sexta-feira, 22 de junho de 2007

Corpus Hermeticum + A Tábua de Esmeralda, de Hermes Trismegisto / Hermes Trimegistus / Hermes Trismegistus

Também conhecido por "Coleção Hermética" este livro é atribuído à Hermes Trimegistus, um semi-deus sincrético entre o deus grego Hermes e o deus egípcio Toth.

O livro atravessou a idade média por meio de traduções e influências de alquimistas sírios, arábes e coptas, mas chegou ao seu formato atual graças aos esforços de ocultistas durante a renascença.

O livro que chegou até nossos dias é constituido principalmente de textos gregos escritos nos primeiros séculos da era Cristã. Seu conteúdo forma a base na qual se sustenta as principais cripto-sociedades conhecidas hoje como "Ordens Herméticas".
http://www.mortesubita.org


Hermes e a Tábua de Esmeralda: Hermes Trismegisto (trismegisto = 3 vezes grande) é identificado como sendo o deus egípcio Toth, que é uma representação do Poder Intelectual. Referências a ele já existiam nos tempos do filósofo Platão, por volta do ano 400 a.C. Diz a lenda que os preceitos de Hermes foram gravados em uma esmeralda, o que deu origem ao nome Tábua de Esmeralda. Os preceitos e ensinamentos de Hermes pautaram o trabalho dos alquimistas, que em seus trabalhos faziam referências à Tábua de Esmeralda pelo seu nome latinizado, que é Tábula Smaragdina. São preceitos metafísicos bastante avançados, mas complexos, de forma que só eram compreendidos pelos Iniciados. Do nome de Hermes derivou o termo "hermético", e "hermetismo" , que significam "aquilo que é fechado, restrito". Algo que é hermeticamente fechado significa inacessível. Ensinamentos herméticos são restritos aos Iniciados e pessoas comprometidas com determinada área do Ocultismo.
http://www.tutomania.com.br/

BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário