Nasceu há cem anos.
No dia 9 de Fevereiro de 1909, na vila do Marco de Canaveses, nasceu Maria do Carmo Miranda da Cunha.
Chegou ao Rio de Janeiro, com dois anos de idade. A sua infância e a sua adolescência, sempre passadas no meio da boémia carioca, não foram fáceis.
Cedo começou a cantar, o que fez com que, aos 14 anos, abandonasse a escola e optasse por ir trabalhar. Empregou-se numa chapelaria donde, por falta de aplicação, foi despedida pouco depois.
A sua estreia nos palcos, pouco tempo decorrido, registou considerável sucesso o que chamou a atenção do compositor Josué de Barros. Foi ele que, além de lhe ensinar alguns rudimentos de violão, a contratou, pagou a um professor para lhe dar lições de dicção e canto e usou todas as suas influências para lhe abrir as portas da rádio.
Com a marchinha intitulada «Pra Você Gostar de Mim» bateu todos os recordes de vendas até então registados no Brasil. Tinha então 19 anos.
A partir de então a carreira de Carmen Miranda não mais parou de crescer.
O famoso lundum «O que é que a baiana tem» nascido no Casino da Urca, em que Carmen Miranda aparecia com a cabeça envolta num turbante com frutas tropicais, trajando à mãe-de-santo da Baía, profusamente adornada de pulseiras e balangandãs, e calçada de tamanca alta para disfarçar o seu metro e cinquenta e três de altura, emprestou-lhe a imagem que o mundo conheceu.
Foi há já 100 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário