segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Discursos de Sathya Sai Baba - 21/10/2003 – O PRINCÍPIO DO ATMA É UM SÓ PARA TODOS

TRECHO:
Ó homem tolo! Porque você sai à procura de Deus aqui e ali quando Ele está bem dentro de você? Volte
sua visão para dentro e você O encontrará ali.
Poema em Télugo

Manifestações do Amor Divino!
Vocês estão sob a noção equivocada de que Deus está separado de vocês. Para ter a visão de Deus,
vocês seguem vários caminhos, tais como Japa, Dhyana, Bhajans1, etc. Enquanto pensarem que Deus
está presente em algum lugar qualquer, não poderão encontrá-Lo. Ele está presente em vocês.
Esforcem-se para reconhecer a divindade residente em seu interior.
Em 20 de outubro de 19402, enquanto caminhava para a escola, depois de retornar de Hampi, o broche
do colarinho de Baba foi perdido e não pôde ser encontrado. O broche simbolizava os desejos
mundanos. Aquele broche havia sido presente de Narayana Raju3, naquela época, Prefeito de Bellary.
O prefeito nos levou ao templo Virupaksha4, em Hampi. Após chegarmos ao templo, Seshama Raju (o
irmão mais velho de Swami) Me mandou vigiar seus pertences enquanto eles entravam para ver a
Deidade. Eu prontamente concordei e fiquei do lado de fora. Eles entraram no templo. Para surpresa e
assombro de todos, encontraram-Me de pé dentro do altar, no lugar do Senhor Virupaksha. Seshama
Raju não podia acreditar no que via e disse para si mesmo: “Porque Ele entrou aqui quando eu Lhe disse
especificamente para ficar do lado de fora e tomar conta de nossos pertences?” Ele pensou que era
incorreto Eu haver entrado no altar. Logo em seguida, ele saiu do templo, apenas para Me encontrar ali!
Virou-se e entrou, e Me encontrou ali também! Como ainda estava em dúvida, disse à sua esposa: “Saia
e vigie Sathya. Não permita que vá a nenhum lugar. Enquanto isso, eu vou entrar para ver se Ele ainda
está lá.” Ela obedeceu. Ele, mais uma vez, viu um sorridente Sathya de pé, dentro do altar e ficou a
imaginar se aquilo era um sonho, alucinação ou realidade.
Naqueles dias, estava na moda usar um broche no colarinho. Narayana Raju Me deu o broche de
presente com uma oração, pedindo-Me que lembrasse sempre dele. Após regressarmos de Hampi para
Uravakonda, o broche caiu pelo caminho, enquanto Eu estava a caminho da escola, segurando os livros
em uma das mãos. Ele não pôde ser encontrado, mas Eu não havia sido nem um pouco afetado por
aquela perda. Ainda assim, fingi estar procurando ansiosamente pelo broche. Alguns meninos que
vinham atrás de mim, perguntaram: “Raju, o que Você está procurando?” Eu lhes disse que havia
perdido o broche. Eles também começaram a procurar por toda parte. Eu ri e falei: “Vocês estão indo à
escola para estudar. Porque estão preocupados com esse broche? Não se preocupem com ele.” Eles
responderam: “Ele ficava muito bem em Você.” Um dos garotos correu até a casa de Seshama Raju.
Naquele momento, ele e Narayana Raju estavam discutindo qual a interpretação daquele Meu estranho
comportamento5. Quando o menino lhes contou o acontecido, os dois correram imediatamente até onde
Eu estava. Narayana Raju, amorosamente, pegou-me pela cintura e falou: “Meu querido, o que está
procurando?” Eu disse: “Procuro por alguma coisa.” Ele compreendeu que havia um significado oculto na
Minha resposta e disse: “Raju, como Você pode procurar por alguma coisa que já não seja de Seu
conhecimento?” Eu respondi que havia perdido o broche que me dera e ele disse: “Eu lhe darei dez
broches como aquele. Não se preocupe com ele. Venha. Vamos para casa.”

Aquele foi o dia da transformação. O elo com as amarras mundanas havia desaparecido na forma do
broche; a peregrinação até Hampi também serviu ao seu propósito. Baba deixou seu lar dizendo que
Maya não mais poderia prendê-Lo.
Canção em Télugo

1 Respectivamente: Repetição do Nome de Deus, Meditação e Cânticos Devocionais.
2 Nesta data histórica, Baba deixou sua família e assumiu Sua Missão Divina, aos quatorze anos de idade.
3 Um parente de Swami.
4 “Soberano do Oeste” – uma das deidades referenciadas aos Pontos Cardeais.
5 Aqui, Swami está se referindo ao incidente no templo de Virupaksha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário