Mostrando postagens com marcador Guillaume Musso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Guillaume Musso. Mostrar todas as postagens

domingo, 26 de julho de 2009

E Depois...





Sinopse:

E se alguém lhe dissesse que ia morrer?

Nova Iorque, terraço do Empire State Building, página 33:

"- Nathan, repara no rapaz do anoraque laranja.
- Caramba, Garrett, porque é que devo olhar para ele?
- Porque ele vai morrer.
Em menos de um minuto, o adolescente dá um tiro na cabeça".

É assim que Nathan Del Amico, um brilhante advogado nova-iorquino, descobre o estranho dom de Garrett Goodrich. Quem é Garrett Goodrich? Um reputado cancerologista, director de um importante centro de cuidados paliativos. Não parece ser um iluminado, mas diz-se capaz de prever a morte. Diz ter "uma missão": acompanhar aqueles que vão morrer até às fronteiras do outro mundo, para que deixem a vida em paz consigo mesmos. Perturbado, Nathan compreende que Garrett entrou em contacto com ele para o preparar a morrer. Numa corrida contra o tempo, Nathan tenta reparar os seus erros passados. Mas será que podemos, no espaço de alguns dias, reconstruir toda uma vida?


A minha Opinião:

ADOREI…! É definitivamente um dos meus predilectos livros, não o melhor em termos de literatura mas que teve bastante significado para mim.

A sinopse diz tudo. Quem é realmente Garrett Goodrich? O que é sentir quando se sabe que vai morrer? Como agir ou como resolver todos os erros pessoais numa corrida contra o tempo?

«Guillaume Musso apresenta-nos um romance denso, mágico, envolvente, que aborda temas graves com uma leveza surpreendente. Verdadeiro hino à vida, é ainda uma formidável história de amor entre um homem preso no turbilhão da ascensão social, a mulher que ele quer reconquistar e uma filha por quem tem de viver a vida dela forma mais intensa possível»

Geralmente, quem está condenado, desperta para a Vida, vê-a com outros olhos, dá mais atenção às pessoas que mais ama, valoriza grandemente as coisas insignificantes, reconhece os seus erros mais profundos… Durante esse período de Despertar, vê finalmente o verdadeiro significado da Vida e do Amor.

É o que este protagonista que irá passar. No inicio, vai ter medo, um medo sufocante (é normal em relação à Morte, todos o temos), mas depois irá agir… Adorei a forma como este personagem passou, sentiu, lutou, reconheceu, enfrentou, solucionou… porque depois viu finalmente toda a força da VIDA e do AMOR, a tamanha beleza que está mesmo debaixo do nosso nariz, a parte mais emocionante e mais linda deste livro!

Ao contrário de alguns leitores, não achei esta história deprimente. É verdade que a Morte está bem patente nesta história, marca uma presença forte. Mas é precisamente isto que faz parte da Vida. Por isso, para aqueles que ainda não o leram ou que estão a começar a ler, há que ganhar coragem para este tipo de leitura e assim irão ver o que a história tem para vos dar.

Quanto ao final desta história, adivinhei… TUDO!

Classificação: 4/5 (apesar da classificação, este livro é um dos meus preferidos)


Outras opiniões:

Aqui #1 (do blog Estante de Livros, da Canochinha)


Capa Brasileira:



A capa do livro devia ser esta porque é o que tem a ver com a história. Um cisne? Sim, um cisne! E este lago... Foi num lago onde Nathan salvou a mulher do afogamento há muitos anos quando ambos eram crianças. É o que começa o livro, mais concretamente, no prólogo.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Volto para te Levar - Guillaume Musso

Título: Volto para te Levar
Autor:
Guillaume Musso
Editora: Bertrand Editora
PVP: € 16,16

Sinopse
Vivam intensamente, amem intensamente. Nós pensamos sempre que temos tempo, mas não é verdade. Um dia tomamos consciência de que transpusemos o ponto de não retorno e que já não podemos voltar atrás. O momento em que nos apercebemos que deixámos passar a nossa oportunidade... Ethan, Céline, Jessie. Um homem, uma mulher, uma criança. Três personagens à beira do abismo. Que se vão encontrar, destruir-se e amar-se. Terão também eles ultrapassado o ponto de não retorno? Resta-lhes 24 horas para mudar as suas vidas. Mas será que o amor pode vencer a morte?

Excerto
Vivam intensamente , amem intensamente Nós pensamos sempre que temos tempo, mas não é verdade. Um dia tomamos consciência de que transpusemos o ponto de não retorno e que já não podemos voltar atrás. O momento em que nos apercebemos que deixámos passar a nossa oportunidade…


A opinião de Maria Manuel
E se por alguma razão tivesse a oportunidade de poder alterar os acontecimentos de um dia? Será que mudávamos alguma coisa do que fizemos antes? E será que isso seria determinante para mudar completamente as nossas vidas?
Guillaume Musso surpreendeu-me, mais uma vez, com este livro e arrisco-me a dizer que até agora foi o livro que mais gostei de ler do autor. Um livro que se lê num ápice, e que revela sempre qualquer coisa em cada capítulo. Etha, Céline e Jessie são três personagens que se cruzam no dia 31 de Outubro de 2007 e vão descobrir realidades surpreendentes sobre as suas vidas.
A procura da fama e do sucesso profissional levam a que Ethan deixe um passado tranquilo, ao lado da sua noiva e do seu melhor amigo Jimmy e parte para uma nova vida longe da construção civil. Anos mais tarde, Ethan acaba também por abandonar aquela que será a mulher da sua vida, e abandona-a pelo mesmo motivo: fama.
15 anos mais tarde vemos Ethan com uma próspera carreira, mas a nível pessoal é um homem vazio, sem vida. E mal sabe que em apenas um dia a sua vida vai mudar radicalmente. Conhece Jessie, reencontra Céline, mas esse conhecimento e reencontro não são como o esperado e tudo corre mal. Sem que se aperceba, o destino vai possibilitar-lhe viver essa vida um outra vez para consiga limar algumas arestas e tentar mudar o rumo dos acontecimentos.

Excertos
“…Ethan não se dava a ninguém. A partilha, o amor, a ternura eram sentimentos que se lhe tinham tornado estranhos. De repente, apercebeu-se de que não tinha um único amigo, desde a hora em que abandonara cobardemente Jimmy nas ruas de Nova Iorque, há 15 anos”.
“A raiva é a ignorância, e a ignorância é o sofrimento”.
“O destino não existe. O destino é a desculpa dos que não querem responder pelas suas vidas”.
“Na vida, nunca nada está decidido e há sempre uma solução para qualquer problema”.
“Lê porque é inteligente e é inteligente porque lê… todo o saber que encontra nos livros serve-lhe de uma maneira concreta”.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E Depois... - Guillaume Musso

A vida de Nathan, um dos advogados mais brilhantes de Nova Iorque, está prestes a mudar pela segunda vez. Aos oito anos, depois de ter mergulhado num lago para salvar uma menina, entrara num túnel luminoso de «morte iminente». Seguira-se o regresso à vida. Agora, após ter casado com Mallory, a menina salva no lago, e conquistado o êxito na vida profissional, Nathan é procurado por um médico excêntrico que diz ser um »Mensageiro» e que maracará mais uma mudança na sua vida. O advogado irá descobrir então por que razão regressou à vida... Um livro perpassado pela vertigem do desconhecido, que narra uma comovente história de amor e de suspense e consagra o nascimento de um »estilo Musso», onde se misturam emoção e mistério no limiar da mais essencial das perguntas: por que estamos aqui?
Após saber a notícia de que a sua morte estará para breve, Nathan, um jovem advogado decide mudar radicalmente a sua vida. Nathan um bem sucedido advogado, pôe a carreira em primeiro lugar em detrimento da sua esposa e filha, assim como vota a desprezo a sua mãe que morre praticamante sozinha. Após receber a visita de um médico "Mensageiro" que lhe dá a entender que o sue fim poderá estar para breve, Nathan decide mudar o seu modo de estar e tenta aproximar-se cada vez mais da sua família, que havia perdido. Um livro fascinante com um final surpreendente.

sábado, 30 de agosto de 2008

E Depois...

A vida de Nathan, um dos advogados mais brilhantes de Nova Iorque, está prestes a mudar pela segunda vez. Aos oito anos, depois de ter mergulhado num lago para salvar uma menina, entrara num túnel luminoso de «quase-morte». Agora Nathan é procurado por um médico excêntrico que diz ser um Mensageiro e que marcará mais uma mudança na sua vida. O advogado irá descobrir então por que razão regressou à vida...

Comprei este livro por impulso. Nunca tinha lido nada do Guillaume Musso, nem sabia muito bem o que esperar. A história é a de um advogado de muito sucesso que, na altura em que lida com a separação da mulher, é procurado por Garrett Goodrich, um médico que diz fazer parte dos Mensageiros, um grupo de pessoas capazes de prever a morte. E é esta o principal tema do livro: a forma como a encaramos, a eterna questão de saber para onde vamos (se é que vamos para algum lado) e a demasiada importância que por vezes damos a coisas que não a têm, no nosso dia-a-dia, deixando para trás o que realmente interessa. O tema é extremamente interessante e também perturbador, porque normalmente é tabu. Para mim, a certa altura tornou-se deveras deprimente por motivos pessoais que não interessam para esta opinião; por isso, acredito que, numa situação normal, se possa disfrutar muito mais deste livro do que eu na verdade fiz. O enredo é interessante e a leitura rápida e viciante, porque o leitor tem sempre vontade de prosseguir e ver o que vai acontecer a seguir. Fiquei bem impressionada e com curiosidade de ver outros livros do mesmo autor.

7/10