Tenho andado imersa em portfólios de professoras. As sugestões de actividades são muitas, e pela descrição, com algum sucesso. Da escrita criativa à liberdade de leitura recreativa, à leitura em voz alta de uma obra, passando pela criação de expectativas de leitura, são várias as técnicas que pelos vistos ainda funcionam na abordagem à leitura recreativa.
O mais interessante da análise dos portfólios foi constatar que as docentes não fugiram ao seu perfil, e escolheram e realizaram actividades de acordo com as suas preferências e valores. No que respeita as professoras do 1º ciclo, houve quem privilegiasse a palavra, ou o relacionamento inter-pessoal. Outras, o conhecimento do outro e de si próprio.
Apesar de terem ficado algumas pedras no sapato (demasiadas fichas, ou muitas actividades para o mesmo objectivo, ou ainda a necessidade de enquadrar todas as actividades numa lógica), fiquei satsifeita com o resultado final da Formação porque genericamente constatei que o nosso trabalho seria aplicado em sala de aula, e que a diversidade de estratégias (esse foi o ponto forte da formação) era exequível dentro dos quadros programáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário