terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Livros que foram e podem voltar a ser prendas

Nesta época não se foge às prendas, às sugestões, às memórias de anos passados.
Por isso recordamos alguns livros que recebemos ou oferecemos no Natal. O convite estende-se a todos os que queiram partilhar uma memória. Podem fazê-lo enviando-nos um mail, que será publicado no blog.

Desde cedo que os livros fazem parte da minha lista de Natal. Em tempos idos, a minha lista era estrategicamente concebida de acordo com a da Mafalda, minha amiga de infância, de forma a que os nossos presentes nunca se repetissem e pelo contrário, se complementassem.
Quando entrámos na fase das colecções, escolhiamos os números dos livros que cada uma pedia. Lembro-me da colecção da Patrícia, acho que era da Verbo, que nós adorávamos. Apesar de serem livros de aventuras de um grupo de adolescentes, as descrições e a intriga era já um pouco mais complexa que a dos Cinco ou de Uma aventura. Depois de receber as prendas, quando me deitava, levava comigo vários livros e tentava explorá-los a todos, deliciava-me a escolher e nessa noite lia sempre muito pouco, de tal maneira era difícil e exigente optar entre a sinopse da contracapa, a ilustração, o início da narrativa, os capítulos...
Depois, logo no dia seguinte, dia de Natal, eu e a Mafalda actualizávamos a informação ao telefone, e o entusiasmo crescia até ao dia do reencontro... Entretanto, adiantávamos serviço, lendo cada uma o primeiro livro que escolhera. Para mais tarde partilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário