segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os IBO

.
Os IBO tornaram-se famosos devido à sangrenta guerra do Biafra (1967-1970), quando, com este nome, pretenderam formar uma república independente, desmembrando-se do território nigeriano. As imagens daquele confronto distorceram a realidade IBO, dando a imagem de um povo faminto e sem recursos.
Nada mais falso. Os IBO são empreendedores e dinâmicos, cheios de iniciativa e capacidade gestora, que os levou a praticar um imaginativo e amplo comércio e a desempenhar funções administrativas de alta responsabilidade. Isso suscitou a inveja de outros grupos étnicos, fazendo graves acusações verbais e praticando violências físicas contra eles.
Os mais de dez milhões de indivíduos que compõem esta etnia, com trinta ramos diferentes, concentram-se, na maioria, no Sudoeste da Nigéria, embora haja importantes comunidades noutros locais, dedicando-se, prevalentemente, a actividades comerciais.
.
A unidade política e social dos IBO, era a aldeia. A casa é sempre rectangular, rodeada por um muro de barro e possui uma entrada principal, com uma grande porta decorada com motivos geométricos, que formam triângulos, losangos, linhas rectas e onduladas.
.
A luta pela sobrevivência exigia uma rigorosa divisão do trabalho. Os homens caçavam, pescavam e desbravavam a terra para cultivo. As mulheres assumiam a responsabilidade das culturas, das colheitas e da venda e dos excedentes no mercado.
(Texto de José Luis Cotés - Leo Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário