sexta-feira, 9 de março de 2007

Poemas a partir de rimas I

Ontem foi a segunda sessão do atelier Palavra Poema com a turma da prof. Célia, que acompanhou o grupo (na sua hora de almoço). Não vale a pena repetir a excelente preparação e disciplina dos alunos, a que se contrapõe talvez algum retraimento criativo, em alguns deles. Em grupos criaram poemas a partir de rimas, e levantaram-me dificuldades: «Podemos usar rima leonina?
«Como é uma rima leonina?
«Tem rima no meio e no fim do verso...
«Ah, esperto! Assim o teu poema só tinha sete versos em vez de quatorze... Não, não pode ser com rima leonina.»
Ficam alguns exemplos das criações poéticas dos alunos. A última palavra de cada verso corresponde à lista que lhes foi dada.
Foi numa noite escura
Que caí de uma grande altura
Fiquei esfarelado
E depois cansado.
Neste dia precoce
Ganhei posse
de ir à descoberta
de uma serradura
aberta.
Vi-me num crime
Numa tarde segura
Parti-me
Feliz, e diverti-me
Durante essa altura

Nenhum comentário:

Postar um comentário