ideia de criar um blog e colocá-los à disposição de outras pessoas e ao mesmo tempo receber uns trocos para novas aquisições. Como não sou muito de reler livros, era um desperdício ter as prateleiras cheias, mas sem nenhuma utilidade. Agora guardo apenas aqueles que mais me marcaram ou que pretendo realmente vir a reler.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não! O número de livros varia muito consoante a disposição e o tempo, mas, normalmente, anda à volta dos 2/3 livros por mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
“Sem-Abrigo”, de Manuel Rebelo. Além de ser um tema que me interessa particularmente, cheguei a utilizá-lo em 2 trabalhos e de tempos a tempos, volto a relê-lo. Não se trata de um livro académico, apenas relata a experiência do autor enquanto sem-abrigo numa fase da sua vida, mas que me toca de maneira especial.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Antes de mais tem de me parecer credível (mesmo que seja ficcionado, tem de ter uma boa estrutura) e depois quanto mais pormenores/detalhes forem similares à minha maneira de ser, maior se torna a identificação. Os temas abordados se forem do meu interesse também ajudam na identificação, mas ao mesmo tempo tornam-me mais exigente e as expectativas nem sempre são correspondidas.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance, sem dúvida! É tão vasto este género, que dá para muitos tipos de enredos, temas abordados, etc. Gostei do “Ensaio Sobre a Cegueira”, Saramago e “A Estrada”, Cormac McCarthy.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
São raros os livros que tenha lido e tenha visto a sua adaptação ao cinema, portanto não tenho opinião formada.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Confesso que sou ignorante neste assunto.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Com a quantidade de campanhas que tenho visto em relação aos livros (pelas diversas livrarias, editoras e hipermercados), aposto que o número de leitores esteja a aumentar. :)
Agora mais a sério, penso que passa um pouco pela desmistificação de que ler é só para alguns e que é algo muito erudito, pois há livros de todos os géneros para todo o tipo de pessoas. Neste aspecto a escola tem um papel crucial, dado que muitas vezes os pais não serão o melhor exemplo nesta matéria. No meu caso, além de ter estado sempre rodeada de livros em casa e ver, sobretudo a minha mãe, a ler com frequência, o facto de um professor no secundário ter proposto uma Biblioteca de Turma durante 2/3 anos lectivos e essas aulas a falar de livros tornarem-se mais descontraídas, cativou-me bastante e fomentou o meu gosto pela leitura.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Se nasce connosco, penso que não. Eventualmente haverá uma predisposição, pois 2 irmãos criados na mesma casa, não têm necessariamente de se tornarem em 2 leitores ávidos. Penso que as experiências que vamos tendo também nos vão moldando e os incentivos (ambiente, pessoas motivadoras, etc.) que vamos encontrando são determinantes.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Questionário (XXII)


O questionário de hoje foi respondido pelo Rui Baptista, do blog Bela Lugosi is Dead. Rui, obrigado pela disponibilidade!

1 – Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
A ideia de criar o blog surgiu da necessidade/saudade da escrita jornalística. Por outro lado, o blog revelou-se numa alternativa muito forte e mais acessível que um site permitindo desenvolver um trabalho igualmente bom.

2 – És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não. Leio em média três a quatro livros por mês, dependendo do quanto grande ou aborrecido for o livro.

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
A Criança Medusa de Sylvie Germain. A autora consegue de uma forma extraordinária, abordar um tema tão pesado como o do abuso de menores ao mesmo tempo que, de alguma forma nos deixa encantados com o mundo de "fantasia" em que a história se insere.

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
O carácter das personagens. Quando mal desenvolvidas, é o primeiro passo para que não venha a gostar do livro, mesmo que a história seja muito boa.

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O meu género favorito é o horror e dentro deste recomendaria o Eu Sou a Lenda (I Am Legend) de Richard Mathewson, ainda que seja difícil de o ver como um livro de horror. Mathewson retrata a luta de um homem, o único na terra num mundo povoado de vampiros, mas também a necessidade de afecto e companhia… A par com A Criança Medusa é também um dos meus favoritos.

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Num geral falham muito. Um filme e um livro são artes bastante distintas é sempre difícil fazer uma adaptação que se equipare ao livro. Mas a falha, parte sobretudo dos estúdios de cinema. Principalmente das adaptações mais comerciais, que têm obrigatoriamente de obedecer a um conjunto de critérios/regras, para o tornar o filme em questão o mais rentável possível, em detrimento do livro.

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Pelo pude constatar poderão tornar-se numa boa alternativa já que poderão reduzir drasticamente os custos dos livros, tanto em matéria-prima como distribuição. Convém no entanto que os preços dos e-book readers, venham a ser bastante mais acessíveis.

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Penso que a forma como a língua portuguesa é ensinada nas escolas portuguesas devia ser alterada. Tal como está, apaga quase por completo o prazer da leitura.

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Ainda que possa nascer, penso que estará sempre dependente de factores externos. Uma educação onde o acesso às demais expressões artísticas seja incentivado – nunca uma obrigação – é um grande começo.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Questionário (XXI)


O questionário de hoje foi respondido pela PallasAthena, do blog Livreo. Muito obrigado por mais esta contribuição!

1 - Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
A ideia inicial partiu do meu namorado. Sempre gostei muito de escrever, e criar um blog era uma maneira de canalizar a escrita para algo que podia partilhar.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Acho que sim, normalmente leio entre 4 a 5 livros por mês, quando não é mais.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
"A Promessa do Anjo" de Violette Cabesos e Frédéric Lenoir. Já o li duas vezes e tenho pretensões de o ler novamente (e mais umas quantas vezes :P)
Tem romances proibidos, drama, um pouco de policial e fantasia.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Isso depende um pouco da capacidade do autor de descrever as personagens, a história, mas como gosto de ler uma história como se a estivesse a viver, acabo por me identificar sempre com algum elemento que esteja presente.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance, policial. Recomendaria a "Promessa do Anjo", que referi na pergunta 3 e "A Herança do Fogo" de Nora Roberts.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Desiludem-me quase sempre, porque há sempre aspectos que são descritos num livro e quando adaptado ao cinema, esses aspectos muitas vezes não estão presentes. Eu gosto mais de ler do que ver filmes porque nos livros, as acções, as personagens, toda a história é descrita e vivo tudo muito intensamente, algo que não acontece nos filmes.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Embora eu goste muito dos livros, de os ter na mão e folhear, também uso e-books, não são tão caros como os livros, e em inglês há muitos livros que ainda não foram publicados em Portugal. Há dispositivos próprios que são portáveis, no entanto os preços ainda são muito altos, e por essa razão continuo a preferir os livros.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Os preços deveriam baixar. Acho que essa ainda é a principal razão. No entanto é dificil rivalizar com os jogos de computador.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Eu acho que é algo que já nasce connosco, porque, por exemplo, os únicos livros que há em casa são os que eu comprei. Não se pode obrigar uma pessoa a gostar de ler, ou já tem esse "bichinho" ou então não há nada a fazer.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Questionário (XX)



O questionário de hoje foi respondido pelo Pipas do blog O que eu leio. Obrigado pelas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Eu já tinha (tenho) outro blog, generalista e lá já punha os comentários aos livros que ia lendo, mas um dia decidi " separar as águas" e fazer um só sobre "o que eu leio", tendo assim mais espaço para falar sobre livros.

2 - És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Sim, sou um leitor rápido, mas tudo depende do interesse que tenha pelo livro e o tempo que disponho para ler, actualmente tem sido algum. Mas tanto posso ler um livro de 400 páginas em 2 dias, como um de 100 num mês. Não tenho uma média certa, tanto podem ser 10 como 1 livro lido por mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Pergunta difícil essa... Vou apontar um livro que são 3, a trilogia dos Gonzalo Torrente Ballester "Os Prazeres e as Sombras". Porquê?? Muitas razões, a escrita dele, a história, a crítica social, os personagens, a complexidade do enredo...

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Talvez certas semelhanças entre o meu ser e alguma das personagens que intervenham na história, isso aconteceu com a personagem Carlos Deza da trilogia atrás referida, identifiquei-me muito com ele.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O Romance, sem dúvida, livro que recomendo... naturalmente a trilogia já atrás referida e um livro muito "duro" mas fantástico, "Os Nus e os Mortos" de Norman Mailer e também "Os Cus de Judas" do nosso Lobo Antunes.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Geralmente muito fracas... Algumas positivas o Lord of the Rings e agora mais recentemente o Blindeness (Ensaio sobre a Cegueira), gostei bastante.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Por muito que nos doa, vão ser o futuro... Por várias razões, a portabilidade, poder guardar muitos livros num espaço tão pequeno, o preço, poupança de papel, etc. Não uso ebooks, por enquanto...

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Incutir o gosto pela leitura desde pequenos, tanto a nível escolar como familiar. Penso que a escola principalmente tem de repensar muito seriamente a sua abordagem em relação aos livros e principalmente ao ensino do português e da literatura, é dado de uma forma que assusta e
afugenta as crianças e os adolescentes da leitura.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Nasce com a gente sem dúvida, claro que lá está uma boa educação nesse aspecto pode ajudar, mas ler é como os trabalhos manuais, é um dom com o qual se nasce.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Questionário (XIX)


Retomamos hoje a publicação dos nossos questionários, desta vez com as respostas da Alice do blog Sombra dos Livros. Obrigado pelas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Sou uma verdadeira viciada em livros e tenho uma biblioteca considerável, tenho também muitos amigos que me pedem livros emprestados e conselhos e opiniões nesta área. A criação do blog surgiu devido a essas opiniões que às vezes me são pedidas. Comecei a visitar alguns blogs sobre livros e conclui que não corria nenhum risco de maior se tentasse também a minha sorte... É também uma forma de ter contacto com outros leitores e trocar com eles opiniões.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Já fui mais rápida, ou melhor, já tive mais tempo para me dedicar à leitura. Actualmente, leio em média cinco livros por mês. Há meses em que leio mais outros em que leio menos mas o tempo (ou a falata dele) é uma forte condicionante.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Nem sei muito bem. Ainda assim posso talvez apontar o "Presságio de Fogo" da Marion Zimmer Bradley como um dos que mais me marcou. A época em que o li foi especial e, além disso, foi com ele que me lancei numa leitura mais adulta (aos 13 ou 14 anos) deixando para trás Os Cinco, Uma aventura e coisas do tipo (se bem que nunca tenha conseguido largar o Triangulo Jota - não me perguntem porquê).

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Mais uma vez, não sei muito bem....Normalmente identifico-me mais com uma personagem devido às caracteristicas psicológicas que lhe são atribuidas pelo autor e não tanto pelas acções que são tomadas pela personagem ao longo da história.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O estilo que mais me agrada é fantasia (para normalidade e assuntos do quotidiano já tenho a minha vida) mas logo de seguida estão os épicos e os policiais. Dentro da fantasia penso que poderia recomendar qualquer titulo de Neil Gaiman e não iria defraudar ninguém com a minha escolha.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Há de tudo... Nos últimos anos e parece-me que principalmente depois da adaptação de "O Senhor dos Anéis", os produtores têm vindo a demonstrar um maior cuidado e empenho nas adaptações e em conseguir dar ao público BOAS adaptações. Ainda assim, nunca vou ver um filme sem ler o livro antes - o visionamento condiciona a leitura posterior.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Não gosto de ler no computador. Os e-books têm a vantagem de se poderem levar muito facilmente para qualquer lado (agora até no iPod e etc) mas esta modernice de ler no ecran não é para mim, gosto de tocar no livro, sentir o cheiro das páginas, deliciar-me com a capa... o virar da página na espectativa do que virá a seguir...Nada chega a isto. Quando me mandam cópias de livros para o e-mail, se os quero ler, tenho mesmo que os imprimir. Por outro lado, também ainda não há muitos títulos disponíveis em português e mesmo que gosta têm as suas dificuldades em encontrar algo do seu agrado.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
A principal medida a adoptar seria, sem sombra de duvidas, a diminuição do custo dos livros - tanto para o produtor como para o cliente; a compra de livros que vão mais de encontro às escolhas e gostos dos leitores por parte das bibliotecas, tanto das públicas como das bibliotecas escolares (há imensos jovens que não leem porque não têm dinheiro para tal e porque na biblioteca lá da escola só há os clássicos que não lhes chamam a atenção); o regresso das bibliotecas itinerantes às localidades mais isoladas (sobretudo no interior do pais) também seria uma boa aposta. São só ideias...

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Penso que não nascemos condicionados a esse ponto. Na minha opinião o importante mesmo é o contacto com os livros e a forma como este se dá (num primeiro momento). Se uma criança têm pais que se dedicam à leitura, se lhe é lida uma história antes de dormir, se lhe são oferecidos livros que vão de encontro aos seu gostos nas diferentes fazes do crescimento...Então esta criança, com certeza, vai mais tarde ler muito e tirar disso grande prazer.

sábado, 9 de maio de 2009

Questionário (XVIII)


O questionário desta semana foi respondido pela Butterfly, do blog Palavras Partilhadas. Obrigado pelas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Já há algum tempo que escrevo opiniões sobre os livros que leio, bem como alguns excertos e expressões dos mesmos! Um belo dia, cansada dos vários papéis espalhados, decidi reunir tudo numa página virtual. Para além disso, também contribuiu o facto de ter alguns amigos a incentivar-me para partilhar a minha paixão pela leitura. E assim nasceu o Palavras Partilhadas ... ;)

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Bem, sabem que essa pergunta é muito relativa ... depende do n.º de páginas, do grau de interesse, do género do livro, da altura do ano, enfim, todo um conjunto de factores! De qualquer forma, penso que devo ler uma média de 4 livros/mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Também é muito subjectivo ... ;) Tenho vários livros preferidos, cada um com a sua razão, o seu motivo. Para mim, é muito complicado ter que optar ... de qualquer forma, posso dizer-vos que "A Decadência do Sonho" de José Manuel Arrobas marcou-me bastante.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
No meu caso, esta pergunta relaciona-se com a anterior, porque um dos motivos pelo qual "A Decadência do Sonho" marcou-me bastante, foi precisamente o facto de ter-me identificado com o personagem Pedro Miranda de Sousa, aquele sonhador que me fez e ainda me faz sonhar e em cujos gostos me revejo.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Gosto de todos os géneros, mas o meu preferido, talvez porque seja bastante abrangente, é o Romance. Livro recomendado ? Tantos ... ;) Bem, talvez um dos últimos que tenha lido e que está no meu Top 10 de 2008 ... "O Leitor" de Bernhard Schlink.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Regra geral, desiludem-me! Todavia, adorei as adaptações cinematográficas de "O Perfume" e "Memórias de Uma Gueixa". Ah, e primeiro leio sempre o livro.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Ainda não tenho uma opinião totalmente formada, mas para ser sincera, nada substitui o 'cheiro' das páginas dos livros ! É uma mania minha ... ;)

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Apesar de ser uma fiel frequentora de Bibliotecas, penso que uma das medidas poderia relacionar-se com uma descida dos preços dos livros !

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
No meu caso, o gosto pela leitura nasceu comigo ! ;)

sábado, 2 de maio de 2009

Questionário (XVII)


O questionário desta semana foi respondido pela Cristina Bernardes, do blog Floresta das Leituras. Muito obrigado pela disponibilidade!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
A Floresta das Leituras é um projecto (muito recente) que envolve 5 membros, todos ligados ao ensino da Literatura e da Língua Portuguesa. Todas nós temos paixão e amor pela leitura, por livros, por letras, e afins...
A ideia surgiu para darmos a conhecer as nossas leituras, sejam elas lúdicas ou mais teóricas. Como todos os membros estão ligados ao ensino, pareceu-nos ser um bom veículo de transmissão de conhecimentos literários e não só, para os nossos alunos e para a comunidade educativa que nos rodeia.
Engraçado é verificarmos que temos gostos bastante diferentes umas das outras, o que com certeza, virá a enriquecer o nosso espaço.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Se sou uma leitora rápida? Considero que sim.
Não consigo ter a noção da quantidade de livros que leio por mês, na medida em que alguns são para pesquisas, trabalhos e bastante teóricos. No que diz respeito a livros mais lúdicos... talvez uns três ou quatro por mês, isto se as minhas outras leituras me dão oportunidade para isso. Gosto também de ler com as minhas filhas, não só para lhes incutir o mesmo gosto pela leitura como também para conhecer o que se escreve para os mais pequenos e mais jovens.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Difícil... gosto de tantos.
No entanto, adoro todos os livros da Juliet Marillier e de Sandra Carvalho, sou fã incondicional de Eça de Queiroz, devoro todos os romances históricos... Referir só um é complicado mas talvez a Casa da Floresta de Marion Zimmer Bradley, mas parece injusto referir este e deixar outros na retaguarda.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Para me identificar com uma história ou com uma personagem, apenas é necessário a imaginação, no entanto sou exigente com a escrita, com o modo como são caracterizadas as personagens e os espaços... Depois é só entrar no livro e viajar.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Sem dúvida High Fantasy e os romances históricos. Recomendo ... A Saga das Pedras Mágicas ou então A Conspiração dos Graal.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Na grande maioria dos casos não fazem justiça ao livro... Prefiro ler o livro depois de ver as adaptações no cinema, caso contrário fico bastante desiludida com o vejo a seguir à leitura do livro.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Mandaram-me há pouco tempo o livro Equador, não consigo pegar-lhe... Gosto de sentir os meus livros na mão, de os cheirar e de olhar para eles nas prateleiras. Paciência para as novas tecnologias, mas neste ponto não dispenso o bom papel e o virar das páginas. Existem também já disponíveis alguns livros em CD para ouvir nas longas viagens de carro, aproveita-se assim esse tempo para ouvir os livros...
Definitivamente, não é para mim!!!!

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Como educadora/professora deparo-me com esse problema todos os dias, como já referi anteriormente, o nosso blogue é mais uma das estratégias para a motivação para a leitura.
Para aumentar os índices de leitura em Portugal, é necessário uma consciencialização por parte dos professores, pais, amigos e familiares para incentivar e ler com os mais pequenos e jovens. Na minha opinião o gosto da leitura nasce e cresce quando vemos os outros a ler: quando lêem connosco e debatem os temas dos livros em conjunto.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Penso que a resposta já foi dada na pergunta anterior, no entanto acredito que os factores externos, como ter vários livros em casa, ver familiares a lerem, é muito importante, aliada à dita pré-disposição para a leitura.

domingo, 26 de abril de 2009

Questionário (XVI)


O questionário desta semana foi respondido pela Homem do Leme e como sempre as respostas são muito interessantes. Mais uma vez, muito obrigado!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
A ideia surgiu porque sou apaixonada pela leitura e pela escrita, e desta forma associo as duas paixões. Considero, também, que escrever sobre os livros que leio a semelhança do que fazem outros bloggers) é uma forma de incentivar a leitura e de difundir vários autores e as suas obras. E como a comunidade de leitores em Portugal ainda é muito diminuta, tudo o que se possa fazer para a aumentar é válido.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Depende do tamanho do livro, do interesse que me desperta, do tempo que tenho livre, entre outras coisas. Mas normalmente leio entre dois a três. No entanto, não leio para contabilizar livros mas sim pelo prezer da leitura, pelo que nunca leio "a correr", gosto de "saborear" as páginas.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Bem, aqui não posso responder exactamente à pergunta, porque não consigo escolher só um. A minha escolha vai para:

  • "Os Maias", de Eça de Queiróz - adoro o estilo de escrita, e a história é maravilhosa. A forma como Eça descreve, e critíca, a sociedade daquele tempo é brilhante. É um clássico, bem escrito, num português como já não se escreve.
  • "Shantaram" - David Gregory Roberts - é uma história verídica, contada na primeira pessoa, de um ex-toxicodependente que foge de uma prisão de alta segurança na Austrália e se refugia na Índia. É o relato da descoberta e crescimento interior de um homem, que aos olhos de todos é forte e implacável, mas que é capaz dos mais profundos sentimentos e reflexões. Adorei a história, tocou-me de uma forma muito especial.
  • "Viagem ao Mundo da Droga" - Charles Duchaussois - Foi um livro que li pela primeira vez na minha adolescência e me marcou pela frieza e realismo com que o autor conta a sua história. É, mais uma vez, uma história escrita na primeira pessoa, o relato frio e sem fantasia da descida de um toxicodependente ao inferno e a sua luta pela recuperação.
  • "Os Três Mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo" - Alexandre Dumas - mais dois clássicos, que pela beleza como estão escritos e pela história, não podiam deixar de estar aqui, como livros da minha vida.
4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
O que me faz "entrar" na história, vivê-la enquanto a leio, é a forma como o autor escreve e a capacidade que o relato tem de me conseguir abstrair do que me rodeia. Bons diálogos, personagens bem caracterizadas, suspense, acção, boas descrições. Enfim, tudo o que faz uma boa história e é claro, ser um tema que me agrada.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Sou fã de policiais e de thriller's psicológicos. Dentro destes géneros não consigo recomendar apenas um livro, mas sim autores que considero exímios neste estilo: Dick Haskins (ou António Andrade Albuquerque), Tami Hoag, Tess Gerritsen, Mo Hayder, Carlos Ademar, Thomas Harris.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Sou sempre bastante crítica e até agora nenhum me satisfez. Normalmente leio o livro antes e quando vejo o filme impera a sensação de desilusão, de fracasso. Mas eu gosto muito mais de ler que de cinema. Na realidade, algumas adaptações nem estão más, mas ficam sempre muito aquém da qualidade do livro.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Confesso que não estou muito inteirada do tema, mas o que tenho visto (e é muito pouco) parece-me ainda muito fraco. No entanto tenho a ideia que é uma área em desenvolvimento.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Muitos falam em tornar o preço dos livros mais acessível, o que também considero importante, mas mais importante que isso, falta incentivo à leitura. As séries dedicadas aos jovens incentivam a tudo menos à leitura, a escola devia fazer muito mais pela leitura desde a pré-primária,... Gostava que existisse um programa televisivo sobre livros e autores (e o mesmo devia acontecer na rádio), anúncios a livros e a lançamentos. Os pais também deviam estar mais atentos ao desenvolvimento do gosto pela leitura dos seus filhos: contar histórias desperta a curiosidade sobre o que está escrito no livro, oferecer livros às crianças desde cedo é uma forma de as motivar a ler.

Muito se podia e devia fazer.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
A leitura não nasce connosco, apesar de a personalidade de cada um também nfluenciar o seu gosto pela leitura. No entanto, o gosto pela leitura deve ser promovido desde muito cedo. É importante as crianças crescerem num meio onde se lê, e principalmente onde se fala do que se lê, onde se discutem os livros que se lêem - é da discussão de um livro que nasce o interesse por ele. Considero que os livros e as histórias devem fazer parte da vida de uma criança tal como fazem os brinquedos. É importante que a escola também desenvolva o interesse pela leitura, não apenas pela obrigação e cumprimento curricular, mas pelo prazer que dela se pode retirar e pela discussão de ideias que a leitura promove.

sábado, 18 de abril de 2009

Questionário (XV)


O questionário desta semana vem um bocadinho mais tarde do que tem sido habitual, mas cá está ele: as respostas pertencem à Djamb, do blog Folhas de Papel. Muito obrigado!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Sou adepta da blogosfera há vários anos e escrevi durante muito tempo num blog generalista mas, devido a mudanças na minha vida pessoal, apaguei-o há poucos meses porque já não fazia sentido continuá-lo. Contudo, continuei com uma vontade imensa de escrever, pelo que apostei na criação de um espaço onde falasse e pudesse partilhar opiniões sobre um dos meus hobbies: a leitura.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Enquanto estudante, sempre li muito e muito depressa. Nos últimos anos, a minha disponibilidade tem diminuído e a gestão de tempo pessoal é bastante diferente, pelo que leio 2/3 livros por mês. Às vezes mais, outras vezes menos.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Não posso dizer que seja só um. Se um livro preferido é aquele que lemos mais vezes, posso referir "Filhos da Droga" de Christiane F., porque retrata uma vida intensíssima de uma miúda de 13 anos que se vê presa num mundo que não o seu, mas do qual acaba por se conseguir libertar com a sua determinação.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
A sua energia e o que a movimenta.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Adoro epístolas, diários, biografias e romances (sobretudo históricos) porque retratam modos de vida desconhecidos, culturas distantes, experiências diferentes, etc. Não só a leitura é uma forma de vivermos momentos "irreais" com as personagens, como é, sobretudo, uma fonte de cultura. "Filhos da Droga" de Christiane F. ou "Diário" de Anne Frank contam histórias verídicas de duas raparigas de mundos diferentes, em contextos sociais muito distintos.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Adoro, porque é a forma mais "real" que temos de ver com os nossos próprios olhos aquilo que imaginamos enquanto lemos um livro, embora saibamos que o filme nunca será tão intenso e tão envolvente como a peça literária. Também é uma forma engraçada de confirmarmos que a capacidade de descrição de dado autor é realmente elevada. Aquele de que me lembro à partida é o Harry Potter, de J.K.Rowling, que tem adaptações muito boas em termos de personagens e de cenários: aquilo que a autora escreveu foi aquilo que meio mundo imaginou.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Sem dúvida, um gadget que não faz justiça aos livros tradicionais. Um e-book não é pessoal e não envolve, mas é uma óptima solução para ajudar no abrandamento da desflorestação. Defendo que a tecnologia deveria ser ainda melhor desenvolvida e muitíssimo bem trabalhada em termos de comunicação, de forma a mentalizar as pessoas que o seu egoísmo em ter prazer de ler um livro físico não pode ser mais importante que a "saúde" do planeta.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Podia-te apresentar uma estratégia de marketing para propor a mudança de comportamentos, mas a origem é bastante simples: os bons hábitos adquirem-se em casa e são reforçados na escola.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Acredito em ambas as hipóteses. Há pessoas que nascem com dons para a música, para a arte, para a escrita. São paixões incontroláveis que dominam a vida das pessoas, pelo que acredito também que a leitura pode fazer parte desse grupo. Contudo, tal como se criam (maus) hábitos às crianças, nomeadamente a ver televisão durante horas a fio, pode também ser criado o gosto pela leitura.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Questionário (XIV)


Desta vez as respostas ao nosso questionário são do Pedro, do excelente blog O Cantinho do Bookoholic. Obrigado pelas respostas tão interessantes e que me fazem ter esperança no amor dos jovens pelos livros!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Sempre senti prazer em transmitir a minha opinião e o meu sentimento para com os livros. Depois, eu próprio lia outros blogues e pensava "Epá, queria mesmo ter um blogue como este..." ou "Se eu tivesse o blogue fazia assim e não assim...". Foi, basicamente, um blogue para mim e virado para quem o quer ler!

2 - És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Sou um leitor rápido, sim. Ultimamente tento não apressar a minha leitura, pelo que estou mesmo a levar tudo muito calmo e lento... Varia muito o meu ritmo, mas eu diria que leio uns 4 livros, em média, por mês (uns maiores que outros, já se sabe...).

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Isso é demasiado difícil de dizer, perdão, mas não consigo mesmo determinar um... Assim de repente, é "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro". Não esperava que este livro fosse tão marcante. É um tema extremamente interessante, nunca se torna aborrecido, um estilo de escrita único e uma capacidade de imaginar e criar personagens e um enredo genial. Sim, um livro genial, muito difícil de descrever por ser tão excelente. "O Senhor dos Anéis" também continua a ser, para mim, o supra-sumo da Literatura Fantástica e o livro mais inspirador que já li, que me apresentou um mundo sem limites na imaginação. "Os Pilares da Terra" também se destaca, li há pouco tempo mas será sempre com uma pinga de saudade que me lembro das suas personagens, para mim o mais marcante. "O Primo Basílio" de Eça de Queirós, "Mensagem" de Fernando Pessoa, "Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconelos e "Trilogia Sevenwaters" de Juliet Marillier completam a lista dos meus livros preferidos de sempre (ou talvez não, agora mesmo estou-me a lembrar de outros xD).

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Hum... Engraçado, tenho de dizer que nunca acabei de ler um livro a pensar em quem/que é que me tinha identificado. Aliás, não me lembro de alguma vez fazer tal constatação. Muita gente tem uma personagem na qual se identifica, eu não costumo fazer essa referência. O que me poderá levar a identificar com uma personagem ou uma história é, sem dúvida, a força de vontade, o detalhe e descrição de pormenores, ou aquelas personagens que nunca desistem e que nos conseguem surpreender pela sua determinação, assim como o romântico, o apaixonado pela vida e pelas suas descobertas. E, enfim, uma série de coisas que vão aparecendo ao longo de cada leitura.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Hum... Literatura Fantástica e Romance Histórico. "O Senhor dos Anéis" e "Os Pilares da Terra" (=P Aceitam estes livros, que só por acaso são os meus preferidos? Ou preferem outras referências?);

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Filmes e livros são sempre diferentes, e não hei-de pedir a alguém para fazer um filme exactamente igual ao livro. Para mim, uma boa adaptação é aquela que consegue reproduzir a história do livro e, no entanto, fazer-nos pensar que não se trata apenas de uma adaptação, mas também de uma boa obra cinematográfica. Acho apenas que, das duas uma, ou o realizador se dá a demasiadas liberdades ou é tão fiel que acaba por se tornar aborrecido. Quem consegue o meio-termo tem-me como fã.
Ah, e acho impossível, numa hora e meia, ficar tão agarrado às personagens como ficamos nos livros. É isso que me desilude mais, é quando sentimos a falta dessa ligação para com os intervenientes, quando o tempo do filme não chega para nos fazer adorar como adorámos a leitura...

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Uma boa forma de divulgação de obras literárias e, em princípio, mais barata. Não temos de acompanhar o desenvolvimento? Então os e-books vêm tornar o livro mais acessível.
Pessoalmente, utilizo raramente (só quando vejo que vale MESMO a pena) e, por enquanto, não sou seguidor, muito pelo contrário, até me dou ao trabalho de imprimir as páginas xP O livro impresso é sagrado para mim (não quer isto dizer que o e-book estrague isso, pelo contrário, apenas não gosto de utilizar).

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Hum... Mais barato? Maior divulgação? Devia haver mais anúncios na televisão sobre livros, assim como há para champôs, talvez as pessoas se sentissem mais entusiasmadas... Sobretudo divulgar fortemente um livro e torná-lo barato. Peguem num livro e, antes mesmo de ser best-seller, façam-no um best-seller. As pessoas vão aderindo. Só me admira que digam que lemos pouco quando no Natal foi uma revoada de compras que esgotaram livros… Sim, faz-me confusão isso!

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Hum... Sou suspeito: desde que me lembro que gosto de ler, logo à partida nasceu comigo. No entanto, a influência dos pais foi fundamental, se não o mais importante.
Se uma pessoa não nasce com a paixão por ler, ninguém pode dizer que mais tarde não deite fora os livros. Por outro lado, se não for influenciada pelo ambiente, nunca chega a cultivar essa paixão.
Definitivamente, nada como ter os pais a comprar livros e a lê-los também, aprender a gostar de ler na infância é o fundamental.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Questionário (XIII)

Mais um questionário com respostas interessantíssimas, desta vez escritas pela Sofia do blog Os Livros de Sofia. Continuamos à espera que voltes em força, Sofia ;)

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
A ideia de criar um blogue sobre livros surgiu sobretudo da necessidade que sentia de expressar e partilhar opiniões sobre as minhas leituras. Embora nunca me sinta só enquanto leio, fazia-me falta poder comunicar com outras pessoas, trocar experiências e gostos no que se refere a livros. No fundo, queria alargar os meus horizontes e alimentar esta minha paixão/vício. Ainda estive um tempinho a cozinhar a ideia e a explorar outros blogues do género, inclusivamente o vosso, até me decidir a seguir em frente.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Penso que sou uma leitora rápida, tendo em conta o pouco tempo que me resta para o fazer. Em média, consigo ler cerca de 5/6 livros por mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder. Não tenho um livro preferido mas vários. No entanto, vou referir três livros que de certa forma me marcaram durante o meu percurso de leitora: Como Água para Chocolate de Laura Esquível, Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez e A Casa dos Espíritos de Isabel Allende. São dos meus escritores preferidos pois são contadores de histórias brilhantes. Todos se inserem dentro do estilo do realismo fantástico (ou mágico), algo que me atrai imenso.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
O meu nível de identificação com uma personagem/história está directamente relacionado com o grau de semelhança que as mesmas têm comigo. Isto é, quanto menos se assemelham a mim e ao mundo que conheço, mais me identifico. O que me atrai é o facto de poder conhecer novos mundos, vidas, experiências... e nesse momento fico rendida à capacidade imaginativa dos escritores, pela forma como conseguem dar a conhecer tantas e tão ricas realidades.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O meu género literário preferido é, sem dúvida, o romance. Especialmente o romance histórico ou o fantástico. Dentro do romance fantástico, recomendo o Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, um clássico do género de todos os tempos. Para o romance histórico, tenho várias sugestões, mas limito-me a recomendar os romances de Bernard Cornwell que incidem sobre a Idade Média e são absolutamente deliciosos.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Confesso que neste aspecto tenho uma perspectiva algo retrógada porque a minha primeira atitude face a adaptações de livros é sempre desconfiada. Isto acontece porque mantenho o pressuposto de que o filme jamais superará o livro e dessa forma, já não consigo, à priori, dar-lhe o merecido crédito.
De qualquer forma, reconheço que hoje em dia existem adaptações bastante fidedignas, fieis aos livros e que conseguem transmitir em parte a essência do livro. É o caso por exemplo do Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago (livro que venero), cujo filme gostei bastante e me pareceu, de forma geral, verdadeiro ao livro. No entanto, e não posso deixar de frisar, uma coisa não pode e não substitui a outra.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Para responder a esta pergunta devo dizer que eu não sou, definitivamente, uma potencial consumidora de e-books pois a mim ninguém me tira o prazer de pegar, cheirar e folhear um livro. Além disso, o meu gosto por livros faz de mim uma verdadeira coleccionadora, isto é, qualquer livro que leia tem que ser meu e estar em boas condições: sem riscos, sem dobras, sem pó. Não sei até que ponto estes meus hábitos se distanciam muito dos outros leitores... aqui está uma curiosidade que me podem satisfazer :)
Voltando aos e-books, imagino que exista alguma tendência nesse sentido, tendo em conta a evolução tecnológica actual e sobretudo, o preço exorbitante dos livros em Portugal. Não tenho ideia de qual será a taxa de sucesso dos e-books no nosso país mas diria que ainda se vão passar alguns anos antes que se possa dizer que esta será uma alternativa sólida e rentável.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
A leitura deve ser um hábito construído desde cedo, isto é, as crianças/jovens devem ser incentivadas a ler mas também ensinadas a ler, a entender o significado do que lêem e os benefícios que podem retirar das suas leituras. Este é um ponto de partida fundamental que hoje em dia não ocupa a preocupação da maioria dos pais. Mesmo nas escolas não acredito que existam os melhores mecanismos de incentivo tais como: bibliotecas de sala de aula, troca de livros entre alunos, etc. Iniciativas que revelassem aos jovens o prazer e conhecimento que poderiam retirar da leitura. Por outro lado, e agora focando-me mais no público adulto, são necessários outros incentivos, por parte do Governo, no sentido de divulgação/promoção de livros/leitores bem como no sentido de comparticipação no valor dos livros, factor que considero limitativo para a maioria das pessoas.
É lógico que existem outras formas de aceder aos livros tais como bibliotecas, que aliás estão hoje bem equipadas para satisfazer todos os gostos, mas são alternativas menos visíveis e que acabam por ser procuradas apenas pelos verdadeiros amantes de livros. Para incentivar os indíces de leitura são necessárias medidas que tenham a capacidade de atrair pessoas que não tenham o hábito da leitura e dessa forma, devem conseguir ser bastante persuasivas.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Esta pergunta acaba por estar muito relacionada com a minha resposta anterior uma vez que concordo com ambas as hipóteses. O gosto pela leitura é algo que tem que necessariamente estar cá dentro mas o hábito é importante para fomentar essa iniciativa, especialmente quando falamos de crianças e jovens. No entanto, acredito que o gosto tem que/deve superar o hábito pois o amor aos livros nunca morre e o hábito pode ser perdido ao longo do tempo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Questionário (XII)


O questionário desta semana foi respondido pela Isabel Maia do blog Na Companhia dos Livros. Escusado será dizer que estamos muito agradecidos pelas respostas tão interessantes :)

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Criei o "Na Companhia dos Livros" por três razões: a primeira, para mostrar que sou mais uma a remar contra a maré da iliteracia em Portugal; a segunda, para manter um registo mais ou menos actualizado dos livros que ia lendo; a terceira, para partilhar com outras pessoas com o mesmo vício que eu as obras que ia lendo.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Por norma sou rápida. Se não estiver demasiado cansada leio 1 livro por semana, o que dá cerca de 4 por mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Talvez "O Principezinho". Li-o pela primeira vez no ensino básico com os meus 11, 12 anos e na altura a história fascinou-me. Já mais "crescida" tornei a ler e aquilo que me tinha fascinado em criança, voltou a fascinar-me. A história entre o principezinho e a raposa são de uma beleza, de uma simplicidade e de uma ingenuidade fantásticas.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Eu gosto de textos cuja descrição me leve a um mundo sensorial. Aconteceu-me isso com "O Sétimo Selo", uma parte da história estava de tal maneira viva dentro da minha mente que no momento em que se dá a execução de uma personagem eu dei um salto porque ouvi o tiro dentro da minha mente.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Gosto um pouco de tudo, romance, policial, mistério, poesia... Recomendar um livro também é uma tarefa complicada, até porque já li livros bastantes muito bons. Mas assim de repente aponto "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado, "O Principezinho" de Saint-Exupéry e "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Não sou muito fã de adaptações cinematográficas. Além de se perderem muito pormenores da história na transposição do papel para a película, perde-se também um pouco a capacidade da imaginação. Quando estás a ler um livro, tu mesmo podes imaginar a teu bel-prazer como será determinado personagem. Ao passar para filme, cria-se uma imagem fixa daquela personagem e perde-se o imaginário.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Os e-books são um meio mais rápido e mais barato de se ter acesso a muitas e variadas obras literárias e que deve ser utilizado como uma alternativa viável ao formato papel. Já tentei aderir aos e-books, sou franca, mas não me conquistaram. Primeiro porque muito tempo "colada" ao monitor cansa os olhos e depois porque aprecio a sensação do toque do papel na ponta dos dedos.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Quando recebeu o prémio do Clube Literário do Porto, António Lobo Antunes disse que o preço dos livros em Portugal era "indecentemente caro". Concordo plenamente com ele. Num período de crise económica como o que se está a atravessar, as pessoas pensam duas vezes se querem gastar 20€ ou mais num livro, optando por usar esse mesmo valor no abastecimento da despensa. Se o preço estivesse mais convidativo, talvez as pessoas aderissem mais à leitura. Outra das coisas que acho que deve ser feita é adequar o mais possível as obras que fazem parte do "Plano Nacional de Leitura" aos escalões etários e promover o mais possível eventos relacionados com os livros com as crianças desde tenra idade.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
A paixão pela leitura é um gosto que se incute. Ninguém nasce com o fascínio pelas páginas dos livros. Se as crianças ganharem o gosto pelas histórias desde pequeninas, é meio caminho andado para que sejam adolescentes e adultos com hábitos regulares de leitura.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Questionário (XI)


Continuamos com os nossos questionários. O desta semana foi respondido pela Sofia Afonso, do blog O paraíso é uma espécie de livraria, que infelizmente está agora numa pausa - é pausa e não adeus definitivo, não é, Sofia? :) Obrigado pelas tuas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Tenho um blogue pessoal que funciona como uma espécie de diário onde anoto muitas das coisas que faço e que gosto. Comecei a postar lá os livros que lia. Mas, como gosto de blogues, resolvi criar um só para este tema, a par de outros dois de poesia e fotografia (que são outras áreas de que gosto).

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não sou muito rápida e distraio-me com facilidade. Se não estiver num ambiente calmo e sem barulho, é bastante complicada a concentração. Daí que raramente vou além de um livro por mês. Contudo, em época de férias ou quando os livros me "prendem" realmente a atenção, consigo ler três ou quatro num mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Pensando sobre esta questão, verifiquei que não tenho um livro preferido. Assim, vou indicar 3 livros bastante diferentes que me marcaram bastante:

O penúltimo sonho – Ángela Becerra (pela escrita deliciosa que faz um pouco lembrar o estilo de Isabel Allende)

A filha do capitão – José Rodrigues dos Santos (que me surpreendeu, me fez aprender, me fez rir, me causou apertos no coração, enfim, me transportou à época, fazendo-me sentir como se estivesse ali a ver o desenrolar dos acontecimentos, que tão bem descritos estavam)

Dezanove minutos – Jodi Picoult (que me deu a conhecer uma situação que infelizmente existe na realidade e me ensinou a não julgar de forma tão dura quem comete um crime, pois às vezes os crimes são cometidos em situações extremas, quando uma pessoa está de tal modo desesperada que não vê outra saída para os seus problemas)

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Por vezes os livros retratam histórias que podiam ser as nossas ou que são parecidas com as nossas. Geralmente sinto-me cativada por uma história parecida com uma situação vivida por mim, porque me leva a tentar conhecer-me melhor, a perceber o que me leva a determinados comportamentos e às suas consequências. Ou seja, quando me identifico com uma personagem/história, aquilo que leio leva-me a pensar sobre mim, o que considero ser positivo.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance histórico sempre. Neste caso recomendaria sem pensar duas vezes A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos.
Contudo, dependendo nos meus estados de espírito, sinto muitas vezes o apelo de romances que relatem histórias da vida, que nos façam pensar um pouco mais sobre os outros ou no que faríamos se determinada situação nos acontecesse. E, neste campo, recomendaria o livro Segredos de Família de Kim Edwards.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Confesso que não sou grande apreciadora de cinema. Mas geralmente gosto mais do livro do que do filme, pois o filme, além de por vezes não ser exactamente igual, omite detalhes que nos são apresentados nos livros.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Não gosto de ler textos grandes num ecrã de computador, pelo que ler um e-book está fora de questão. Não há melhor sensação do que sentir as páginas do livro, folheá-lo, sublinhá-lo (em certos casos), poder ler deitada na praia ou na cama de barriga para cima. Isso num computador não é possível e um i-pod é demasiado pequeno.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Baixar os preços alucinantes dos livros e investir mais em publicidade nos grandes meios de comunicação social (já que as pessoas não vão aos livros, vão os livros até às pessoas).

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Nasce connosco. Falo por mim. Talvez ajude a influência de ter por perto quem goste de ler. Mas se a pessoa não tem essa tendência, acaba por optar por outras formas de entretenimento que, para si, são mais apelativas, como o cinema ou a música.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Questionário (X)


O questionário desta semana foi respondido pela Maria, do excelente Livros e Outras Coisas, que acrescentou uma perguntinha de sua lavra :) Muito obrigado!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Esta questão tem uma resposta complexa, uma vez que o Livros e Outras Coisas é um blogue ligado a uma livraria. No entanto, lembrei-me de o criar por gostar tanto deste objecto precioso: o livro.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Tenho formação em literatura, como tal, gosto de "saborear" cada livro, o que não invalida que tenha "devorado" cada novo Harry Potter e outros livros. Aliás, adoro aquela sensação do livro que nos agarra - só que não acontece muitas vezes. Tenho o mau(?) hábito de ler mais do que um livro ao mesmo tempo, como tal, não é sequer possível quantificar as leituras sob forma de média.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Que difícil... Os Invisíveis de Ana Paula Inácio. Invisíveis podemos ser todos nós e é a minha escritora preferida, sobretudo pela sua escrita, em nada banal. Outro livro com uma linguagem e um estilo notáveis: Mágoas Furtadas de Inês Tavares Rodrigues.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Isso não acontece muito. Sinto um fascínio particular por livros que apresentem temáticas ligadas à própria literatura. Assim, de repente, posso referir o exemplo de O Segredo de Shakespeare de Jennifer Lee Carrell, em que a acção se desenrola à medida em que se decifram/analisam passagens de obras assinadas por Shakespeare, revisitando o próprio mito da sua identidade. Ainda assim, esse mesmo livro precisava de algo mais. Para me identificar com personagens ou histórias, é necessário que os meus temas preferidos (Época Victoriana, Civilização Celta, Literatura, ...) sejam complementados por uma escrita de grande qualidade e perspectivas inovadoras, sem fórmulas batidas. A Ilha surpreendeu-me bastante, sem "se colar" a modas. É, afinal imprescindível que forma e conteúdo tenham igual relevo.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Poesia. Gosto bastante e leio muitas vezes poemas de Joaquim Manuel Magalhães.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
São isso mesmo "adaptações" ou sujeitamo-nos a decepções. Não são cópias, mas recriações. Quando se trata de uma saga (Harry Potter, por exemplo) acabamos por ler os livros que vão sendo publicados depois do primeiro filme, e Espaço e Personagens ganham os traços que vimos no écran.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Consequência do progresso, mas eu gosto muita da relação directa com o objecto livro. Gosto de sentir a textura e o cheiro do papel, de levar o livro no bolso e de o poder ler onde quer que seja, com ou sem cobertura de rede, com ou sem computador por perto. É um amigo, é uma sensação de liberdade.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
O PNL está a produzir resultados. Talvez se possa voltar a arranjar lugar para a leitura em família; implementar espaços (temporais) de leitura para os mais jovens - que virão a tornar-se adultos leitores; copiar a moda norte-americana dos Clubes de Leitura (intensificar e alargar as comunidades de leitores); a "Hora do Conto" pode visitar outros espaços públicos para além das bibliotecas; os livros podem premiar o sucesso dos alunos...

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
As crianças mostram-se encantadas ao ouvir contar histórias, algumas também as contam. Se a leitura for um hábito criado à nossa volta, bem como a partilha de impressões sobre o que se lê, creio que estão criadas condições para despertar e alimentar essa paixão. Não há que desistir. Começamos por ouvir histórias que escolhem por/para nós, depois queremos conhecer outras mais. Aí, o caminho está aberto.

10 - Que tipo de leitor(a) és?
Bastante exigente. :)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Questionário (IX)


Hoje é o dia do nosso já habitual questionário. Esta semana, as respostas são da Maria Manuel do blog Marcador de Livros. Mais uma vez, obrigado pela disponibilidade e simpatia!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
O meu gosto pela leitura vem de muito nova. O blog surgiu precisamente pelo gosto de ler de partilhar as minhas impressões com outros amantes das leituras.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Sou uma leitora rápida, sobretudo se estiver a gostar do que estou a ler. Há livros mais fáceis do que outros, mas normalmente leio em média um a dois livros por semana. Portanto, por mês lerei entre seis a oito livros.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Tenho dois livros de eleição que marcaram diferentes épocas: O Principezinho do Saint-Exupery e o Ano da Morte de Ricardo Reis do José Saramago. O primeiro foi-me dado na infância e numa primeira leitura, apesar de não ter entendido o significado de todas as coisas, prendeu-me bastante. Uns anos mais tarde, li-o novamente e descobri novos significados. É que, apesar de aparentar ser um livro para crianças, o livro tem um grande teor filosófico que só numa idade mais avançada é que se começa a apreender certas passagens. É um livro delicioso. Quanto ao Ano da Morte de Ricardo Reis, comecei por lê-lo por gostar muito de Fernando Pessoa e por ter lido o primeiro livro de Saramago e ter adorado que foi "Memorial do Convento". Adorei a forma como Saramago fez a história do heterónimo pessoano, e como a transpôs para uma realidade, penso eu, muito próxima de Fernando Pessoa, o meu autor preferido em termos de poesia. Portanto, poderia ainda acrescentar um terceiro livro Obra Completa de Fernando Pessoa.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Acho que isso depende muito do estado de espírito quando partimos para um livro. No entanto, a personagem tem que ter algo de mim, nem que seja algo que eu gostaria de ter sido nalguma ocasião. Mas não é difícil identificar-me com uma das personagens do livro que estou a ler até porque quando leio entro no livro e faço-me transportar para o tempo e espaço em que ele se insere.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Gosto de vários géneros literários e penso não ter nenhum de eleição. Gosto de romance, romance histórico, romance policial… o género de livros que menos gosto é Ficção Científica embora tenha gostado do Admirável Mundo Novo, 1984, O Triunfo dos Porcos, entre outros. Mas dentro do romance histórico recomendo qualquer livro de Juliette Benzoni, do romance policial a mestre Agatha Christie, poesia Fernando Pessoa e romance Sveva Casati Modignani.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Normalmente fico desiludida com as adaptações cinematográficas. Isso aconteceu-me com diversos livros que li e que posteriormente vi no cinema. Exemplos como A Dália Negra; Duas Irmãs, Um Rei; PS. I Love You, O Código Da Vinci, foram uma desilusão sobretudo por terem suprimido episódios chave (pelo menos para mim) da história.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Apesar de ler alguns livros em formato e-book não aprecio muito a leitura. Não há nada como sentir as folhas do livro, ter o prazer de o folhear, de o cheirar. O e-book tira esse prazer além de não ser nada prático. Estou há semanas a ler A Sombra e o Vento no formato e-book e estou a demorar bastante tempo para o terminar por causa disso. Passo todo o dia ao computador que, quando chego a casa raramente me dá vontade de o ligar para ler o livro, apesar de estar a adorar.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Aumentar os índices de leitura em Portugal é tarefa complicada. Primeiro porque os hábitos de leitura devem ser incutidos desde criança e o que se vê é que nem os pais gostam de ler, quanto mais dar livros aos filhos. Depois, se os livros fossem mais acessíveis haveria mais pessoas a comprá-los. Sinceramente, acho os livros caríssimos e quem gosta de ler como nós gasta, por mês, rios de dinheiro.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Penso que o gosto pela leitura vem de infância. Pelo menos comigo foi assim. Os meus pais sempre foram pessoas que leram muito, e havia sempre uma altura do dia dedicado à leitura. Nessa altura eu sabia que não podia fazer mais nada senão ler. A minha mãe recorda a altura em que, ainda sem saber ler, havia um amigo da família que levava banda desenhada da Disney e passava tempos a contar-me histórias. Quando estava sozinha olhava para as imagens e entretinha-me a recriá-las. Portanto, penso que a minha paixão vem daí. Mas, hoje em dia, a maioria dos adultos não gosta de ler e não quer perder tempo a incutir o gosto pela leitura nos filhos. Para eles é mais fácil dar-lhe um jogo para o computador, apesar de bem mais caro, do que dispensar um pouco de tempo para a leitura.