segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Porto Editora desafia escritores portugueses a escreverem para crianças

A Porto Editora volta a apostar nos contos e desafia alguns dos mais reconhecidos escritores portugueses contemporâneos a escreverem para crianças… e sobre vampiros.
Tal como em Contos Policiais (2008), a organização é de Pedro Sena-Lino. Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, José Eduardo Agualusa, Miguel Esteves Cardoso ou Rui Zink são alguns dos autores convidados.
Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas é publicado a 29 de Outubro e apresentado em Novembro; Contos de Vampiros é editado e apresentado a 29 de Outubro.

Nomes como os de Manuel António Pina, com um prefácio, e de Danuta Wojciechowska, com ilustrações, também estão associados às obras. A aposta nos contos é uma forma de reunir os autores à volta de temas mais ou menos inesperados nos respectivos percursos literários dos autores. Cláudia Gomes, responsável pela edição dos livros, explica que «acima de tudo é um desafio para a Editora e para os autores» e que gostava que esta aposta «contribuísse para trazer mais adeptos a este género de literatura que, ao contrário do que acontece noutros países, parece estar um pouco esquecido nas opções dos nossos leitores». Pedro Sena-Lino concorda e explica que os contos têm «as dimensões ideais» para os dias de hoje: «são a dieta ideal para o equivalente a um dia de leitura. Todos estaríamos bem melhor se lêssemos um conto por dia». Sobre os autores convidados, Sena-Lino considera que representam «três gerações de ficcionistas» e que demonstram «a vitalidade da ficção portuguesa». E concretiza: «a geração de Hélia Correia, onde ainda ecos do modernismo se defrontam, revelada no início dos anos 80; a de Rui Zink, na geração de ficcionistas revelada em 90, onde o confronto entre romance psicológico ou realista já se tinha esbatido; e a geração mais recente, com Gonçalo M. Tavares ou João Tordo». Sobre a abordagem de temas diferentes do habitual, o organizador refere que, ao levar a cabo estas «experiências de criação colectiva», se está a suprir «uma ausência grave de trabalho de grupo na literatura portuguesa».

Título: Contos de Vampiros
Autor:
vários
N.º de Págs.:
144
Capa:
mole
PVP:
14,90 €

Cláudia Gomes explica que contribuiu para a escolha do tema o facto de ser «diferente» e ainda de constituir um «desafio». No entanto, realça que tanto Pedro Sena-Lino, como a equipa editorial que lidera «já andavam a seguir este fenómeno nos meios internacionais e tudo apontava para que a apetência por estes seres viesse a crescer».


Sinopse:

Por favor não me leia o pescoço. Lembra-se do filme? Agora tem um livro: nove terríveis contos de vampiros, originais e assinados por autores portugueses contemporâneos, directamente para os seus maiores receios de leitor!
A partir do momento em que iniciar a leitura, a responsabilidade é inteiramente sua.
Primeiras páginas aqui


Título: Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas
Autor: vários
N.º de Págs.: 112
Capa: dura
PVP: 14,50 €

Este título, tal como refere Manuel António Pina no prefácio, reúne «seis escritores com distintos percursos literários», que «respondem ao desafio de escreverem textos originais a partir de um tema inesperado e provocador». E também estranhamente pouco explorado, defende Pedro Sena-Lino: «o investimento no tema do pirata deixa-nos pensar como é que um país, tão vítima de ataques de pirataria ao longo de séculos de dominação marítima, não explora mais o tema».

Sinopse:
Afinal, os heróis são iguaizinhos a ti. Têm sonhos, projectos, e monstros debaixo da cama. Um dia levantam-se e tornam-se grandes lutadores!
Este livro, com histórias de piratas, fadas, princesas e príncipes com problemas, foi feito para ti. Queres lê-lo? Para te tornares um herói nas aventuras deles, e nas tuas próprias aventuras?

Primeiras páginas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário