Pequenos Mistérios, de Bruce Holland Rogers, é uma colectânea de 40 contos, que obteve o World Fantasy Award na categoria "Colectâneas", em 2006. Foi a minha estreia no mundo da ficção curta e, apesar de ter lido críticas bastante positivas, não sabia muito bem o que esperar.
O livro agrega os seus contos em cinco secções, mais ou menos temáticas: Histórias, Metamorfoses, Insurreições, Contos e Simetrinas. Gostei especialmente das Histórias e dos Contos, apesar de a leitura deste livro ter sido um prazer do início ao fim. Como já disse, os contos são bastante curtos (3-4 páginas, em média) e raro é aquele que não nos deixa a pensar: por várias vezes, senti a necessidade de reler frases/parágrafos para tentar apreender o seu conteúdo, ou pelo menos aquilo que representou para mim (não confundir com situações em que precisamos de reler frases/parágrafos para tentar perceber o que temos defronte dos olhos).
Agradaram-me especialmente os contos que mais não eram do que pedaços da vida: deixam a nossa imaginação navegar pelos espaços em branco, pelo que terá acontecido antes e pelo que irá acontecer depois.
O único senão deste livro é que os contos não devem ser lidos todos de seguida (i.e., de rajada) ou num ambiente propício à distracção: devem ser saboreados, apreendidos, degustados. Gostei imenso e recomendo vivamente a quem tiver predisposição para experimentar uma leitura diferente!
9/10
PS: No site da editora Livros de Areia, encontram-se disponíveis para download 4 contos inéditos do autor. Aproveitem para dar uma vista de olhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário