Ao corrigir os portfólios dos professores que frequentaram a acção de formação em Montemor-o-Novo, tive acesso ao boletim da Biblioteca Escolar da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas. Reza assim o programa da Semana da Leitura:
«De 3 a 7 de Março de 2008: Cinco dias a festejar a leitura e o livro! A Biblioteca Escolar foi o local privilegiado para a festa do livro e tornou-se pequena para todos os que assistiram e participaram nas diferentes actividades. Na escola com... foi dos momentos mais altos desta semana. Consistiu na partilha de experiências de leitura com professores, encarregados de educação, convidados de outras bibliotecas e figuras públicas.
Decorreram ainda sessões em que os alunos foram protagonistas: dramatizações, espectáculos de poesia inter-turmas, leitura em vários sotaques e debates.Na Biblioteca Escolar esteve também patente uma pequena exposição sobre grandes figuras da literatura feminina e houve distribuição de marcadores de leitura.
Mas a festa alargou-se a toda a escola. No átrio, todos puderam apreciar o painel interdisciplinar Ler...Interpretar...Ilustrar... construído pelos alunos do 9ºA e 9ºB, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Visual, baseado na leitura dos contos Assobiando à vontade, de Mário Dionísio, e A Ilha Desconhecida, de José Saramago.
Nas salas de aula houve Momentos poéticos, com a colocação de um poema nos livros de ponto, para que os professores dedicassem alguns minutos da aula à leitura. Porém, os momentos de poesia não ficaram por aqui. Também houve Poemas ao ataque, quando os alunos do 12ºB entraram nas salas de aula e surpreenderam os colegas com a leitura de poemas.
No refeitório da escola foi servida diariamente Sopa de Letras às crianças do pré-escolar, através da leitura de histórias infantis pelos alunos do 9ºB.
Os corredores da escola foram decorados com poemas e ilustrações, convidando à leitura.
Ao longo de toda a semana os livros foram o centro das atenções, e à volta deles vivemos momentos divertidos e agradáveis... Momentos que nos fizeram reflectir, partilhar, sonhar e, quem sabe, sentir a curiosidade e a vontade de pegar num livro e ler... Esse foi o nosso principal objectivo. Mas a Semana da Leitura não morre aqui. Continuaremos a dinamizar actividades que vão de encontro ao nosso sonho: levar os alunos a Ler+.
Um agradecimento muito especial a todos os que participaram na preparação e concretização da Semana da Leitura. Muito obrigada aos alunos, professores, funcionários e convidados que connosco colaboraram, tornando estes cinco dias tão aprazíveis e dignos de memória.»
Apesar das novas regras de avaliação da classe docente, apesar da indisciplina, apesar do novo estatuto do aluno, ainda é possível promover uma semana como esta. Inspirador...
Nenhum comentário:
Postar um comentário