terça-feira, 24 de março de 2009

O Tigre Branco

O Tigre Branco é o romance de estreia Aravind Adiga, autor indiano, que ganhou em 2008 o Man Booker Prize.
Este livro é uma brilhante sátira ao universo indiano, no qual o autor através da sua personagem principal – um jovem indiano de nome Balram – escreve uma carta ao primeiro-ministro chinês descrevendo a sua vida desde a sua miserável meninice até ao momento em que se torna um empresário de sucesso da cidade de Bangalore.
Esta obra é deliciosa. A escrita é simples, sem rodeios e de um realismo brutal, capaz de descrever minuciosamente – sem ser de maneira nenhuma entediante – a vida de um jovem indiano de uma casta baixa que sobe a pulso na vida até atingir o sucesso.
A Índia é um país continental. Entre os seus mil milhões de habitante existem profundas desigualdades sociais impostas por um sistema de castas que tem sido objecto de profícua literatura.
Para nós, ocidentais, é-nos difícil compreender a realidade pintada por Adiga e outros autores que escrevem sobre esta temática, mas ao mesmo tempo que assumimos a dificuldade devido às intrínsecas diferenças culturais, não conseguimos deixar também de nos sentir fascinados por um mundo que ainda hoje é mágico.
Ficámos muito bem impressionados pelo estilo de Adiga. É um primeiro romance de um nível bastante elevado. Naturalmente que aconselhamos vivamente a leitura desta obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário