Já tinha relatado aqui o início da Comunidade de Jovens Leitores na Biblioteca Municipal do Sobral de Monte Agraço. Já realizámos três sessões e estou bastante satisfeita com o grupo, apesar da maioria não ter marcado presença na última 4ª feira.
Pela primeira vez, falamos efectivamente de livros, com espontaneidade e entusiasmo. Os participantes opinam, questionam passagens que não percebem, proferem juízos de valor.
O primeiro livro, Escrito na parede (Ana Saldanha, Caminho), provocou muita confusão, devido à liberdade diegética, com analepses frequentes e o recurso ao discurso indirecto livre. Só dois participantes tinham lido o livro integralmente, e apenas um tinha gostado. Os outros tinham-se rendido às dificuldades. Como as partilharam, pude ajudar a esclarecer dúvidas e a aclarar a acção principal. Então, quem não tinha terminado a leitura decidiu voltar a levar o livro para casa. Anteontem, a Ana e a Mariana já tinham concluido a leitura e a Ana afirmou ter gostado. Entretanto, já tinham entre mãos outro livro, Biblioteca Mágica (Jostein Gaarder, Klaus Hagerhup, Presença), mais acessível, apesar do número de páginas e do diminuto tamanho da letra. O Leonardo, que cumpriu sempre os prazos de leitura, disse ter preferido esta narrativa, mais entusiasmante e misteriosa. Não a debatemos em profundidade, porque só ele a tinha lido, por isso aguardo uma sessão mais concorrida no próximo dia 11 de Março. Criámos um blogue, Só para Pessoas Cultas, a partir da sugestão da Inês Varela (tagarela), para o qual a Ana tem contribuído bastante. A Mariana também já se estreou, pelo que estou muito contente. Vamos ver a continuação...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário