segunda-feira, 11 de junho de 2007

A meditação e seus métodos, de Swami Vivekananda

Um peixe, quando capturado pela rede do pescador e levado à praia, debate-se e pula no chão seco; luta desesperadamente para voltar à água, que é sua real morada. Similarmente, o lar real do homem é Deus; ele se sente inquieto e desconsolado enquanto se esquece de sua real natureza, que é divina. A meditação é a ponte que liga o homem a Deus. Os métodos de meditação são muitos, mas seus principal propósito é conseguir uma maneira de fugir da rede de Maya (a Ilusão Cósmica), a causa de todo sofrimento, para trazer calma e paz à mente do homem.
Golpeado pelas tensões, ansiedades, tentações e frustrações do mundo ao seu redor, e, ao mesmo tempo, encontrando somente um grande vazio dentro de si, o homem hoje está no meio de uma crise. É incapaz de determinar quais são os últimos valores da vida. O que ele realmente busca - talvez sem o saber - é liberdade, alegria, equilíbrio e paz interiores. Como pode conseguir isto? Meditação é a resposta.
Instruções específicas para a prática da meditação não podem ser retiradas de nenhum livro; antes, elas devem ser obtidas de um instrutor qualificado e ensinadas de acordo com o temperamento e o avanço espiritual do discípulo. Não obstante, as palavras de uma grande alma têm um poder duradouro e, com estas palavras de Swami Vivekananda, a gente pode não somente familiarizar-se com os princípios gerais de meditação, mas também reunir inspiração e força para buscar a divindade que está em nosso interior. Ao se ler estas seleções das preleções, escritos e conversas de Swami Vivekananda, torna-se evidente que ele ensinava com autoridade e não meramente como um erudito. Pois ele próprio mergulhara nas profundezas da realização que pregava.
O livro foi dividido em duas seções: "Meditação conforme a Ioga" e "Meditação conforme a Vedanta". A primeira parte reflete a prática e mística abordagem da meditação. A segunda é uma mais filosófica e transcendental aproximação. Ambos os caminhos, no entanto, enfatizam ser a meditação o supremo meio de alcançar a iluminação e ambas direcionam o aspirante para a mesma meta.
Escolhemos um título para cada seleção e definições para alguns termos em sânscrito menos familiares foram dadas, entre parêntesis, no corpo do texto.
Também para ajudar na clareza e na leitura, ocasionalmente cortamos uma ou mais sentenças ou frases introdutórias e modernizamos a pontuação, sem fazermos indicação das supressões ou variações do original. Contudo, uma referência ao volume e número da página das "Obras Completas de Swami Vivekananda" é dada para cada seleção e uma referência para cada volume e sua edição pode ser encontrada na última página do livro. Finalmente, ao escolher estes extratos, incluímos não somente as instruções de Swami Vivekananda sobre meditação, mas também algumas descrições de suas próprias experiências, juntamente com antigas estórias que ele contou e várias de suas conversas registradas, afim de dar idéia da rica variedade de seus ensinamentos.
Somos gratos ao Advaita Ashrama, de Mayavati, Himalaia, por nos dar permissão de reproduzir estas seleções das "Obras Completas de Swami Vivekananda". Ao concluir, queremos expressar nossa gratidão a Christopher Isherwood por ter escrito o Prefácio.

BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário