Mostrando postagens com marcador crepúsculo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador crepúsculo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de março de 2009

Midnight Sun

Devo começar por dizer que isto é uma espécie de manuscrito, é um rascunho e não um livro... Enfim, deveria ser o quinto livro da Saga Luz e Escuridão se alguém não tem posto na net aquilo que a autora já tinha escrito, sem o conhecimento e aprovação dela. Com isto conseguiram que Stephenie Meyer pusesse a escrita de lado, aguardando quiçá melhores dias... Ficamos, pois, com a penas doze capítulos para matar a curiosidade - ou aguçá-la.
Midnight Sun não é mais que o Crepúsculo visto pelos olhos de Edward e não pelos de Bella e, para mim, é (ou seria, ou pede vir a ser) o melhor livro de toda a Saga - se bem que ainda não tenha lido o Amanhecer.
É surpreendente como na leitura de Crepúsculo perdemos tanatas coisas importantes e muitas histórias paralelas - como as histórias pessoais e personalidades dos colegas de Bella ou dos diferentes membros da família Cullen. Com este pequeno "rascunho" conhecemos isto tudo e muito mais, a mesma história vista por um ângulo diferente e pelas capacidades de alguém que ouve mais que os restantes e lê pensamentos. Ou seja, ele sabe sempre demais - graças às suas capacidades - e é isso que nos conta desvendando-nos as peças que faltavam encaixar para uma perfeita compreensão da história.
Para o caso de não nos termos apaixonado pelo charmosos vampiro em Crepúsculo, em Midnight Sun é impossível ficar indiferente a este personagem que consegue ser tudo aquilo que uma rapariga quer... Fiquei a conhecer melhor as personagens mais apagadas nos outros livros da saga e fui conquistada por Alice e Emmet que se revelam muito mais humanos e acessíveis; o mesmo não se pode dizer de Rosalie que conseguiu desiludir-me completamente com tanto egoismo e egocentrismo.
Quanto à história em si, não posso dizer nada, (afinal é a história do primeiro volume - infelizmente incompleta) a não ser que é fabuloso descobrir como pensa Edward e tudo o que ele planeia para estar sempre com Bella e tentar agradar-lhe. Gostava realmente que a autora um dia se decidisse a terminar este volume.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Crepúsculo

"Em primeiro lugar Edward Cullen era um vampiro"

Acho que nunca li tão rápido um livro tão grande como este. Foi mesmo em tempo record, três dias chegaram e sobraram para o devorar. Já conhecia um pouco da história uma vez que, ao contrário do que é meu hábito, fui ao cinema ver o filme antes de ler o livro. Apesar disso fui surpreendida por diversos aspectos da história (que não vou revelar para não estragar a experiência de quem ainda não leu e pretende fazê-lo) e, além disso, quando lemos é sempre diferente...

A história em si, como muitos de vocês devem saber, é uma história de amor embora, em minha opinião, não seja demasiado lamechas. É uma história romântica e de vampiros e como em muitas histórias de vampiros está presente o cliché do amor entre humanos e estas misteriosas criaturas. Ainda assim, não é uma história de vampiros normal pois neste livro esses personagens não têm as características que a ficção tradicional lhes aponta - podem sair durante o dia, o seu reflexo aparece nos espelhos, cruzes e água benta não os afectam e a família Cullen é "vegetariana", isto é, não ingere sangue humano. Para algumas pessoas este facto é motivo para crítica negativa, no entanto eu gostei bastante de ver a tradição ser quebrada e destes novos vampíros (embora mesmo no livro nem todos sejam assim).

A escrita é bastante fuída, a leitura é fácil e o enredo torna-se interessante devido ao factor mistério que segue e marca cada uma das personagens, às identidades escondidas e aos conflictos emergentes. A narrativa está muito bem conseguida fazendo com que o leitor consiga sentir-se na pele de Bella, compreendendo completamente os seus sentimentos e emoções. Eu adorei...

9/10