quarta-feira, 8 de agosto de 2007

As Plantas Mágicas - Botânica Oculta, de Paracelso

Para se conhecer a fundo o mundo das plantas do ponto de vista do Ocultismo, se torna absolutamente necessário estudá-las em suas relações com o Macrocosmo (Universo) e com o Microcosmo (o homem), de acordo com as teorias de Paracelso, teorias que se acham espalhadas nas obras do famoso médico e alquimista, as quais temos reunido com carinho, ordenando-as, além disso, até o ponto de formar com elas todo um corpo de doutrina, que procuramos condensar neste pequeno volume. Estamos cientes de que nosso modesto trabalho apresenta várias lacunas e omissões de certa importância e, por isso mesmo, não podemos nem remotamente ufanar-nos de poder apresentar aos estudiosos uma Botânica Oculta muito extensa e muito menos completa; mas sentimo-nos satisfeitos, até certo ponto, naturalmente, por ter assentado as bases de uma ciência vacilante em suas origens, estancada durante séculos num estado amorfo e, por último, em nossos tempos, completa-mente esquecida.
Nosso estudo nos levou a conceber uma Botanogenia, uma Fisiologia e uma Fisiognosia, cujas características se aproximam mais da Ciência Oculta do que daquela oficialmente reconhecida.
A Botanogenia nos esclarecerá a respeito dos princípios cosmogônicos, cujos germes em ação produzem na Natureza o reino que nos ocupa.
A Fisiologia vegetal nos levará ao estudo das forças vitais que, em sua constante evolução, constituem seu alimento e desenvolvimento.
E, finalmente, a Fisiognosia vegetal, ciência dos Signos ou ciência das Correspondências Astrais, nos ensinará a conhecer, por seu aspecto exterior, as forças secretas de cada uma das plantas.
Além de ser um dos aspectos mais interessantes da Ciência Oculta, o estudo da Fisiognosia vegetal constitui um tema quase inédito na literatura esotéria espanhola.
Concluiremos este breve ensaio, publicando no final da obra pequeno dicionário de botânica oculta, no qual figurará um determinado número de plantas e flores/com a indicação de suas propriedades curativas e de suas virtudes mágicas. Sempre que os conheçamos, apontaremos em seu tempo próprio seus signos astrais, ou seja, a influência astrológica a que estão submetidas, cujo conhecimento é de grande transcendência para o estudante de Ocultismo que esteja algo preparado.

BAIXAR PDF
(Esta versão é de 1976. Para adquirir a versão mais atual e revisada, vá para http://www.hemus.com.br/livro.asp?codigo=11387.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário