Já está disponível a nova lista de livros recomendados pelo PNL. Depois de um breve olhar, algumas notas:
É de saudar a integração de vários livros da OQO, mas não deixa de ser estranho que quase todos figurem na lista de livros recomendados para leitura autónoma. Será que a qualidade dos livros os afasta da leitura orientada, na perspectiva da equipa que elabora a lista? Serão demasiado bons para se esgotarem em actividades como leituras dramatizadas, jogos de previsão ou leitura colectiva de imagens (estes livros são recomendados para o ensino pré-escolar e 1º ano de escolaridade, ainda que um deles conste da lista para o 2º ano)?
Fica a faltar uma maior presença da Planeta Tangerina, que deu um novo fôlego à edição de álbuns, com uma linguagem própria que não permite que texto e imagem existam em separado.
A ausência da Bruáa é uma séria lacuna, se esperarmos que a equipa do Plano esteja atenta a novos e bons projectos.
Outras alterações são do domínio dos níveis de ensino. Alguns livros que até aqui eram recomendados para o pré-escolar, como A cor instável (Afrontamento) da dupla João Paulo Cotrim (texto) e Alain Corbel (ilustração) ou O ladrão de palavras (Caminho) de Francisco Duarte Mangas (texto) e Alain Corbel (ilustração), são agora recomendados para o 2º e 3º ano do 1º ciclo.
Partindo do pressuposto que a elaboração das listas tem em conta o trabalho realizado pelos docentes e mediadores, podemos crer que estes terão considerado que estes livros seriam difíceis para o seu público. No entanto, há que ter em linha de conta que as escolas têm vindo a adquirir conjuntos de livros com as verbas disponibilizadas, e agora poderão ver os seus esforços defraudados.
Seria por isso importante que a actualização da lista fosse acompanhada por um texto explicativo, que especificasse os critérios e as razões que levaram a equipa a tomar estas e outras decisões, para que pais e educadores se sentissem mais seguros.
Ainda não percorri os títulos recomendados para 2º e 3º ciclos. Acerca deles, nada posso dizer por enquanto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário