Autor: P. C. Cast e Kristin Cast
Editora: Saída de Emergência
Tradução: Susana Serrão
Nº de páginas: 308
"Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampyros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampyros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampyros ou, se o corpo o rejeitar, morrer. Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem. Na Escola da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampyros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente."
Como já se devem ter apercebido nós por aqui não conseguimos dizer que não a umas vampirices (a madrinha não conta para esta estatística...eh,eh) e ,como tal, já atacámos a saga Casa da Noite que, segundo a editora, ainda agora saiu e já vai na 4ª edição.
Pessoalmente tenho a dizer que depois da saga Luz e Escuridão e daquele romantismo todo marcado por uma tremenda falta de acção e misticismo, não sabia muito bem o que esperar daquele que promete substituir Crepúsculo no coração dos fãs. Após uma leitura muito leve e que se revelou muito rápida e bastante agradável, muito por culpa da minha personagem preferida - Damien - posso afirmar que fiquei positivamente surpeendida.
Um pouco ao estilo de Harry Potter, nesta narrativa deparamos-nos com a vida de alguns adolescentes num colégio interno - a Casa da Noite - muito pouco convencional. Depois de marcados para num futuro relativamente próximo poderem vir, ou não, a tornar-se vampyros os adolescentes têm que ingressar na Casa da Noite onde irão estudar todos os tipos de matérias que lhes virão a ser úteis na sua "vida" futura. Uma destas adolescentes é Zoey que por ter sido bafejada pela deusa Nix é um pouco diferente dos demais.
Numa escrita leve, fluida e com um tom muito jovem vamos acompanhando as dificuldades de integração de Zoey e todos os conflictos com que os adolescentes se deparam nesta fase única da vida, os grupos de amigos, a exclusão por parte de alguns, a importância da amizade e da confiança em qualquer pequeno passo do dia-a-dia... Com o desenrolar da história vai-nos sendo dado um cheirinho de romance e somos guiados na senda do mistério pelos fantasmas de alguns alunos falecidos. No final, muito fica em aberto e a solução dos mistérios ainda não se avista o que nos deixa com vontade de ler o segundo volume.
É de louvar o trabalho de tradução e revisão.
Recomendo o livro aqueles que não resistem a uma "vampirice" e aos fãs de Harry Potter. Desaconselho a todos os que não gostem de livros com uma linguagem marcadamente juvenil ou que queiram um romance ao estilo Stephenie Meyer.
6/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário