Começou ontem na Póvoa de Varzim aquele que já é considerado por muitos o mais importante encontro literário realizado em Portugal. De 11 a 14 deste mês todos os caminhos vão dar à Póvoa, onde podem ser encontrados, quer nos encontros formais que integram o programa do encontro quer em conversas informais, dezenas de autores portugueses e estrangeiros que ali se reúnem em torno desses objectos fascinantes, os livros.
A sessão de abertura ficou marcada, como em edições anteriores, pelo anúncio dos diversos prémios que a organização atribui.
A Moeda do Tempo, da autoria de Gastão Cruz e publicado pela Assírio e Alvim, em 2006, foi o vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído desde 2004.
O Prémio Literário Correntes D'Escritas/Papelaria Locus, destinado a galardoar inéditos poéticos da autoria de jovens entre os 15 e os 18 anos distinguiu este ano Tatiana Bessa, com o poema Geometria das Sombras, escrito sob o pseudónimo Ophelia Nery.
E por fim, a 1.ª edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D'Escritas/Porto Editora, que prevê a edição dos trabalhos premiados em livro (para além de um prémio monetário), foi atribuído à Escola Básica 1/JI de Aires, de Palmela, pelo conto Um Susto e um Presente.
O Externato Infantil e Primário Paraíso dos Pequeninos, de Santa Maria da Feira, irá receber o 2.º prémio pelo trabalho A Aventura de Natal do Quico.
O 3.º e último prémio, com o conto O Menino e o Seu Sonho, coube ao Externato Patinho Feio, na Amadora.
A informação completa sobre as Correntes pode ser lida aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário