Autor: Stephenie Meyer
Editora: Gailivro
Tradução: Maria Peres
Nº de Páginas:756
"A escolha eminente entre ingressar num mundo tenebroso mas sedutor dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, antevendo efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida ─ inicialmente desvendada em Crepúsculo, e, depois, estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse ─ parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que irão terminar destruídos…para sempre?"Em Portugal estivemos quase um ano à espera de poder ler a conclusão (ou não) da saga Luz e Escuridão e no final a coisa não se revelou tão entusiasmante como estava à espera. Ao longo da espera tentei não receber muita informação relativamente a este quarto volume, de maneira a poder contar com o efeito surpresa na hora da leitura e, talvez por isso, fui surpreendida diversas vezes e até gostei bastante do livro mas... Mas não gostei tanto como dos volumes anteriores. Este livro está dividido em 3 partes, a primeira e a última narradas por Bella e a segunda parte narrada por Jacob. A história é bastante interessante nas duas primeiras partes da narrativa mas após esta fase tive a sensação de que a autora estava a "encher chouriços" de uma forma mais de que evidente. Isto para não falar do já habitual anti-climax, isto é, quando esperamos acção, uma batalha ou algo mais emocionante no final de cada volume nunca acontece nada. Desta vez estava eminente uma batalha histórica, algo em grande, e para não variar...os Cullen safam-se e não acontece nada!!! É frustrante. Outro ponto negativo é Bella. Esta sempre foi uma humana um bocado parvinha, que não toma decisões e não impõe a sua vontade acabando sempre por fazer aquilo que o elemento masculino mais próximo quer. Agora que se tornou vampira continua com a sua aura de boazinha, a fazer o que lhe mandam e, pior ainda, de controlada. Bella não tem problema nenhum ao tornar-se imortal, consegue fazer sem esforço aquilo que os demais personagens demoraram décadas a conseguir - controlar a sede. Enfim, é uma sonsa perfeita...
Pontos positivos são o facto de ficarmos a conhecer melhor algumas das histórias pessoais dos personagens que nos acompanham desde o início e o aparecimento de novos personagens que abrem (à autora e à nossa imaginação) um sem número de possibilidades. Gostei muito da Rosalie neste livro mas a minha personagem preferida continua a ser a Alice (deve ser por causa do gosto por roupas e maquilhagens...!!) mas o que mais me agradou foi mesmo a narrativa de Jacob. Acho que a autora consegue um trabalho muito melhor e uma leitura mais empolgante quando a narrativa é feita por outro personagem que não Bella - bom exemplo disso é o Midnightsun. Gosto de ver esta história pelos olhos de outros personagens, é mais interessante.
Recomendo apenas aqueles que já leram os demais volumes e não querem ficar sem saber o final (que obviamente é deixado em aberto) desta verdadeira saga de sucesso. Se puderem leiam em inglês porque a tradução continua, no mínimo, estranha.
6/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário