Hoje estava reunido um grupo maior do que na semana passada. Das mães que paticiparam no último sábado, só a Eugénia marcou presença, com o Diogo e o Duarte. A Ana Paula, a Lígia, a Luciana e a Suzete foram estreantes, ou quase. Em princípio, algumas voltarão no próximo sábado para a sessão exclusiva para pais, já que não participaram na outra.
Os pequenos estavam muito tímidos, muito agarradinhos às mães. Mas gostaram do jogo de adivinhar os livros... e das perguntas do livro De onde vem a pimenta?. Como sempre acontece, foi com este livro que concluí o atelier. As crianças já estavam cansadas, com um ratinho no estômago e tinham-se dedicado ao desenho de personagens dos livros escolhidos. Duas não tinham vontade de voltar para o semi-círculo onde estavam as mães. Porém, à medida que as perguntas se sucediam, as suas cabecinhas inclinavam-se para verem as imagens do livro e ouvirem as explicações sugeridas.
Confirma-se que nem sempre é preciso que as crianças estejam completamente silenciosas e quietas para que se concentrem na audição de um texto. Confirma-se igualmente que não devemos forçá-los a estar interessados, esse interesse deve ser genuíno, e derivar do próprio texto. O nosso papel é destacar no escrito os pontos mais apelativos, dramáticos ou surpreendentes, transpondo para a leitura o nosso próprio entusiasmo.
Os pares escreveram textos originais, um dos quais em verso (a propósito do Pequeno Livro da Desmatemática), mas não os consigo encontrar para serem publicados... Infelizmente.
De qualquer forma, espero reencontrar a Ana Paula, a Luciana, a Lígia e a Suzete no próximo sábado, e desejo que passem a palavra a outras mães.
O convite é aberto a todos o que quiserem participar: às 10h, na BIJ em Cascais, encontrar-nos-emos para partilhar estratégias de motivação e apresentar (se tivermos tempo) alguns livros para diversas faixas etárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário