terça-feira, 29 de setembro de 2009

Caderno edita "Alex e eu"

Alex & Eu, de Irene M. Pepperbeg, é uma das propostas da editora Caderno para Outubro.

Quando Alex morreu, aos 31 anos, a notícia correu mundo, relatada pelas rádios e televisões, evocada em obituários de publicações tão prestigiadas como a Economist ou o New York Times. Alex, afinal, era um papagaio muito especial. Falava como gente grande, mais de 150 palavras, conhecia números, cores, formas, pensava pela sua própria cabeça, até fazia contas de somar. Tinha aprendido tudo isso com Irene Pepperberg, uma cientista brilhante que passou trinta anos ao seu lado, a ensiná-lo, a estudar-lhe cada gesto, a registar cada novo progresso.
Em Alex & Eu, Irene conta a história que nunca apareceu nos jornais. Fala da sua relação afectiva com um papagaio extraordinário, recorda um quotidiano feito de saudades, de birras, de momentos de ternura ou de ataques de ciúmes. E do modo como, todas as noites, antes de se deitar, ela perguntava ao seu amigo: ´Estarás cá amanhã?´ Ao que ele respondia, fielmente: ´Sim, amanhã estarei aqui. Porta-te bem. Gosto muito de ti.

Sobre o autor:
Nascida em Nova Iorque, em 1949, Irene M. Pepperberg era uma criança solitária. Aos quatro anos recebeu o primeiro de vários pássaros de estimação, e desde logo começou a interrogar-se sobre o que pensariam os seus pequenos amigos. Quando entrou para a Universidade e começou a estudar Química no MIT, rapidamente se apercebeu que tinha escolhido o curso errado.
Em 1977 comprou Alex numa loja de animais, e deciciu começar a estudá-lo. Esse projecto, de toda uma vida, obrigou-a a uma luta constante para angariar fundos. Investigadora da Universidade de Brandeis, dá aulas sobre as faculdades cognitivas dos animais na Universidade de Harvard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário