sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Corpo Vital, de Max Heindel

PREFÁCIO
"A Escola de Sabedoria Ocidental ensina como sua máxima fundamental que "todo desenvolvimento oculto começa com o corpo vital", declara Max Heindel um iniciado da Ordem Rosa Cruz. É por esse motivo e com o propósito de apresentar numa forma concisa e de fácil compreensão toda informação importante que o fundador da Fraternidade Rosacruz escreveu em várias cartas, lições e livros a respeito do veículo etérico, que este material compilado acha-se publicado em forma de livro. Para o leigo em estudos ocultos, assim como para o estudante avançado, seu conteúdo é de enorme valor prático.
Muitos estudantes zelosos dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental deram, de modo desinteressado e amoroso, seu tempo e esforços no preparo desse material para publicação, e eles rogam que cada exemplar possa levar sua mensagem de luz e inspiração a todo aspirante espiritual que esteja se empenhando em seguir o Caminho de Cristo.

INTRODUÇÃO

A Filosofia Rosacruz ensina que o homem é um Espírito tríplice, possuindo uma mente através da qual ele governa o tríplice corpo, que ele emanou de si mesmo para adquirir experiência. Esse corpo tríplice ele transmuta numa alma tríplice, da qual ele se nutre da impotência à onipotência. O Espírito Divino emana de si mesmo o corpo denso extraindo como alimento a Alma consciente; o Espírito de Vida emana de si mesmo o corpo vital, extraindo como alimento a Alma intelectual; o Espírito Humano emana de si mesmo o corpo de desejos, extraindo como alimento a Alma Emocional. O corpo vital é feito de éter e permeia o corpo visível como o éter permeia todas as demais formas, com a exceção de que os seres humanos especializam uma maior quantidade do éter universal que as outras formas. Esse corpo etéreo é nosso instrumento para a especialização da energia vital do Sol.
Também é ensinado pela Filosofia Rosacruz que nosso esquema evolucionário é levado através de cinco dos sete Mundos ou estados da matéria (Físico, do Desejo, do Pensamento, do Espírito de Vida e do Espírito Divino) em sete grandes Períodos de Manifestação ( Períodos de Saturno, Sol, Lua, Terra, Júpiter, Venus e Vulcano) durante os quais o Espírito Virginal, ou vida evolucionante, torna-se primeiro, um homem e depois, um Deus. Estamos agora no quarto período, ou Período Terrestre, que acha-se dividido em sete Revoluções, assim como as sete Épocas seguintes: a Polar, a Hiperbórea, a Lemúrica, a Atlante e a Ária, e a Nova Galiléia e o Reino de Deus ainda por vir (veja no Conceito Rosacruz do Cosmo cap.XII).
No começo do Período de Saturno doze grandes Hierarquías Criadoras estavam ativas no trabalho da evolução. Duas dessas Hierarquias fizeram algum trabalho para ajudar bem no início..... e então retiraram-se da existência limitada para a liberação. Mais três Hierarquias Criadoras seguiram-nas no início do Período Terrestre: os Senhores da Chama, os Querubins e os Serafins, deixando sete Hierarquias em serviço ativo quando o Período Terrestre teve início: os Senhores da Sabedoria, os Senhores da Individualidade, os Senhores da Forma, os Senhores da Mente, os Arcanjos, os Anjos e os Espíritos Virginais.


BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário