Uma das coisas mais bacanas que acontece lá no Projeto Roedores de Livros é quando as crianças pedem para ler uma história. É uma vontade contagiante que vai passando por todos e aí a gente pára tudo e a turma se volta para ouvir a voz do novo leitor. Percebe-se claramente que durante suas leituras em voz alta, as crianças imitam alguns trejeitos que usamos na mediação. Apresentam o livro, dizem o nome do autor e ilustrador, identificam a editora e, durante a leitura, fazem algumas pausas para mostrar as ilustrações. É preciso paciência pois muitas vezes a história escolhida por eles é longa demais e, quase sempre, a leitura em voz alta esbarra na insegurança e na própria dificuldade que a precária formação escolar impõe à leitura. Mas deixamos o grupo sempre muito à vontade e esperamos o tempo de cada um. Ali, não temos pressa para chegar ao fim da história. Afinal, a história destes meninos e meninas está apenas começando.
Neste post, algumas fotos da nossa turma em pleno ato de ler, no dia 06 de dezembro de 2008. A seguir, as legendas das fotos. That's all, folks.
Na primeira foto, Deysiane lê o conto A Morte e o Ferreiro do livro Contos de Morte Morrida (Ernani Ssó, com ilustrações de Marilda Castanha, Cia das Letras). Acima, Jaderson lê um capítulo do livro Aula do Além, da coleção Fantasmas da Rua do medo (R. L. Stine).
A Casa que João Construiu foi lido por Stefany.
Layane leu Clifford - O Cachorro Vermelho (Norman Bridwell, Cosac Naify).
Por fim, Lucas divertiu a todos ao ler Assim Assado (Eva Furnari, Moderna).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário