quinta-feira, 15 de outubro de 2009

António Alves Seara | Um Rio Chamado Ilusão


1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Um Rio Chamado Ilusão»?
R– Fora da minha principal actividade profissional (professor do 1ºciclo do Ensino Básico), fui director do quinzenário “A Voz do Mar” de Peniche durante mais de quatro décadas. Ao longo da vida fazia poemas de longe em longe quase sempre a propósito de qualquer coisa que tocava a sensibilidade. De vez em quando, publicava um no jornal que dirigia assinado sempre com pseudónimo. Jamais pensava vir a publicar um livro de poesia. Mas, um dia, vendo a minha neta, ainda só com oito anos, a tentar fazer um poema dedicado ao pai, achei piada e disse-lhe: -Olha o avô tem p’raí coisas dessas, vai procurá-las para, quando fores maiorzinha, tu leres. Verificando que tinha um conjunto razoável, por simples curiosidade, mostrei esses poemas a um grande amigo meu professor do Ensino Superior, historiador e poeta e a outros amigos professores do ensino secundário. Todos me “ordenaram” a publicação desses poemas. Assim nasceu o livro “Fragmentos de Silêncio”. Anos mais tarde quando, a pedido, procedia n’A Voz do Mar” a vários textos relativos a eventos do clube rotário de Peniche de que sou um dos fundadores fui encontrando algum desse material poético que outrora ia publicando assinado com pseudónimo. Fotocopiei-o e com outros poemas que fiz a seguir assim nasceu “Um Rio chamado Ilusão”. Esse “rio” mais não é do que a minha própria imaginação na qual, naturalmente, também nasceram os poemas que compõem o livro.

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R– Pensei fazer apenas uma edição de autor para deixar como herança a familiares meus e alguns amigos. Todavia, a “Caminho das Águas Editora” de Caldas da Rainha mostrando-se interessada em conhecer esses meus poemas, aceitou assumir a edição dos mesmos em determinadas condições

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R– Ainda vou fazendo alguns poemas na perspectiva de fazer mais um livro o que já será muito difícil. É que já entrei na casa dos 80! De qualquer modo, continuo bastante ocupado: jornalismo, movimento rotário, fotografia (exposições), etc.
__________
António Alves Seara
Um Rio Chamado Ilusão
Caminho das Águas, 15,20€

Nenhum comentário:

Postar um comentário