quarta-feira, 20 de agosto de 2008

INDEPENDÊNCIA AMERICANA

.
A aprovação, em Londres, da "Lei do Chá" - que conferia o monopólio do comércio desse produto à Companhia Britânica das Índias Orientais - foi a faísca que fez explodir a revolta da colónia norte-americana . Num par de anos, a próspera colónia britânica transformar-se-ia num novo país, os Estados Unidos da América.
Os norte-americanos, que começaram por reivindicar igualdade de direitos com os britânicos, tiveram que travar uma dura guerra de independência, face a um adversário que era, ao tempo, «o senhor dos mares».
Desencadeada a partir da Batalha de Lexington, em 1775, a luta arrastou-se para além da proclamação da Declaração de Independência. feita em Filadélfia, a 4 de Julho de 1776. Na verdade, apenas pelo Tratado de Versalhes, assinado em 1783, a guerra terminou oficialmente e a Inglaterra reconheceu como país as suas antigas 13 colónias.
Elevadas à condição de estados da União, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Geórgia, Maryland, Massachussetts, New Hampshire, New Jersey, New York, Pensilvânia, Rhode Island e Virgínia ratificaram em 1789 a sua primeira Constituição e elegeram George Washington como seu primeiro presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário