quarta-feira, 4 de março de 2009

Os 12 Estados do Ser, de Vitorino de Sousa

TRECHO:
ESTADO 1
O PRIMEIRO QUE APARECE E VENCE
1º signo: CARNEIRO (21de Março a 20 de Abril)
Elemento: FOGO
Qualidade: CARDEAL (introduz a Primavera; Equinócio)
Regente: MARTE
O PRIMEIRO QUE APARECE E VENCE
O PR(eza o seu ascendente sobre o início. Por ser quem encabeça a lista,
IME IR(á, isolado, chispando, contra a linha da frente.1 Quando conquista,
O QUE AP(onta os cornos ao Tempo2 pois não tem Memória. Sua glória suada,
ARE CE(rcada de solidão, constrange. Cantá-la a sós não deve! Nem apetece!
E VEN CE(derá se sentir os pés peados, mas nem assim o ímpeto lhe esmorece.
1 - IR(á, isolado, chispando, contra a linha da frente.
Reforço da noção de destemor e valentia. O termo «chispando» denota excesso de
energia e refere-se à chispa da pederneira: o irromper brusco do tipo de Fogo,
primordial, associado a este signo.
2 - AP(onta os cornos ao Tempo,
Os cornos do carneiro são um símbolo de investida impetuosa. Convém lembrar que nos
aríetes - antiga máquina de guerra utilizada nos assaltos para acções de arrombamento -
a zona de embate era talhada na forma de uma cabeça de carneiro, armada de
poderosos chifres. No corpo humano, a zona associada a este signo é precisamente a
cabeça, o «início» do corpo físico, tal como Carneiro é o «início» do zodíaco.
O PRIMEIRO QUE APARECE E VENCE
Eu sou o Guerreiro Obstinado.
Orgulho-me principalmente da minha liderança incontestada sobre o Ciclo das Estações.
Estou à cabeça dos 12 Estados de Ser e comigo se abre a Grande Roda da Vida
porque o Sol entra em mim no equinócio da Primavera
- o momento exacto em que a Natureza começa um novo ciclo.
Assim sendo, creio natural o meu orgulho na relação estreita
que mantenho com o início das coisas.
Sozinho, sou perfeitamente capaz de afrontar desafios,
pois tenho-me na conta de ser a personificação da Coragem!
Quando me predisponho a desbravar novos caminhos
(agredindo, se preciso for!)
desencadeando o meu espírito pioneiro
pouco ou nada me importam as consequências dos meus actos
na medida em que me concentro apenas nos resultados que pretendo atingir!
Desprezo o Passado, porque sei que não há tempo a perder.
... Sim, eu sei que o velho Cronos está muito arreigado a esse Passado
e também ao Tempo, à Tradição, à Velhice...
Mas é precisamente por causa dessas correlações
pela sua tendência para a cautela, o medo e a segurança
- por ser aquilo a que se costuma chamar um tipo avisado -
é por isso que não lhe concedo grande estima.
Reconheço que quando vou até seus domínios
me recebe duma forma sempre exaltada
- gesto que eu sou incapaz de retribuir
quando se dá o caso de ser ele a vir até aos meus.
Mas eu sou assim mesmo!
A cortesia e as pausas para reflexão comigo não funcionam...
pura e simplesmente porque eu não quero que funcionem!
Outra coisa interessante é asseverar-se que as minhas vitórias não terão qualquer valor
- e passarão até a ser imerecidas -
se não reconhecer que devo repartí-las;
que devo perder o hábito de glorificar os objectivos conquistados
esquecendo os apoios oferecidos
desprezando os degraus em que me apoiei.
Esquecem-se de que só eu sei quanto custa ser vencedor!
Enfim, julgamentos éticos de quem passa a vida a pensar!
Eu preferirei sempre a acção!
O curioso é que se prevê um futuro limitado de movimentos
para este meu temperamento agressivo e impetuoso.
Quem tal prevê baseia-se na evidência da minha força
e obstinação de não parar diante de nada
para concluir que acabarei como um balão vazio!
O que digo para terminar esta conversa inútil é o seguinte:
- o meu colaborador habitual, o Deus da Guerra
é a personificação do espírito de iniciativa,
do ímpeto conquistador
e do combate individual contra forças adversárias!
Portanto, desprezo solenemente quem tais opiniões expressa!
Convém não esquecer que eu sou
O PRIMEIRO QUE APARECE E VENCE
ENTRE O UM AGRESSIVO E O DOIS QUE RETÉM
EN TRE(meu o novo ciclo, em Março?1 Foi quando ascendeu a cria
O UM AGRESS(iva, cheia de coragem, de acção, de silvos e desejos!
I VO(lteou a espada de Fogo; mas, a sós consigo, que ganharia?
E O DO(madora, surge então a Terra:2 acha, brisa, flores e beijos,
IS QUE RET EM(bebendo, salvando a centelha que doutro modo se apagaria.
1 - TRE(meu o novo ciclo, em Março?
A Natureza "treme" com as poderosas energias da terra. No equinócio da Primavera
ascende um novo ciclo que se extinguirá no fim do Inverno.
2 - DO(madora, surge então a Terra.
Se o potente mas instantâneo fogo marciano não tiver a que se "agarrar", decerto se
apagará. Esse é o trabalho retentivo do signo Touro e do elemento Terra a que pertence.
Regido por Vénus, acalma os instintos marcianos, canalizando o seu poder de iniciativa,
não raro pouco realista, para fins práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário