segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Bruxas de Nascença?, de Débora Miller

Essa questão de sobre ser ou não bruxa é muito comum entre as pessoas. E tentarei ser muito simples ao responder indagações muito comuns:
- Como uma pessoa vira bruxa ou wiccan? Como começa a prática?
- Uma pessoa nasce bruxa? A bruxa tem poderes especiais?
- Qualquer um pode ser bruxa/o?
Meus amigos , não existe tal coisa como alguém nascer ou não bruxa.
Simplesmente porque a bruxaria é - como qualquer outra - uma religião e ao nascermos não me consta que haja alguma marca, determinação biológica, fator genético ou pares cromossômicos que produzam o interesse pela bruxaria ou habilidade nela...Por favor!!!!!! Alguém nasce católico, budista ou espírita? É claro que não, então o que justificaria alguém "nascer" bruxa?
Aliás, esse papo me lembra a Inquisição, na parte que o manual dos inquisidores mandava procurar "marcas de nascença" da bruxaria, como verrugas ou manchas na pele... Enfim , um papo eletrizante, cheio de preconceitos.
Uma religião nos é transmitida por nossa família ou é fruto de uma escolha pessoal nossa quando crescemos. Seus modos de culto, preceitos , rituais são aprendidos como qualquer outra coisa que seja cultural em nossas vidas. Vamos traçar um paralelo com a religião praticada pela maioria dos brasileiros: a católica. Uma criança é apresentada pelos pais a sua fé e igreja no ato do batismo, mas ainda não é um membro ativo da mesma. Quando tem por volta de 8 ou 9 anos ela aprende catecismo , ou seja, é treinada nos costumes, rituais e práticas dessa religião e se torna um membro ativo no culto quando toma sua primeira comunhão.
Antes que alguém diga algo isso não tem nada a ver com religiões patriarcais - em todas as culturas da Deusa as sacerdotisas passavam por períodos de aprendizado.
Não há outro modo de alguém ser desta ou daquela religião.
Olha, falando bem claramente, esse tipo de papo de "bruxa só é quem nasce bruxa", só pode ter duas intenções:
- "glamourizar" a bruxaria, dar a ela um charme especial, dizendo que é uma prática de "poucos escolhidos", o que valoriza a posição "privilegiada" da pessoa que a emite e dá a esta a sensação de poder de discriminar, ou seja, essa pessoa quer se dar ao direito de dizer batendo seu carimbinho : "esta é bruxa" , "esta não é bruxa"....
- essa pessoa não tem paciência, nem saco, nem o dom de ensinar alguém ou compartilhar seus conhecimentos e inventou um belo meio de excluir as pessoas que a procuram. Lindo né? Ou seja: por hipótese, um músico aprendiz procura alguém mais experiente em dado setor e pede conselhos, ajuda, orientação. Daí a pessoa, de saco cheio e com má vontade fala:" Ihhhhhhhhh nem dá para te ajudar, porque você nasce ou não nasce sabendo tocar violão!" Bem, o absurdo é claro e patente.
E dá na mesma, porque se podem ensinar todas as técnicas de violão para alguém e ele absolutamente não ter nada a ver com aquilo e nunca mais dedilhar as cordas... Se vc aprende sobre bruxaria e não sente o chamado, vai partir em sua busca espiritual para outros caminhos....e esquecer a bruxaria, mas por um ato de julgamento e vontade, não por não ter heranças de nascimento!
A única hipótese de essa afirmação de que alguém, "já nasceu bruxa" ser levada a sério é se ela for entendida de forma metafórica, ou seja, se quer significar que a pessoa se sente conectada à natureza, se tem dons que a aproximam da bruxaria, se tem um interesse e um chamado natural pelo tema. Mas esta afirmação jamais pode servir para , utilitariamente, afastar pessoas da bruxaria.
E fico muito preocupada quando vejo pessoas começarem a julgar outras por esses padrões deturpados, mais ainda quando vejo iniciantes como preocupados com uma questão dessas, quando deviam estar preocupados em saber se vocês QUEREM ou não ser bruxos, não se vovó fulana ou tia fulaninha fazia ou não chazinhos e xarope de eucalipto (como se só isso revelasse uma bruxa.)
Digo e repito sem o menor medo de errar: É BRUXA/O QUEM QUISER ADOTAR A BRUXARIA COMO RELIGIÃO, ou seja, pode ser qualquer pessoa.
É BRUXA QUEM SINCERAMENTE ESTIVER RESPONDENDO AO CHAMADO DA DEUSA E SEU CONSORTE É BRUXA QUEM QUISER, DE CORAÇÃO ABERTO E SEM LIMITAÇÕES MENTAIS E ESPIRITUAIS, COLOCAR-SE A SERVIÇO DA DEUSA TRÍPLICE


BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário