quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Edições Tinta-da-China lança Moderno Tropical - Arquitectura em Angola e Moçambique, 1948-1975

Título: Moderno Tropical - Arquitectura em Angola e Moçambique, 1948-1975
Autoras: Ana Magalhães Inês Gonçalves
PVP: 39.9 euros

O trabalho de investigação e de fotografia de uma arquitecta e uma fotógrafa mostram-nos a melhor arquitectura moderna portuguesa, que teve entre os principais cenários cidades como Luanda, Maputo, Lobito e Beira.

No território africano sob domínio colonial português, menos sujeito à pressão dos cânones culturais do Estado Novo e ao mesmo tempo com mais necessidades de construção urbana, houve espaço para que os arquitectos portugueses pudessem explorar livremente o Movimento Moderno.
A expressão desta arquitectura em África, nos anos 50 e 60, traduziu não só os ensinamentos da Carta de Atenas, de Le Corbusier, mas também as formas modernas desenvolvidas no Brasil. É há procura desse denominador comum - tropical – que Ana Magalhães parte com Inês Gonçalves numa viagem a Luanda, Lobito, Maputo e Beira, onde fazem um levantamento fotográfico dos edifícios aqui tratados.
Entre texto de investigação e imagens, ficamos a conhecer o belíssimo trabalho de oito arquitectos portugueses, que no contexto colonial africano puderam aproximar-se da vanguarda da arquitectura moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário