sábado, 27 de outubro de 2007

A metamorfose ou O asno de ouro, de Lucio Apuleyo

Advertência
A tradução que publicamos do ASNO DE OURO, de Apuleyo, é a atribuída à Diego López da Cortegana, que foi arcediano de Sevilha pelos anos de 1500. Desejando facilitar sua leitura, modernizamos a ortografia e, às vezes, levemente, a sintaxe da velha versão castelhana.
Cotejamo-la além, minuciosamente, com o original latino, e apenas foi preciso modificar algum nome próprio e alguma passagem má interpretada. Conservamos a divisão em capítulos e os epígrafes de Cortegana. O texto latino se divide só em livros.
Neste livro, composto ao estilo de Mileto, poderá conhecer e saber diversas histórias e fábulas, com as quais deleitará seus ouvidos e sentidos, se quiser ler e não menosprezar, ver esta escritura egípcia, composta com engenho das ribeiras do Nilo; porque aqui verá as fortunas e figuras de homens convertidas em outras imagens e tornadas outra vez em sua mesma forma. De maneira que se maravilhará do que digo. E se quer saber quem sou, em poucas palavras lhe direi isso: Minha antiga linhagem teve sua origem e nascimento nas colinas do Himeto ateniense, no istmo da Efirea e em Tenaro de Esparta, que são cidades muito férteis e nobres, celebradas por muitos escritores. Nesta cidade de Atenas comecei a aprender sendo moço; depois vim à Roma, onde com muito trabalho e fadiga, sem que professor me ensinasse, aprendi a língua natural dos Romanos. Assim que peço perdão se em algo ofender, sendo eu rude para falar língua estranha. Que até a mesma mudança de meu falar responde à ciência e estilo variável que começo a escrever. A história é grega, entende-a bem e haverá prazer.

Primeiro livro
Argumento
Lucio Apuleyo, desejando saber arte mágica, foi à província de Tessália, onde estas artes se sabiam; no caminho se juntou terceiro companheiro a dois caminhantes, e andando naquele caminho foram contando certas coisas maravilhosas e incríveis de um embaixador e de duas bruxas feiticeiras que se chamavam Meroe e Panthia, e logo diz de como chegou à cidade Hipata e de seu hospedeiro Milón, e o que a primeira noite aconteceu em sua casa. Lê e verá coisas maravilhosas.


BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário