José Rodrigues dos Santos, com o seu romance O Codex 632, foi nomeado para o International IMPAC Dublin Literary Award, um prémio escolhido através da votação de 163 bibliotecas de cidades de 43 países de todo o mundo. Com esta nomeação para um dos mais significativos prémios literários de âmbito internacional, José Rodrigues dos Santos obtém uma muito prestigiante distinção mundial. O galardão será entregue em Junho, durante uma gala literária em Dublin. O vencedor receberá 100 mil euros.
Para além de José Rodrigues dos Santos, foram nomeados para a edição deste ano do IMPAC Dublin Literary Award dois outros autores portugueses, José Saramago e José Eduardo Agualusa, e ainda Philip Roth, Paul Auster, Peter Carey e Salman Rushdie.
O Codex 632, um romance sobre os Descobrimentos Portugueses e a identidade secreta de Cristóvão Colombo, foi lançado em 2005 pela Gradiva, marcando a estreia da personagem Tomás Noronha, que regressaria depois em A Fórmula de Deus, O Sétimo Selo e no mais recente romance do autor, Fúria Divina.
O Codex 632 vendeu 186 mil exemplares em Portugal e tem os direitos adquiridos por editoras de 10 países – Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, Polónia, Roménia, Bulgária, Estónia, Hungria e Rússia.
O IMPAC Dublin Literary Award é o mais avultado e internacional prémio literário do género e é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Dublin e da empresa IMPAC. Tem por objectivo promover a literatura de qualidade e fomentar a tradução de livros, elegendo anualmente um trabalho de reconhecido mérito literário, com a colaboração de bibliotecas de todo o mundo. O Prémio Impac é administrado pelas Bibliotecas Públicas de Dublin.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário