quarta-feira, 9 de maio de 2007

Ver para Crer na EB 2/3 Comandante Conceição e Silva

Ontem de madrugada chegaram-me algumas fotos que a prof. Manuela Caeiro me enviou. São do atelier que realizei ontem na sua escola com o 5º 3ª, que muito se entusiasmou e participou. A maioria dos alunos votou em quase todos os livros propostos, e houve três vencedores ex-aequo: O bebedor de tinta, As crónicas de Spiderwick e As brincadeiras do Menino Nicolau.
Ao almoço, a prof. Lurdes, também coordenadora da biblioteca escolar, perguntou-me como tinha chegado àqueles livros, como os descobria. Eis o meu método: respeitar os critérios deste público, que fui conhecendo ao longo dos diversos ateliers, diversificar temáticas, estar atenta a novidades mas fugir dos livros que genericamente conhecem, apresentar livros para adolescentes leitores e adolescentes não leitores.
A partir daqui, tudo funciona por tentativa e erro, analisando cada realidade e verificando tendências. Há livros que os entusiasmam quando são apresentados por mim, e que sei que não vão agradar à maioria, se os começar a ler. Mas conto com o elemento surpresa. Acreditando que há sempre um livro para uma pessoa, sei que é possível que algum livro surpreenda um jovem leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário