sexta-feira, 29 de agosto de 2008

JORGE III de Inglaterra

.
Jorge Guilherme Frederico, ou Jorge III, foi rei da Grã-Bretanha e da Irlanda entre 1760 e 1820 e rei de Hanôver entre 1814 e 1820, império formado na sequência da «Guerra dos Sete Anos».
Ficando para a História como um "rei fraco", foi durante o seu reinado que a Grã-Bretanha perdeu as colónias norte-americanas, mas, ao mesmo tempo, surgiu como a mais forte potência europeia, em especial após a luta contra a França napoleónica.
Nascido em 1738, Jorge III teve um desenvolvimento mental lento, que lhe dificultava a aprendizagem. Aos 12 anos, por morte do seu pai, herdava um trono para o qual ainda não estava preparado. A forma que encontrou para manter-se no trono foi apoiar-se na figura de John Stuart, terceiro conde de Bute.
Em 1761, pediu a Bute uma lista das princesas protestantes alemãs. Viria a escolher Carlota Sofia de Mecklenburg-Strelitz, com quem casou em 1761.
Durante os últimos anos de vida, entre 1811 e 1820, Jorge III passou por períodos de loucura. Nesses momentos, mais ou menos longos, o seu filho, o futuro Jorge IV, assumia a regência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário