Mostrando postagens com marcador Penny Vincenzi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Penny Vincenzi. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cruel Abandono - Penny Vincenzi

Título: Cruel Abandono

Autora: Penny Vincenzi

Nº Págs: 640

PVP: 17,70€



Sinopse

Quanto pesa um passado? Desenrolado à volta das consequências de um acto desesperado, Cruel Abandono é, provavelmente, o mais excitante e intrigante romance de Penny Vincenzi.

A Porto Editora apresenta o novo livro da britânica Penny Vincenzi. Bestseller de uma mulher, sobre mulheres, para mulheres, Cruel Abandono é um título contraditório de uma história que, até à última página, é impossível abandonar. Numa noite de 1986, uma bebé recém-nascida é encontrada abandonada no aeroporto de Heathrow. Goradas as investigações, a criança é entregue às autoridades e posteriormente adoptada. Passados quinze anos, a bebé, Kate, é já uma bela adolescente, aspirante a modelo, que decide procurar a mãe biológica. Essa busca vai reunir três mulheres - Martha, Clio e Jocasta - que 16 anos antes se tinham conhecido, casualmente, durante uma viagem à Tailândia. As três amigas têm agora vidas agitadas mas bem-sucedidas, cheias de preocupações profissionais e de relações amorosas nem sempre fáceis. Martha continua solteira e é uma advogada de sucesso; Clio é uma médica presa a um casamento falhado; Jocasta é uma jornalista apaixonada por um homem com pavor dos compromissos. Kate irá concretizar o seu desejo de conhecer a mãe biológica, mas isso obrigará a que seja revelado um segredo que uma das mulheres guardara ciosamente ao longo de todos esses anos.



A minha opinião

Apesar de ter demorado um pouco a ler Cruel Abandono, não foi por não ter gostado do livro. Muito pelo contrário. Nunca tinha lido qualquer livro de Penny Vincenzi, mas posso dizer que fiquei fã da escrita da autora. Uma viagem durante uns meses à Tailândia une três raparigas que não tinham qualquer afinidade antes: Martha uma rapariga humilde, filha de um vigário, Clio uma rapariga gorducha que tem imensos complexos com o seu peso, e Jocasta uma jovem dinâmica que viaja com o seu irmão Josh, que também irá partir para a aventura naquele país asiático. Com percursos diferentes a percorrer, as três amigas prometem encontrar-se novamente depois da viagem, mas isso nunca acontecerá. 16 anos depois encontram-se, mas as circunstâncias não são as melhores. Clio, tornou-se numa mulher interessante, médica proeminente, mas vive presa a um casamento que a sufoca. Martha, advogada de sucesso, experimenta, pela primeira vez, a sua incursão na política. Apesar do enorme sucesso, Martha é uma mulher solitária, que vê no seu jovem namorado Ed a única escapatória possível à solidão em que vive. Jocasta, uma jornalista conhecidíssima, que vive um relacionamento sem futuro, já que Nick não quer assumir compromissos sérios. Pelo meio Jocasta conhece Kate e uma história surpreendente que remonta há 16 anos atrás começa a ser descortinada. Um livro cheio de suspense, romance e aventuras que prende o leitor à vida das três mulheres, o que o faz reviver as angústias e alegrias pelas quais cada personagem passa. Uma boa leitura para o Verão.




terça-feira, 7 de julho de 2009

Cruel Abandono

Autor: Penny Vincenzi
Título original: Sheer Abandon
Editora: Porto Editora
Páginas: 640
ISBN: 9789720045041
Tradutor: Isabel Alves

Sinopse
Numa noite de 1986, uma bebé recém-nascida é encontrada abandonada no aeroporto de Heathrow. Goradas as investigações, a criança é entregue às autoridades e posteriormente adoptada.

Passados quinze anos, a bebé, Kate, é já uma bela adolescente, aspirante a modelo, que decide procurar a mãe biológica.
Essa busca vai reunir três mulheres - Martha, Clio e Jocasta - que 16 anos antes se tinham conhecido, casualmente, durante uma viagem à Tailândia.

As três amigas têm agora vidas agitadas mas bem-sucedidas, cheias de preocupações profissionais e de relações amorosas nem sempre fáceis. Martha continua solteira e é uma advogada de sucesso; Clio é uma médica presa a um casamento falhado; Jocasta é uma jornalista apaixonada por um homem com pavor dos compromissos.

Kate irá concretizar o seu desejo de conhecer a mãe biológica, mas isso obrigará a que seja revelado um segredo que uma das mulheres guardara ciosamente ao longo de todos esses anos...

Opinião
Cruel Abandono começa o seu enredo em 1986, quando uma jovem mulher chega ao aeroporto de Heathrow vinda de Banguecoque e dá à luz numa arrecadação, abandonando lá o bebé. Sabemos também que, no ano anterior, três jovens - Jocasta, Martha e Clio - tinham partido numa aventura pela Tailândia, pelo que o mistério relativamente à identidade da mãe é o motor que conduz a história, de volta ao presente.

Ao longo das páginas deste livro, vamos acompanhando a vida e a história destas três mulheres: as suas profissões, os seus relacionamentos e os seus sentimentos. Mas para além das personagens principais, temos também oportunidade de ir conhecendo um leque de várias personagens secundárias, incluindo a bebé abandonada no aeroporto, agora uma adolescente, que deseja descobrir quem é a sua mãe biológica. De facto, este é o principal foco de interesse da história e posso dizer que, uma vez desvendado o mistério, e mesmo ficando por saber quem é o pai (cuja identidade adivinhei ainda antes de saber quem era a mãe), senti que o dinamismo da história se ressentiu um pouco. Já agora, aproveito para dizer que me parece que o livro ganharia caso tivesse menos 150-200 páginas.

Apesar disso, foi uma leitura agradável e interessante, porque as personagens são bem dimensionadas e a história é suficientemente interessante para conseguir agarrar o leitor. O livro apresenta ainda uma dimensão interessante (para quem gosta do tema), entrando nos meandros da política e das suas influências. Resumindo, é uma boa leitura de Verão.

7/10 - Bom

[Livro n.º 58 do meu Desafio de Leitura]

sábado, 27 de dezembro de 2008

Escândalo




Sinopse:
Lucinda e Nigel. Elizabeth e Simon. Debbie e Richard. As suas vidas eram privilegiadas e o futuro sorria-lhes. Mas um dos maiores escândalos financeiros de sempre na Grã-Bretanha destrói tudo o que haviam construído e põe em causa a própria base das suas vidas. Casamentos e carreiras, famílias e amigos. Quem sobreviverá a estas tragédias pessoais? Quem apoia e quem trai?

Uma história de ascensão e queda, de paixão e abandono, capaz de abalar todas as nossas convicções sobre a vida e sobre nós próprios.

Afinal, tem a certeza que sabe como se comportaria se a sua vida mudasse drasticamente? Se o seu futuro estivesse em perigo?
Pode, com toda a convicção, dizer o que faria se perdesse tudo?


Minha Opinião:

Gostei, não o livro em si, mas sim o tema em questão. Achei-o interessante.

É sobre o escândalo financeiro. Quem não tem conhecimentos de finanças, pode pensar que deve ser uma história bem complicada ou uma maçada, mas não é.

A história centra-se à volta das personagens, nomeadamente, as vítimas.

Apresenta-se quatro famílias: Beaumont, Fielding, Cowper, Morgan ... Eram membros de uma seguradora Llody´s que constitui vários consórcios de seguros, entre quais, marítimo, industrial, etc. Estes membros recebiam, em cada ano, elevados lucros. Durante 10 anos têm sido assim, recebiam imenso dinheiro, viajavam bastante, compravam muitas casas e acções, etc.

O consórcio principal da Llody´s começou a ter graves problemas, devido a asbestose (as industrias de automóveis e imobiliários utilizavam amianto, um produto tóxico que provocou cancro a muita gente) e, então, este consórcio deve que pagar elevadas indemnizações e causando assim elevados prejuízos à Llody´s e, por conseguinte, aos membros que tiveram que pagar montanhas de dívidas. Não é o caso para se ter pena deles, pois tinham recebido muito dinheiro durante vários anos e já seria de esperar destes riscos, de que um dia podia acontecer…
Mas não é este o escândalo que intitula o livro, é outra coisa, o que a seguradora fez depois para remediar estes prejuízos.

Sou uma ignorante de economia ou de finanças, pouco percebo deste assunto, mas a autora conseguiu dar-me uma ideia nítida acerca disto tudo. Portanto, é inteiramente acessível a pessoas que desconhecem este género de assunto.

A história passa-se mais em torno das vítimas, sobretudo, o que lhes vai acontecer. Infelizmente, desiludiu-me... Tive mais a sensação de estar a ver uma novela ou uma série, de estar a acompanhar as personagens exteriormente em vez de interiormente. Ou seja, não senti, por exemplo, a mínima aflição deles ou algo assim. Foi essa, a força emocional, que achei em falta na história…

Mas, apesar desta falta e da pobreza literária, gostei. Prendeu-me. Não consegui alargar o livro! Confesso que esperava outro final, estava com umas expectativas altas, não foi o que pensei que acabasse. Afinal, os ricos safam-se sempre… Achei irónico a forma como a autora construiu estas personagens, sendo os ricos como as melhores pessoas, de coração bondoso e tudo mais. Belos, ricos, snobes, e … extremamente bondosos.

Gostei especialmente da Debbie Fielding e da Catherine Morgan, foram as minhas preferidas.

Recomendo para quem se interessa pelo tema e para quem gosta de literatura muito "light".

Classificação: 3/5



Outras opiniões:
Aqui #1 (foi a opinião da marcia que me motivou para lê-lo)