Mostrando postagens com marcador Stephanie Meyer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Stephanie Meyer. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de julho de 2009

Amanhecer

Título: Amanhecer
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Gailivro
Tradução: Maria Peres
Nº de Páginas:756


"A escolha eminente entre ingressar num mundo tenebroso mas sedutor dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, antevendo efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida ─ inicialmente desvendada em Crepúsculo, e, depois, estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse ─ parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que irão terminar destruídos…para sempre?"

Em Portugal estivemos quase um ano à espera de poder ler a conclusão (ou não) da saga Luz e Escuridão e no final a coisa não se revelou tão entusiasmante como estava à espera. Ao longo da espera tentei não receber muita informação relativamente a este quarto volume, de maneira a poder contar com o efeito surpresa na hora da leitura e, talvez por isso, fui surpreendida diversas vezes e até gostei bastante do livro mas... Mas não gostei tanto como dos volumes anteriores. Este livro está dividido em 3 partes, a primeira e a última narradas por Bella e a segunda parte narrada por Jacob. A história é bastante interessante nas duas primeiras partes da narrativa mas após esta fase tive a sensação de que a autora estava a "encher chouriços" de uma forma mais de que evidente. Isto para não falar do já habitual anti-climax, isto é, quando esperamos acção, uma batalha ou algo mais emocionante no final de cada volume nunca acontece nada. Desta vez estava eminente uma batalha histórica, algo em grande, e para não variar...os Cullen safam-se e não acontece nada!!! É frustrante. Outro ponto negativo é Bella. Esta sempre foi uma humana um bocado parvinha, que não toma decisões e não impõe a sua vontade acabando sempre por fazer aquilo que o elemento masculino mais próximo quer. Agora que se tornou vampira continua com a sua aura de boazinha, a fazer o que lhe mandam e, pior ainda, de controlada. Bella não tem problema nenhum ao tornar-se imortal, consegue fazer sem esforço aquilo que os demais personagens demoraram décadas a conseguir - controlar a sede. Enfim, é uma sonsa perfeita...

Pontos positivos são o facto de ficarmos a conhecer melhor algumas das histórias pessoais dos personagens que nos acompanham desde o início e o aparecimento de novos personagens que abrem (à autora e à nossa imaginação) um sem número de possibilidades. Gostei muito da Rosalie neste livro mas a minha personagem preferida continua a ser a Alice (deve ser por causa do gosto por roupas e maquilhagens...!!) mas o que mais me agradou foi mesmo a narrativa de Jacob. Acho que a autora consegue um trabalho muito melhor e uma leitura mais empolgante quando a narrativa é feita por outro personagem que não Bella - bom exemplo disso é o Midnightsun. Gosto de ver esta história pelos olhos de outros personagens, é mais interessante.

Recomendo apenas aqueles que já leram os demais volumes e não querem ficar sem saber o final (que obviamente é deixado em aberto) desta verdadeira saga de sucesso. Se puderem leiam em inglês porque a tradução continua, no mínimo, estranha.

6/10

terça-feira, 31 de março de 2009

Midnight Sun

Devo começar por dizer que isto é uma espécie de manuscrito, é um rascunho e não um livro... Enfim, deveria ser o quinto livro da Saga Luz e Escuridão se alguém não tem posto na net aquilo que a autora já tinha escrito, sem o conhecimento e aprovação dela. Com isto conseguiram que Stephenie Meyer pusesse a escrita de lado, aguardando quiçá melhores dias... Ficamos, pois, com a penas doze capítulos para matar a curiosidade - ou aguçá-la.
Midnight Sun não é mais que o Crepúsculo visto pelos olhos de Edward e não pelos de Bella e, para mim, é (ou seria, ou pede vir a ser) o melhor livro de toda a Saga - se bem que ainda não tenha lido o Amanhecer.
É surpreendente como na leitura de Crepúsculo perdemos tanatas coisas importantes e muitas histórias paralelas - como as histórias pessoais e personalidades dos colegas de Bella ou dos diferentes membros da família Cullen. Com este pequeno "rascunho" conhecemos isto tudo e muito mais, a mesma história vista por um ângulo diferente e pelas capacidades de alguém que ouve mais que os restantes e lê pensamentos. Ou seja, ele sabe sempre demais - graças às suas capacidades - e é isso que nos conta desvendando-nos as peças que faltavam encaixar para uma perfeita compreensão da história.
Para o caso de não nos termos apaixonado pelo charmosos vampiro em Crepúsculo, em Midnight Sun é impossível ficar indiferente a este personagem que consegue ser tudo aquilo que uma rapariga quer... Fiquei a conhecer melhor as personagens mais apagadas nos outros livros da saga e fui conquistada por Alice e Emmet que se revelam muito mais humanos e acessíveis; o mesmo não se pode dizer de Rosalie que conseguiu desiludir-me completamente com tanto egoismo e egocentrismo.
Quanto à história em si, não posso dizer nada, (afinal é a história do primeiro volume - infelizmente incompleta) a não ser que é fabuloso descobrir como pensa Edward e tudo o que ele planeia para estar sempre com Bella e tentar agradar-lhe. Gostava realmente que a autora um dia se decidisse a terminar este volume.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Nómada

"O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir."
Uau...!! Acabei agora mesmo de ler o novo livro de Stephenie Meyer e a única coisa que me vem à cabeça é mesmo UAUUU...!!!
Sei que este livro é marcado por um estilo algo distinto daquele que define as anteriores obras da autora mas ainda assim penso que qualquer fã irá adorar esta nova história e ficar rendido aos novos personagens. Pessoalmente, adorei.
A escrita é muito simples, tal é característica da autora, tornando a leitura muito fácil e rápida (apesar do tamanho do livro). Devo ainda frisar que desta feita a tradução não está tão horrível como a da primeira edição do Crepúsculo, apesar de se poderem identificar alguns erros - mesmo assim, nada que atrapalhe muito a leitura. As personagens não são muito complexas, embora mesmo as personagens mais "boazinhas" sejam capazes de algumas acções menos boas e a autora tenha sido capaz de as humanizar muito. Aliás, é mesmo essa a intenção, acho eu, conseguir através destes personagens mostrar o quão complexo é o ser humano. Neste aspecto só há um ponto negativo a apontar, os humanos que encontramos no livro - os 100% humanos - são todos muito normais, muito bonzinhos não havendo um personagem que consiga transmitir por si só a maldade da nossa espécie (apesar de haver algumas cenas de violência).
A ideia de os humanos serem possuídos por extraterrestres e a sua personalidade ser totalmente aniquilada por estes não me parecia grande coisa mas a verdade é que me rendi à personagem principal e ao conflito interior por esta travado. Ao ser colocada no corpo de Melanie, Nómada espera que esta desapareça e ter total poder e controlo sobre o corpo da hospedeira, contudo o amor de Melanie impede-a de desaparecer o que leva a que as duas tenham que aprender a viver uma com a outra dentro do mesmo corpo, a tomar decisões embora as suas opiniões sejam muito diferentes, a amar, a amar não só as mesmas pessoas mas a amar homens diferentes e sobretudo a amar-se uma à outra... São estes conflitos, esta aprendizagem da personagem principal, assim como as emoções dos humanos que com ela têm que conviver, que nos prendem a cada página - são as emoções mais do que a acção em si. Este é o trunfo de Stephenie Meyer e aquilo que faz com que os fãs não dispensem um livro seu, a sua capacidade de descrever sentimentos, a capacidade que tem de nos fazer sentir na pele aquilo que os personagens supostamente sentem durante a narrativa. Apesar de todos defeitos que lhe possam apontar (e toda a gente os tem) nisso acho que ela é mesmo muito boa.
Enfim, neste momento podia estar aqui tempos infinitos a escrever sobre isto mas não quero alongar muito o post (que já vai grande) nem abrir muito as portas no que respeita à história em si, apenas posso dizer que há muitas surpresas nesta verdadeira história de amor que nos leva a pensar nas atitudes que por vezes tomamos, na verdadeira essência da Humanidade e do amor. Leiam...
8/10

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eclipse



"Alguma coisa que eu estava à espera há muito tempo. Alguma coisa que eu sabia que ia acontecer novamente, por muito que desejasse que não acontecesse. Isto nunca vai acabar pois não?"

Apesar de estar carregado de suspense e romantismo, perigo e novas aventuras, este livro não é tão aliciante como os anteriores. Tive um pouco a sensação que a autora estava a "encher chouriços" até quase meio do livro mas depois as coisas começaram finalmente a acontecer (devagarinho mas a acontecer). Um ponto que achei positivo, embora nem toda a gente esteja de acordo comigo, foi o facto de ficarmos a conhecer um pouco melhor a história dos personagens que rodeiam o casal Bella e Edward. De algum modo elas ganham mais consistência e conseguimos criar uma maior afinidade com algumas delas uma vez que agora já não se limitam a estar apenas ali, a existir e a ajudar os personagens principais (ou complicar-lhes a vida) em determinados pontos da história; agora ficamos a saber o que está por detrás de cada um, o que se esconde em algumas das suas acções e atitudes, que passado as marca... Acho que foi o que mais me agradou neste terceiro volume. Estou é muito curiosa quanto ao próximo livro.

Relativamente à história em si, apenas posso adiantar que, para não variar, Bella vai estar de novo em perigo pois Victoria ainda não desistiu de saciar a sua sede de vingança nem mesmo sabendo que para conseguir os seus intentos terá que enfrentar toda a família Cullen e Jacob e o seu bando de lobisomens. Estranhas mortes lançam a cidade de Seatle num caos que por sua vez torna a polícia impotente, ninguém consegue sequer uma pista que ajude a resolver os estranhos homicidios. Com a progressiva degradação da situação na cidade, os Cullen decidem averiguar à sua maneira dado que tudo indica que os acontecimentos são obra de um vampiro e é aqui que começa a acção... Coisas inesperadas acontecem, estranhas visitas têm lugar, e medonhos pedidos são feitos. No final a felicidade acaba por sorrir a alguns dos nossos personagens preferidos mas não a todos...

Aconselho a todos os que começaram a ler esta saga, acho que vale a pena chegar ao fim...

7/10

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lua Nova


"Será como se eu nunca tivesse existido"

Já terminei o segundo livro da saga Luz e Escuridão e só posso dizer que continuo a adorar - a tal ponto que quando acabei de o ler tive que correr à livraria mais próxima para comprar o terceiro volume (que já estou quase a terminar...). Continuo a não gostar da tradução que é péssima, dos erros ortográficos e da falta de palavras em algumas frases mas pela história faço um esforço.

Não achei esta parte da narrativa tão lamechas quanto a do volume anterior, talvez tal se deva ao facto de o nosso Edward Cullen estar ausente durante a maior parte da história. Pois é, neste ponto a história sofre uma reviravolta quando Edward decide que o melhor para Bella é que ele desapareça da vida dela de uma vez por todas. Com o desaparecimento do vampiro outros protagonistas entram em campo e as surpresas são mais que muitas. A acção aumenta bem como o suspense, por um lado temos Bella sem saber o que fazer e as visões de Alice a ajudar, por outro lado temos os Victoria e Laurent - vampiros sedentos - que não vão olhar a meios para deitar a mão ao fresco e floral sangue de Bella.

Posso então dizer que gostei muito mais deste volume da saga e que o recomendo vivamente a quem já leu o primeiro contudo, devo advertir que é preciso uma boa dose de paciência para enfrentar esta louca tradução (está bem pior que a do primeiro livro).

9/10

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Crepúsculo

"Em primeiro lugar Edward Cullen era um vampiro"

Acho que nunca li tão rápido um livro tão grande como este. Foi mesmo em tempo record, três dias chegaram e sobraram para o devorar. Já conhecia um pouco da história uma vez que, ao contrário do que é meu hábito, fui ao cinema ver o filme antes de ler o livro. Apesar disso fui surpreendida por diversos aspectos da história (que não vou revelar para não estragar a experiência de quem ainda não leu e pretende fazê-lo) e, além disso, quando lemos é sempre diferente...

A história em si, como muitos de vocês devem saber, é uma história de amor embora, em minha opinião, não seja demasiado lamechas. É uma história romântica e de vampiros e como em muitas histórias de vampiros está presente o cliché do amor entre humanos e estas misteriosas criaturas. Ainda assim, não é uma história de vampiros normal pois neste livro esses personagens não têm as características que a ficção tradicional lhes aponta - podem sair durante o dia, o seu reflexo aparece nos espelhos, cruzes e água benta não os afectam e a família Cullen é "vegetariana", isto é, não ingere sangue humano. Para algumas pessoas este facto é motivo para crítica negativa, no entanto eu gostei bastante de ver a tradição ser quebrada e destes novos vampíros (embora mesmo no livro nem todos sejam assim).

A escrita é bastante fuída, a leitura é fácil e o enredo torna-se interessante devido ao factor mistério que segue e marca cada uma das personagens, às identidades escondidas e aos conflictos emergentes. A narrativa está muito bem conseguida fazendo com que o leitor consiga sentir-se na pele de Bella, compreendendo completamente os seus sentimentos e emoções. Eu adorei...

9/10