segunda-feira, 20 de abril de 2009

Porto Editora lança... A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao

A Porto Editora vai publicar um dos livros mais aguardados do ano

A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao – este é o título de um dos livros mais aguardados do ano, o vencedor do Pulitzer Prize 2008, e que a Porto Editora dá a conhecer no dia 30 de Abril. O autor é o dominicano Junot Díaz, que, graças a este assombroso romance, alcançou o estatuto de vedeta literária internacional.
Em finais de 2007, o jornal Público, através de um exclusivo do Los Angeles Times, afirmava que o livro de Junot Díaz seria «o primeiro romance mais falado do ano», salientando o facto de ter sido «aclamado» logo no mês em que foi publicado. Menos de um ano depois, a Porto Editora adquire os direitos de publicação em Portugal e vê o romance ser galardoado com o Pulitzer Prize for Fiction.
A 30 de Abril, o país vai poder perceber as razões do estrondoso sucesso internacional deste livro e do autor Junot Díaz, que já têm sido ansiosamente destacados por publicações portuguesas.

O enredo
Oscar Wao é enorme. E dominicano.
Gozado pelos colegas e isolado do mundo, sonha com raparigas e aventuras extraordinárias, sente vergonha por não estar à altura da reputação viril dos machos dominicanos, mas não consegue mais do que uma vida de desilusões. Para Oscar, o drama é um fado demasiado familiar. A sua breve e assombrosa vida está marcada a ferro e fogo por uma maldição ancestral, o fukú, que, nascido em Santo Domingo, é transmitido de geração em geração, como uma semente ruim.
Alimentada pela sorte dos seus antepassados, quebrados pela tortura, pela prisão, pelo exílio e pelo amor impossível, a história de Oscar escreve-se fulgurante e catastrófica, e integra a grande História, a da ditadura de Trujillo, a da diáspora dominicana nos Estados Unidos e a das promessas incumpridas do Sonho Americano.
Em cada página, Junot Díaz cria uma obra de arte: a sua língua é uma manta de retalhos, uma canção, é uma fenda no muro entre as civilizações, as pessoas e idades, e os seus heróis perseguem, através do humor e da poesia, o objectivo último de todo o ser humano: o amor.

Sobre o autor:
Junot Díaz nasceu em Santo Domingo, na República Dominicana, mas também tem nacionalidade norteamericana. A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao é o seu primeiro romance, produto de 11 anos de trabalho. Escreveu textos de ficção para publicações diversas, como The New Yorker, African Voices, Best American Short Stories (1996, 1997, 1999, 2000), Pushcart Prize XXII e The O'Henry Prize Stories 2009. Além do Pulitzer, o autor foi ainda contemplado com os prémios Eugene McDermott Award, Lila Acheson Wallace Readers Digest Award, 2002 Pen/Malamud Award e Rome Prize from the American Academy of Arts and Letters. Recebeu também as bolsas John Simon Guggenheim Memorial Foundation, 2003 US-Japan Creative Artist Fellowship, pelo National Endowment for the Arts e a bolsa oferecida pelo Radcliffe Institute for Advanced Study, na Universidade de Harvard.
É, actualmente, editor de ficção para o Boston Review e lecciona no Massachusetts Institute of Technology.

Factos
Vencedor do Pulitzer Prize for Fiction 2008 Melhor Romance de 2007, pela New York Magazine Vencedor do National Book Critics Circle Award (fiction) John Sargent Sr. First Novel Prize Anisfield-Wolf Book Award e Dayton Literary Peace Prize Eleito “Notable Book” pelo New York Times. “Best of the Month” na Amazon US (Setembro 2007) Mais de 25 semanas no top 10 da New York Times Best-seller List
Direitos de tradução vendidos para 18 países.

Críticas de imprensa
Parece destinado a ser o primeiro romance mais falado do ano.
Scott Timberg, exclusivo PÚBLICO/Los Angeles Times

Engraçado, urbano e muito bem observado… Um livro extraordinariamente vibrante, alimentado por uma prosa carregada de adrenalina...
Michiko Katutani, The New York Times

O romance de Díaz é um livro dos diabos… A sua discursividade ágil é impressionante. Mas, no final, é a ternura, a lealdade e melancolia da história que nos parte o coração.
Los Angeles Times

Obscuro e exuberante… rico e espirituoso… mas, acima de tudo, este livro ousado, divertido e trágico proporciona exactamente o que um leitor de Junot Díaz esperaria encontrar num romance seu.
Publishers Weekly

Título: A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao
Autor: Junot Díaz
Tradução: Victor Cabral
N.º de Págs.: 296
PVP: 16,50 €

Pode ver ainda as primeiras páginas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário