sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Exército Perdido de Valerio Massimo Manfredi é a nova aposta da Porto Editora

Título: O Exército Perdido
Autor: Valerio Massimo Manfredi
N.º Págs: 448
PVP: 18€

O Exército Perdido, vencedor do Prémio Bancarella 2008, marca a entrada do célebre autor e arqueólogo italiano, Valerio Massimo Manfredi, no catálogo da Porto Editora. Autor apresentará o livro no Porto e em Lisboa, a 2 e 4 de Novembro, respectivamente.
O novo livro de Valerio Massimo Manfredi, O Exército Perdido – Prémio Bancarella 2008 – chega às livrarias no próximo dia 22 de Outubro. Depois de mais de seis milhões de exemplares vendidos em 45 países (entre os quais Inglaterra, E.U.A., Espanha, França e Brasil), o escritor italiano recupera uma das mais famosas obras da literatura grega (a Anábase, do ateniense Xenofonte) como mote para mais de 400 páginas de épica acção.

O escritor, arqueólogo e responsável de programas de televisão sobre a História Antiga vem a Portugal
apresentar a sua mais recente obra: dia 2 de Novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e dia 4, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Sobre O Exército Perdido
Podemos dizer que a vitória não é o único caminho para a glória. No ano 401
a.C., trinta anos de guerra entre Esparta e Atenas levaram a Grécia ao limite das suas forças. Nesse momento de profunda crise, Ciro, irmão do imperador persa Artaxerxes, decide reunir um enorme exército de mercenários gregos, que passará à História como o “Exército dos Dez Mil”. Ainda que tenha
anunciado que o seu propósito era combater tribos rebeldes, o verdadeiro objectivo desta marcha de três mil quilómetros continua a ser um dos grandes enigmas da Antiguidade.
Depois da morte de Ciro numa batalha, os mercenários ficaram abandonados à sua sorte num território que lhes era hostil. Pouco depois, os chefes gregos seriam aniquilados numa emboscada. Xenofonte, um culto guerreiro ateniense, toma o comando da fracassada expedição e empreende o regresso à pátria. A seu lado, sempre, uma mulher: Abira, a jovem que tudo abandonou para o seguir.
O Exército Perdido narra a épica aventura dos Dez Mil e, simultaneamente, a história de um amor incondicional que nunca vacilou diante das maiores adversidades.

Sobre o Autor
Valerio Massimo Manfredi (n.1943) é arqueólogo, investigador e topógrafo do Mundo Antigo.
Actualmente a leccionar na Universidade de Bolonha, tem publicado inúmeros artigos académicos e várias obras de ficção, de entre as quais se destaca a famosa trilogia sobre a vida de Alexandre, o Grande, cujos direitos foram vendidos para 38 países e que deu origem a um filme da Universal Pictures. A sua obra já vendeu mais de seis milhões de exemplares em todo o mundo. Com O Exército Perdido, Manfredi obteve o Prémio Bancarella 2008.

O que dizem
«Uma das histórias mais extraordinárias da Antiguidade.»
PANORAMA

«Valerio Massimo Manfredi é um verdadeiro mestre.»

THE TIMES

«São poucos os escritores que conseguem combinar na medida certa o ritmo e a atenção ao detalhe, tal como Valerio Massimo Manfredi o faz nas suas histórias épicas de desejo, duplicidade e actos heróicos... Não é necessário ter qualquer conhecimento histórico para se deixar cativar pelas descrições dos campos de batalha e pelos pormenores da vida quotidiana da época.»
SUNDAY EXPRESS

«Os livros de Manfredi são únicos e inconfundíveis. São romances épicos, que reconstituem os heróis clássicos na sua fina luz perpétua. É a História reconciliada com o mito que se revela capaz de renovar paixões e ideais sempre respeitando com o rigor os factos históricos. É um fenómeno editorial.»
IL SECOLO D’ITALIA

«São páginas que se lêem de um só fôlego até ao inesperado final. São personagens descritas de um modo magistral. Mas a mais atraente é Abira, a narradora. Por entre um ambiente de guerra, uma mulher apaixonada é capaz de intuir temas que para a razão masculina são incompreensíveis. Uma vez mais, Manfredi não despontará os seus muitos leitores.»
IL MESSAGERO

«Este romance contém todos os elementos de um verdadeiro romance épico. São páginas repletas de aventura, perigo, amor, vingança, mistério e enigma.»
HISTORICAL NOVEL REVIEW

Nenhum comentário:

Postar um comentário