terça-feira, 8 de julho de 2008

Lún Yǔ - Analectos de Confúcio / Analetos de Confúcio / Analecta de Confúcio / Diálogos de Confúcio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Analectos (論語 ou 论语) (pinyin: Lún Yǔ), Anale(c)tos de Confúcio, Analecta de Confúcio ou Diálogos de Confúcio constituem o livro doutrinal mais importante do Confucionismo e é constituído por uma selecção de textos atribuídos a este pensador chinês e aos seus discípulos.

Confúcio viveu na China, entre 551 e 479ª.C., e exerceu e ainda exerce profunda influência na cultura chinesa, e em especial no que diz respeito à educação e à moral, tendo como centro o homem. Como muitos outros grandes homens do passado, nada escreveu e os Analectos são uma coletânea de aforismos feita por seus discípulos e difícil de interpretar, tanto pela linguagem chinesa pictórica e simbólica, que, com certeza, ao longo de sucessivas traduções teve alguns significados alterados.

Os Analectos são compostos por 22 Capítulos, aparentemente sem conexão seqüencial, nos quais são abordadas as virtudes, ensinamentos morais, qualificações como a “benevolência”, que ele considerava a qualidade mais importante que um homem pode ter. Um ponto central dos ensinamentos de Confúcio é que ser moral não tem nada a ver com interesses próprios; a moralidade é algo a ser perseguida por ela mesma e este parecer ser a mensagem fundamental de Confúcio. Além da benevolência outras virtudes são sabedoria ou inteligência (chih) e a coragem (yung). A coragem, para ser uma virtude, precisa estar a serviço da moralidade. A reverência (ching) não é estabelecida em função do medo, mas oriunda da consciência da responsabilidade em promover o bem-estar do povo. Como político Confúcio adotava um certo paternalismo. As qualidades morais só se completariam mediante o exemplo e a participação no Governo, cuja proposta básica é o bem-estar do povo (min).

BAIXAR PDF

Um comentário:

  1. ola... link deletado, assim que arrumarem fariam a gentileza de me informar....rykoaz@ig.com.br

    ResponderExcluir