Título: O Mar de FerroAutor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Edição: Saída de Emergência
Nº de páginas: 332
Título: O Mar de Ferro
Autor: George R. R. Martin
Título: O Festim dos Corvos7/10
Autor: George R.R. Martin
Como já vai sendo normal, chego ao fim de mais um volume com mais perguntas que respostas.... E este é sem dúvida o melhor até agora. Definitivamente, Martin é um narrador exímio, um tecedor de histórias cujo magnífico trabalho é como uma teia, urdida com enorme mestria (e visível paixão) em que cada plano intriguista, cada gota de amor, cada espadeirada, cada beijo, cada fuga, cada morte...contribui para nos deixar mais enredados e prontos para ser devorados por uma saga com vida própria. Cada vez mais me convenço que se tirarmos à história os seus elementos mais sobrenaturais, ela poderia ter sido possível num qualquer lugar numa qualquer época algo distante da nossa História. A intriga continua a ser uma constante e um elemento fundamental para nos aguçar o apetite e nos levar a colocar questões que só mais tarde poderão ter resposta (espero que não muito mais tarde...) e as hipóteses de desenvolvimento que se nos afiguram ser mais prováveis continuam a nunca ser as mais acertadas. Martin, tem um talento especial para matar os personagens principais, para fazer sofrer os nossos personagens preferidos e para dar a volta a questões complicadas de um modo que só a vida real poderia fazer. Na escrita de "fantasia" as opções deste autor raramente são adoptadas e é isso que torna esta saga tão especial. É completamente imprevisível. Não quero adiantar muito sobre a história em si, se o fizesse decerto revelaria algo mais que o devido. Apenas posso recomendar vivamente a sua leitura. 9/10
"Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?"
As imagens foram retiradas daqui. Bom fim-de-semana e boas leituras para todos...
"Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate.
" Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!
E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister.
Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!"
Com este segundo volume das Crónicas de Gelo e Fogo George R. R. Martin apenas conseguiu prender completamente a minha atenção. Com o rei morto e as relações entre Lannister e Stark completa e irremediavelmente quebradas tem início a guerra pelo Trono dos Sete Reinos com a qual leitor tem a oportunidade de fazer descobertas incríveis e de ser surpreendido pelo desenrolar da acção que, muitas vezes, toma rumos nunca por si imaginados. As fugas, as traições, a intríga palaciana...tudo se conjuga para que o leitor tenha verdadeira difuculdade em largar o livro nem por um instante.
O facto de em cada capítulo do livro a história ser narrada do ponto de vista de um personagem diferente fez com que desse por mim a desejar que rapidamente chegasse o capítulo de determinado personagem para poder saber novas suas e das suas peripécias. Esta característica do livro permite-nos também ver a história do ponto de vista dos diversos personagens, descobrir o modo como cada um vê o mesmo assunto de um ângulo distinto, torna mais familiar o modo de agir e pensar dos personagens levando o leitor a tentar por vezes antecipar as acções de alguns deles. Confesso que, no meu caso, não foram muitas as vezes que acertei pois a imaginação do autor é tudo menos previsível. Adoro ver os personagens crescer e tomarem novas formas aos nossos olhos, as mutações sofridas pelas suas emoções, o modo como nos podem surpreender as suas acções...
O lado mais sobrenatural e fantástico da história continua presente. Não só a khaleesi Daenerys consegue dar vida a três fabulos dragões - criaturas há muito extintas em todo Westeros - como se adensam os problemas para lá da Muralha. O mistério e o perigo aumentam a cada página virada...
9/10
“Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Há cada vez menos para dizer sobre George R. R. Martin e o que há são elogios. Depois de seis livros, a sua obra continua com um fulgor fascinante e surpreendente. Cada capítulo é uma surpresa, pois está recheado de novidades que nos deixam boquiabertos e nos fazem (re)ler cada linha para assimilar que, de facto, o que lemos, aconteceu. N' A Glória dos Traidores, em alguns momentos, a curiosidade chegou a ser tanta que quis saltar partes e ler como tudo terminava... Não o fiz, mas confesso que, perante a perspectiva de ter meses de espera até ao próximo livro, e, consequentemente, até ao final da saga, a minha resistência começa a baquear.
(ver sinopse aqui)
Quarto volume da saga de George R. R. Martin, quarta obra-prima. O título deste livro, O Despertar da Magia, não podia estar mais apropriado. É uma continuação de todos os livros anteriores, mas, provavelmente, o que mais apela à nossa imaginação e à fantasia. O desenrolar dos acontecimentos e os seus desfechos são imprevisíveis e surpreendentes. Neste livro, a acção atinge um climax (conto que, até ao final da saga, mais se seguirão, tendo em conta as críticas que tenho lido d' A Tormenta das Espadas) que nos deixa quase sem folgo. A luta pelo poder põe as facções Baratheon, Stark e Lannister frente a frente. As descrições pormenorizadas e cativantes transportam-nos para o campo de batalha onde podemos sentir o pulso às personagens. Apreciei várias passagens, sobretudo porque, com muita pena minha, nada do que tinha imaginado aconteceu (bom sinal, diga-se). Mas nem só de sangue fala este volume. Em O Despertar da Magia continuamos a explorar o íntimo das personagens - os seus medos, os seus desafios, os seus desejos - e surgem algumas novas que animam a história. É impossível não nos apaixonarmos pelo enredo e, sobretudo, pelas personagens, por mais que algumas delas sejam uns diabinhos em forma de gente. A leitura da saga prossegue dentro de momentos... :)
Começam a faltar elogios para os livros de George R. R. Martin. O terceiro volume de Crónicas de Fogo e Gelo, A Fúria dos Reis, volta a deixar-nos arrebatados. Os momentos de suspense, de desilusão, de alegria ou de pura descontracção sucedem-se.
N'A Muralha de Gelo, George R. R. Martin volta a surpreender e a cativar o leitor do princípio ao fim. A história conhece novos desenvolvimentos e levanta o pano sobre desfechos completamente imprevisíveis. Confesso que fiquei surpresa com alguns deles e, até ao último momento, esperei que não acontecessem.
A Tormenta de Espadas é a primeira parte do original "A Storm of Swords", geralmente considerado o melhor volume publicado até agora das Crónicas de Gelo e Fogo, da autoria de George R.R. Martin. Apesar de ainda só ter lido metade (do livro original), posso dizer que de todos os volumes lidos até agora este foi o meu preferido. O motivo para isto é que, para além de todos os aspectos positivos presentes nos volumes anteriores, este livro é consistente no que diz respeito ao interesse gerado pelos capítulos das várias personagens.
Parti com expectativas elevadas para a leitura de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin. As críticas que tinha ouvido eram bastante boas e, a juntar a isso, tinha lido, há algum tempo, um excerto do prólogo que me tinha entusiasmado. Hoje, posso dizer que estou totalmente rendida à saga das Crónicas de Gelo e Fogo.