quarta-feira, 18 de março de 2009

Inventam-se Leitores III, 2ª sessão

Os dois participantes iniciais da 3ª Comunidade de Jovens Leitores, em Montemor, corresponderam ao meu repto e trouxeram três novos membros que se juntaram hoje ao clube. São agora cinco, mas fazem barulho por dez. Depois de ter convivido com alunos do 10º ano, estes pré-adolescentes de 12 anos parecem-me muito infantis, ainda. Desta feita são os rapazes quem está em força na idade do armário: muitos risos, muitas vergonhas e segredos... A Primavera está no ar, em força.
Percebi que vou ter de os pôr a trabalhar: escrever, imaginar situações, produzir qualquer coisa para que não se dispersem. Por outro lado, esse estado enérgico mas inocente dá-me algum alento. Não me julgam de modo ostensivo, nem tão pouco ficam enfastiados. Por isso creio que as actividades surtirão efeito. Estou até a pensar em alargá-las aos outros grupos, para que não se percam pelo caminho. É possível que o diálogo, por si só, não cative os mais novos. Estou cada vez mais convencida de que se sentem obrigados se lhes propuser directamente que falem dos livros. Com algumas estratégias de associação, talvez o façam espontaneamente, como resposta ao desafio, sem se sentirem inibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário