terça-feira, 1 de julho de 2008

Filipa de Lencastre

D. Filipa de Lencastre é uma das rainhas mais emblemáticas da nossa história. Nascida e criada em Inglaterra, no seio da família real, Phillippa of Lancaster (o seu verdadeiro nome) viaja para Portugal aos 28 anos para casar com o primeiro Rei da Segunda Dinastia, D. João I, com o objectivo de reforçar a união entre os dois países. Do seu casamento, nasceram 8 filhos, a chamada Ínclita Geração, que deu início à era dos Descobrimentos Portugueses.

Como já tive oportunidade de referir aqui, tenho um imenso gosto pela história, e tudo o que se refira à do nosso país tem mais interesse ainda. Este livro, que acompanha toda a vida de Filipa de Lencastre, está dividido em duas partes distintas: a primeira relata o que sucedeu na vida de Filipa de Lencastre antes de viajar para Portugal; a segunda cobre o período no qual foi Rainha de Portugal. De um modo geral, e como seria de esperar, o livro é essencialmente baseado na sua personagem principal e gira em torno dos seus pensamentos, emoções, alegrias e desilusões.

Tenho de confessar que senti um pouco falta da "intriga política", por assim dizer, que era bastante prolífera na altura. Por outras palavras, achei que poderia ter havido um pouco mais de enquadramento histórico, mas isso é única e exclusivamente uma questão de gosto pessoal. No que diz respeito à descrição dos costumes do período em causa, o livro permite-nos ter uma boa visão das mentalidades e das diferenças entre classes e entre homens e mulheres. Por fim, a escrita da Isabel Stilwell não me deslumbrou... a simplicidade é uma vantagem quando é bem utilizada, o que não me pareceu o caso. Posso dizer que a escrita é competente mas nunca muito cativante.

De um modo geral, para quem se interessa por este tipo de livros, é uma leitura agradável e, na grande maioria das vezes, interessante.

7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário