quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro. Um dia importante para os amantes da leitura que poderão adquirir os seus livros e autores preferidos a preços mais baixos, já que algumas livrarias estão a colocar descontos no preço editor. Casos como da Wook e Fnac são disso exemplo, onde livros dos mais diversos autores estão a 20% ou mais. Já a Bertrand vai assinalar a data de uma forma diferente: algumas das suas livraria vão organizar animações culturais e actividades especiais para os mais novos.

É bom que se comece a incutir gostos de leitura aos mais novos, e estas iniciativas contribuem para que cada vez mais portugueses possam ler. No entanto, continuo a dizer que o preço dos livros deveria baixar significativamente para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à leitura. Tudo bem que existem as bibliotecas, mas nem todas estão actualizadas, além de muitas vezes os horários não serem compatíveis com um horário normal de trabalho dos seus leitores, o que impede muita gente de recorrer a essa forma salutar de compartilhar livros. Penso que ainda há muito para fazer no campo da leitura e do conhecimento.


Sobre a efeméride:

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha. A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes. A 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa passou a ser o dia 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário