Mostrando postagens com marcador Drops Infantis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Drops Infantis. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Roendo na Primavera dos Livros

A PRIMAVERA DOS LIVROS já começou!!! O evento, organizado pela LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) acontece no MUSEU DO CATETE, Rio de Janeiro e vai até domingo, 29 de novembro. Aliás, nesse dia, eu faço uma apresentação as 14h, contando histórias, cantando músicas minhas e alguns brinquedos cantados, além de autografar o CADÊ O JUÍZO DO MENINO?.
Se você estiver no Rio nesse final de semana, apareça por lá. O evento desse ano homenageia a Literatura de Cordel. Há várias palestras sobre esse e outros temas. Confira AQUI a programação adulta e infantil!!!
Ah... e também muitos livros com desconto de até 40%. Imperdível!!!
Espero você por lá. Hatuna Matata!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto de um Roedor de Livros na Revista Crescer.

Queridos Leitores, em setembro o Tino recebeu o convite da Revista CRESCER (Ed. Globo) para criar um texto a ser publicado na edição de outubro da revista. E assim aconteceu: O MENINO QUE FALAVA POUCO foi ricamente ilustrado por SIMONE MATIAS e está lá na seção QUINTAL, na página 102 da edição que se encontra nas bancas. A história foi inspirada em nossa viagem à Parati em julho passado e o Tino oferece ao querido Miguel. Para os mais curiosos, convido a descobrir a história completa na revista. Vale a pena. Hatuna Matata!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Roger Mello em Brasília

Queridos amigos que estão em Brasília. Neste sábado, 10 de outubro, ROGER MELLO estará lançando seu livro mais recente - CARVOEIRINHOS (Cia das Letras) - na LIVRARIA CULTURA (Casapark), 16h. O livro é LINDOOOOOO! Roger é um talento ímpar e transborda simpatia. Vale o passeio. Vale o livro. Vale o encontro. Estaremos lá. Hatuna Matata!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SHOW DE LANÇAMENTO DO "JUÍZO" na Livraria Cultura (Brasília)


Será neste DOMINGO, 23 de Agosto, no auditório da LIVRARIA CULTURA (Casapark - Brasília), 17h, o lançamento do livro CADÊ O JUÍZO DO MENINO? (Tino Freitas, ilustrações de Mariana Massarani, Editora Manati). Na programação, show com músicas e histórias + sessão de autógrafos. Entrada franca. Limitada à lotação do auditório. Nos vemos lá. Hatuna Matata!!!

(Clique sobre a imagem para umamelhor visualização)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Histórias para ler...

Hoje à tarde, na loja de uma grande rede de livrarias em Brasília, procurando um livro em meio às estantes na seção de Literatura Infantil, encontrei a referência "HISTÓRIAS PARA LER" entre outras como "POR SOBRENOME DO AUTOR", etc... Por um momento, pensei que - numa livraria - encontraria, de fato, histórias para ler. Não necessitaria de tamanha explicação.
Ah, o livro que eu procurava? Encontrei noutra livraria.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Entrevista com André Neves


A jornalista Cristiane Rogério (Revista Crescer e blog Ler Para Crescer) segue fazendo o que mais gosta: mergulhar no universo da literatura infantil. Desta vez, entrevistando o autor e ilustrador André Neves, que fala do seu trabalho artístico (sua identidade visual e a vontade de dedicar mais tempo - no futuro - ao seu texto).

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Roedores de Livros na FNAC



DA ESTANTE PRO AUTO-FALANTE ZÁS TRÁS NUM INSTANTE TEM GOSTO DE BOMBOM.

Música e Contação de Histórias com o grupo ROEDORES DE LIVROS.

JULIANA MARIA e TINO FREITAS, integrantes do projeto Roedores de Livros, desfilam seu mix de histórias, músicas e brinquedos cantados para crianças de todas as idades num show repleto de interatividade, recheado de brincadeiras, resgatando o melhor que a cultura popular pode nos oferecer: um mergulho na fantasia do mundo.

Sábado, 25 de julho, 17h.

Livre para todas as idades.

Entrada Franca.

P.S. Após o show, Tino Freitas vai autografar seu primeiro livro, CADÊ O JUÍZO DO MENINO? (iustrações de Mariana Massarani, Manati).





quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tchau Chupeta

Sabe quando a pessoa gosta muito de uma coisa, mas muito, muito mesmo que a vontade que se tem é a de compartilá-la com todos? Pois é... aconteceu comigo. Ando assim cantando pelos cotovelos, pelo quarto, pela rua, no carro... tudo culpa do PEQUENO CIDADÃO, um DISCAÇO "para crianças" que eu já havia citado aqui em outros posts, mas a sensação de ouví-lo além dos limites do myspace é indescritível. O disco surge da união de talento dos amigos Antônio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Escandurra e Taciana Barros. Ah, e seus filhos soltos no estúdio.
Comprei o disco dia desses e aí, ele tomou conta do meu som.

Começa com a faixa homônima, uma sacada genial do Arnaldo em que "É sinal de educação /
Fazer sua obrigação / Para ter o seu direito de pequeno cidadão". Na música, pode tudo: fazer a tarefa, jogar videogame, arumar o quarto, para depois bagunçá-lo.

Depois, vem O SOL E A LUA, tema do amor impossível, que começa assim, devagarzinho e vai crescendo, crescendo, crescendo.. aí a gente já está balançando o pé e cantando o refrão junto, até o sol congelar seu (o dele) coração.

Caramba, o disco é muito bom. Poderia falar de todas as canções, mas você pode pescar no MYSPACE DO PEQUENO CIDADÃO e tirar suas opiniões. Lá você vai encontrar muitos vídeos bacanas e pode deixar seu recado para a turma. Mas, vai por mim. invista aí uns reais e leve o disco para casa.

Impossível resistir ao charme de O X. Veja o making of da gravação desta música no vídeo abaixo.



Uma coisa bem bacana é que tem uns rocks bem legais. SAPO-BOI é rockabilly para ouvir nas alturas. Letra engraçada, vocais, riffs e solo de guitarra para deixar o Chuck Berry feliz da vida. O punk também aparece nos dois minutos de LARGA A LAGARTIXA. Um travalíngua super!!!

Mas o nosso xodó (meu e da Ana Paula) é TCHAU CHUPETA. Nós, que só largamos as danadas bem depois dos 48 minutos do segundo tempo... pra falar a verdade, bem depois da prorrogação... Acho que se Os Mutantes fossem gravar algo do gênero, seria essa música. Os vocais da segunda parte, a voz da Taciana e a letra irresistível (Já pensou uma mãe chupando chupeta / Já pensou um pai chupando chupeta / e uma avó de bobs chupando chupeta).

Vou resumir tudo plagiando uma frase do Renato Russo: OUÇA NO VOLUME MÁXIMO!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um lançamento SEM JUÍZO...

Queridos amigos,
Desde sábado passado (13/06) acompanhamos de perto o 11° Salão FNLIJ, no Rio de Janeiro. Sei que vocês passam por aqui sempre em busca de novas informações sobre o projeto, sobre novos livros e sobre o que acontece de bom culturalmente referente à infância. Pois é: estamos colhendo todas essas informações para repassar a vocês assim que retornar a Brasília, pois por aqui são muitas emoções e pouco tempo para o computador. Desde sábado encontrei os amigos, vi meu livro pela primeira vez numa estante, recebi o crachá como autor, dei o primeiro autógrafo, aprendi muito nos seminários, enfim... tudo isto estará relatado por aqui, em breve.
Passo por cá somente para convidá-los oficialmente para -se não de forma presente, que seja no pensamento - nos encontrarmos na próxima sexta, 19 de junho, para o lençamento do meu primeiro livro, CADÊ O JUÍZO DO MENINO? (ilustrações de Mariana Massarani, Editora Manati), as 15h, na BIBLIOTECA FNLIJ PARA CRIANÇAS, dentro da superprogramação do 11° Salão FNLIJ, no CENTRO CULTURAL AÇÃO DA CIDADANIA (Av. Barão de Tefé, 75), no Rio de Janeiro.
Caso vocês se encontrem distantes e queiram adquirir o livro, ele está à venda no SITE DA LIVRARIA CULTURA.
Abraços Musicais e até breve!!!
Hatuna Matata.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nas Bancas...

A Revista Crescer de junho chegou às bancas com a sua lista dso 30 melhores livros infantis do ano (não informa se de 2008 ou 2009 ou de junho de 2008 a junho de 2009). A lista é criada a partir da avaliação de 40 personalidades ligadas ao universo do livro infantil (livreiros, pesquisadores, professores, bibliotecários, pedagogos, etc). É o quarto ano da lista. Não é comum se falar dos melhores livros na grande mídia, portanto, esta seleção, de responsabilidade das jornalistas Cristiane Rogério e Marina Vidigal, é um oásis no deserto em que muitos pais se encontram quando encontram a seção infantil de sua livraria preferida com os livros apertados uns contra os outros de um jeito que quase não dá para tirar da estante.

Entre os contemplados, há livros de 16 editoras, destacando a Cosac & Naify, com 6 títulos; a Cia das Letrinhas, com 5, Salamandra e Brinque Book com 3 indicações, cada. São apresentados em seções e com indicações de idade. Como em toda lista, a gente sempre sente falta de um ou outro livro que poderia estar ali, afinal são só 30 títulos em meio a tantos lançamentos. Mas vale a sua corrida à banca para conhecer os indicados.

A revista apresenta ainda uma reportagem com os 10 passos para escolher um bom livro; outra, sobre o cuidado com o livro politicamente correto, além de um especial de três páginas com o carismático Roberto Carlos Ramos, considerado um dos maiores contadores de histórias do planeta. Vale à pena. That's all, folks.

No site da revista Crescer você pode conferir OS INDICADOS DESTE ANO, os de 2008, de 2007 e a lista de 2006 que elegeu os "55 melhores livros para o seu filho".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O DARIZ...


O melhor em viver um Salão da FNLIJ, além de reencontrar os amigos e fazer novas amizades é o encontro com o livro. Livros novos que, mitas vezes passamos um ano inteiro e não os encontramos nas prateleiras por motivos diversos. Acabamos de receber um email da Cosac & Naify sobre seus lançamentos e gostaria de compartilhar com vocês a delícia que deve ser O DARIZ de Olivier Douzou, francês, escritor, ilustrador e designer de móveis que estará lançando o livro no dia 20, as 17h, no 11º Salão FNLIJ. Estamos curiosos para conhecer o texto traduzido por Paulo Neves pois "um dos grandes méritos do livro está na utilização dos desvios de grafia para simular a pronúncia típica de alguém resfriado" informa o texto de divugação que reproduzo acima (clique sobre a imagem para ler a resenha por inteiro). Parece engraçado e feito para uma boa mediação. Vai pra lista de compras no salão!!! Hatuna Matata.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coleção de livros do Projeto Bem-Me-Quer

No dia 28 de maio foi lançado na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, uma coleção de livros do Projeto Bem-Me-Quer, do INDICA (Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente). No final de 2008 recebemos uma ligação da equipe do Indica nos convidando (o grupo FIRIMFIMFOCA) para gravar seis das nove histórias de uma coleção de livros paradidáticos que seriam lançados e distribuídos a 2.600 entidades sociais apoiadas pelo Itaú Cultural. É claro que topamos.

Por acaso estava em Sampa na ocasião do lançamento da coleção e pude reencontrar o escritor Jonas Ribeiro (na foto acima) e a editora Denyse Cantuária e Iago Sartini, além de conhecer pessoalmente a até então amiga virtual Lígia Pin (também na foto acima). Mas a vitrine da noite eram os livros. De fato. Não é cômoda para nós, Roedores de Livros, a idéia de que o livro serve para alguma coisa. E esta coleção trata da boa convivência entre as diferenças: sociais, sexuais, religiosas, raciais, etc. Mas o cuidado que o INDICA dispensou a obra fez com que eu pensasse melhor a respeito.

Um time de autores experientes como Adriana Falcão, Anna Claudia Ramos, Jonas Ribeiro, Gilles Eduar, Flávia Lins e Silva, entre outros, ao lado de ilustradores tarimbados como Ana Raquel, Jô Oliveira, Leicia Gotlibowski (ilustradora argentina que não conhecia e fiquei fã) e José Carlos Lollo, para citar alguns, deram uma pincelada de arte no produto final, muito bem acabado no belíssimo projeto gráfico de Alex Chacon. Dois livros foram ilustrados por Maurenilson, ilustrador veterano, amigo dos Roedores (mora em Brasília), e que agora estreia na literatura para crianças e jovens. Que venham outros tantos.

Diante de tantos livros, há os que saltam aos olhos. O texto de Jonas Ribeiro, As Meninas Descalças, é muito bom. Roda-Gigante de Adriana Falcão fica mais encantador em combinação com as ilustrações+recortes+colagens de Lollo. Pena não poder levá-los juntos para o áudio. Marina e Makolelê, de Gilles Eduar - como sempre - alcança o ouvido das crianças com seu texto curto e ilustrações coloridas. Como Somos de Flávia Lins e Silva mostra o quanto um escritor precisa estar atento ao seu cotidiano para pescar boas ideias na boca das crianças.

As histórias são para várias faixas de idade. Textos curtos. Textos longos. Temas clássicos - como A Cor do Ovo, de Chico Salles, sobre preconceito racial. Outros nem tanto presentes na literatura para jovens como Porque eu não consigo gostar dela?, de Anna Claudia Ramos, que trata da homossexualidade com cuidado e talento. Enfim, uma coleção e tanto. Estou certa de que a coleção faria sucesso em todas as escolas - se tratadas com a devida atenção por um professor-mediador. Como já disse antes, o Itaú Cultural, comprou a ideia, o Indica criou o produto e 2.600 instituições receberão o kit com 9 livros e um audio-livro para que - principalmente - os deficientes visuais possam desfrutar das histórias.

Por falar eu áudio-livro, Aldanei Andrade, Míriam Rocha, Simone Carneiro e Tino Freitas participaram da gravação de seis das nove histórias. É particularmente emocionante poder desfrutar delas em livro (nós recebemos só os textos) e descobrir a força que um bom ilustrador aliado a um projeto gráfico criativo podem dar a um livro. Esperamos que ao ouvir as histórias gravadas, as crianças possam viajar nas palavras e colorir sua imaginação com os personagens, com os cenários, com o que de melhor cada história pode passar.
Parabéns ao INDICA pela competência com que trataram o projeto. Roemos e indicamos. Que, no futuro, estes livros possam alcançar outros tantos leitores. Hatuna Matata.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Louco para andar na montanha russa...

Pois é gente... saiu a programação do 11º Salão FNLIJ e, é verdade, estarei lá como autor, lançando CADÊ O JUÍZO DO MENINO (com ilustrações da MARIANA MASSARANI, Editora MANATI) - que está ganhando forma na gráfica. Mariana estará lá e - espero eu - que Bia Hetzel e Silvia Negreiros também apareçam. Todos responsáveis pela belezura que ficou o livro.
O lançamento acontecerá na sexta feira, 19 de junho, as 15h, na Biblioteca para Crianças. Só de pensar dá um friozinho na barriga. Uma mistura de felicidade e apreensão. Coisa de quem vai ao parque de diversões, louco para andar na montanha russa e hesita por 30 segundos antes de cruzar a roleta. O Salão da FNLIJ acontece na Cidade Maravilhosa, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, de 10 a 21 de junho. Estive no Salão nas suas duas últimas edições e espero - mais uma vez - reencontrar e fazer novos amigos, descobrir novas histórias e desparafusar o juízo em meio a tanta literatura. Pois, é... meu livro fala um pouco sobre isso. Estão todos convidados. A gente se encontra por lá. Abaixo, uma palhinha da quarta capa do livro.

CLIQUE AQUI para conferir toda a programação do 11º SALÃO FNLIJ.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

3 anos de Roedores de Livros!!!

Em 2006, o dia 06 de maio caiu num sábado. Naquela manhã acordamos cedo (eu, Tino, Juliana e Vilma) e, sem saber ao certo no que ia dar, começamos as atividades dos Roedores de Livros. Hoje, exatos três anos depois, continuamos sem saber ao certo no que vai dar o projeto. O horizonte parece sempre mais amplo. O certo é que não nos falta vontade de fazer o melhor possível para que o livro e a literatura infantil façam parte cada vez mais do cotidiano de um número maior de crianças. Nosso trabalho é voluntário e para que efetivamente funcione, o mais importante aqui é a disposição. Para doar tempo, para não temer o abraço, para exercitar a paciência e, sempre, para aprender. Enfim, hoje comemoramos mais um aniversário. Que venham outros e que possamos compartilhá-los aqui, com os leitores do blog. Para os mais curiosos, LEIAM AQUI o primeiro post, publicado no dia seguinte à nossa estreia. Obrigado a todos que nos ajudaram a contruir estes primeiros capítulos. Hatuna Matata!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Horas serenas.

A jornalista Débora Menezes passou por aqui e deixou a ótima dica do blog português HORAS SERENAS. Vale a visita. Lá encontramos o vídeo abaixo. Fantasia a serviço da realidade. Espero que vocês gostem! Valeu, Débora. Apareça sempre!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Visita OBRIGATÓRIA...

Eu sei, vários blogs e sites anunciaram aos quatro ventos, mas não resisti a ressoar a notícia pois é impossível ficar indiferente ao MEMÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, site que entrou no ar nesta terça, 14 de abril de 2009. O conteúdo já é surpreendente com biografias e entrevistas em vídeo com personalidades da nossa literatura. Estão lá Tatiana Belinky, Angela-Lago, Heloísa Prieto, Marina Colasanti, Jorge Miguel Marinho, Ricardo Azevedo, Rogério Andrade Barbosa e Bartolomeu Campos de Queirós, entre outros feras.

O site informa que este "é um projeto que se constitui por fragmentos de memória que, reunidos, compõe um mosaico vivo e dinâmico. Aqui, a Ruth, a Ângela, o Ziraldo, a Tatiana, a Ana Maria, e outros tantos, aparecem não como escritores ou ilustradores ou editores ou promotores de cultura, que são, mas como pessoas do mundo que narram, como nós narramos, um pouco do que viveram, de sua infância e descoberta, de suas alegrias e dores de viver e fazer. Aparecem-nos aqui como pessoas quaisquer, em suas singularidades, oferecendo-nos a palavra que diz suas vidas, suas memórias antigas e recentes, seus fazeres e sonhares".

Devo confessar que o tempo parou ao meu redor enquanto assistia aos depoimentos de tantas personalidades. Desejamos vida longa a esta iniciativa. Em tempos de Big Brother, uma espiadinha neste site é muito pouco. Coloque já entre os seus preferidos e não pare de espiar, pois a equipe promete muitas novidades. Hatuna Matata.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Arnaldo Antunes lança CD para Crianças... e adultos, ora bolas.

A primeira vez que ouvi uma canção do Arnaldo Antunes para o público infantil foi em 1997, quando estava grávido do Pedro. Naqueles dias sua música DORME (do CD Canções de Ninar, da Palavra Cantada) embalava o sonho da gente por um mundo melhor para as novas gerações. Aquele disco surgiu para mim como um oásis no deserto musical da música para crianças no Brasil. 12 anos depois, pouca coisa mudou. A Palavra Cantada continua lançando seus discos maravilhosos, a Adriana Calcanhotto fez o espetacular Partimpim (e gravou SAIBA, de Arnaldo), o Hélio Ziskind continua arrebentando e...



Bem, a boa nova acabei de pescar no twitter da Revista Crescer. A jornalista Cristiane Rogério, que tem feito uma cobertura excelente sobre o universo cultural da criança, postou uma video reportagem sobre o novo disco do ex-titã, ao lado dos parceiros igualmente geniais Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto. Acima, reproduzo o vídeo gravado por Cristiane e postado originalmente no SITE DA REVISTA CRESCER. Ela também escreveu um texto sobre o novo disco, que se chamará PEQUENO CIDADÃO. Você o encontra AQUI.
Por enquanto, ficamos na vontade. Quando o CD chegar por aqui, a gente conta mais. That's all, folks.

P.S. Não posso deixar de falar do excelente CD SONHO DE CRIANÇA, de Hélio Contreiras - uma produção independente, esgotada, rica em letra e música, que reuniu um time de excelentes músicos de Brasília. Sorte de quem tem.

Literatura de Cordel em Bologna

Chapbook, Littèrature Du Colportage, Lubok, são termos usados em diversos países para o fenômeno conhecido no Brasil como Literatura de Cordel. Com raízes na Península Ibérica medieval, o Cordel desembarcou no Brasil no início da colonização, trazendo para os trópicos um tipo de literatura repleta de reis, cavaleiros, amores impossíveis e animais fantásticos.

Durante séculos, foi na tradição oral, em versos, que estas histórias foram disseminadas, principalmente até o final do século 19, época em que passaram a ser impressos em encadernações baratas e vendidas aos milhares em feiras populares.

Na segunda metade do Século 20 o Cordel ganhou o respeito das Academias de Letras. Vários livros de importância cultural e histórica foram publicados em Cordel. Atualmente, esta literatura popular em versos está conquistando as escolas e os jovens leitores. A prova disso está nos livros infantis em Cordel publicados recentemente, cujo estilo novo não se distancia das suas origens.

Este é o texto central da página do Catálogo da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) distribuído nos estandes da Feira do Livro para Crianças de Bolonha (Itália), acontecida na semana passada. Apresentada por Jô Oliveira, ilustrador talentoso, meu Mestre nas aulas no Instituto de Artes na UnB (Universidade de Brasília), nossa Literatura de Cordel foi representada por 11 livros (dois deles resenhados aqui). Esta feira é reconhecida como o principal evento de negócios em torno do livro infantil. Não é uma feira como costumamos ver por aqui, com pais passeando com seus filhos pelos corredores, comprando livros. É, sim, um grande negócio entre editoras, agentes literários, autores e ilustradores. É lá, principalmente, que o Brasil vende seus livros para o exterior e vice-versa. Esperamos que a Literatura de Cordel faça o caminho de volta e conquiste o mercado internacional. A FNLIJ faz um trabalho importante de divulgação dos livros brasileiros lá fora. Todo ano se faz presente com seu catálogo na Feira de Bolonha. A página do catálogo, reproduzida acima (clique sobre a imagem para vê-la em tamanho maior), põe a Literatura de Cordel em DESTAQUE (Highlights) e encerra suas informações com uma breve biografia de Jô Oliveira (artista ímpar quando o assunto é ilustração dos folhetos de origem medieval.

Jô Oliveira – Estudou Artes Gráficas no Rio de Janeiro e em Budapeste. Alguns de seus trabalhos foram publicados na Itália e em outros países. Ilustrou vários livros para diversas editoras brasileiras e seus desenhos estampam vários selos da ECT, empresa postal brasileira. Dois deles foram premiados como O MELHOR DO MUNDO, Prêmio Asiago, Itália.

Por falar em selos, dia desses, recebi uma carta cujo envelope veio com um selo novo do Jô Oliveira representando o BOI, personagem principal do Calendário Lunar Chinês em 2009. Lindo, lindo, lindo. Mas, acima, reproduzo o conjunto de selos que encontrei por acaso numa banca de revista em Copacabana, em 2007. Apreciem sem moderação. A arte de Jô é popular. E é também requintada. O Brasil está bem representado. Hatuna matata.

P.S. O texto em laranja sofreu - literalmente - uma livre tradução através do meu inglês macarrônico, mas acho que dá para o gasto.

terça-feira, 24 de março de 2009

Se isso não é uma caixa... é o quê?

Ano passado ficamos loucos quando descobrimos NOT A BOX (Antoinette Portis) na estante da livraria. Sem hesitação, ele veio correndo aqui para casa. Um livro perfeito para brincar com a imaginação do leitor, que participa de um jogo simbólico onde o que aparece não corresponde exatamente à realidade. Ótimo para mediação. Aliás, já rabalhamos com ele no projeto (veja aqui). Ontem, buscando fontes para um novo trabalho, encontrei o tal livro adaptado para vídeo. Reproduzo-o abaixo para que tenham uma idéia da delícia contida no livro. Por aqui, só importado. Mas vale apenas pedir no site da livraria cultura ou direto no amazon.



Outras dicas de livros nesta linha do jogo simbólico: MARIETA (Julieta Raimunda da Selva Amazônica da Silva e Souza) da Mariana Massarani, editado pela Manati; LILI, PEDRO E O PEIXE CAÇADOR DE TESOUROS (Angelika Glitz, Brinque Book). O genial Maurice Sendak escreveu e ilusrou um clássico do gênero que, em breve, estará nas telas de cinema, chamado WERE THE WILD THINGS ARE (veja aqui e aqui), mas este, também, só importado. That`s all, folks.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Mariana Massarani trabalhando...

Nem sempre a gente tem acesso às etapas do TRABALHO do ilustrador. A gente pega o livro pronto e muitas vezes esquece que o artista do livro infantil cria a partir do texto, faz um rascunho para ser aprovado pela editora (ou, também, pelo autor - quando tem sorte), faz o desenho pra valer e depois - se for o caso - pesca as cores no arco-íris. Por isso, a gente mostra aqui uma parte da arte de MARIANA MASSARANI tomando forma de livro.
No primeiro, o desenho ainda em PB. Depois, um recorte do primeiro, já colorido.
Neste outro, o trabalho acontecendo (meio PB, meio Color). Tudo pescado lá no site da MARIANA MASSARANI. Vale sempre uma visita. Ah... e um recadinho para ela: - Querida, o Tino, sortudo, está quase sem parafusos de felicidade...