
Um dos livros que apresentamos nos ateliers
Ver para Crer e
Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês é o primeiro volume das
Crónicas de Spiderwick:
O livro fantástico. Tem normalmente bastante receptividade junto dos leitores e dos não leitores. Provavelmente por ser um livro de aventuras, que introduz os mais jovens no universo da magia, dos seres estranhos, dos mistérios fantásticos. Poderá ser uma iniciação a esta temática, muito procurada por adultos. Para cativar adolescentes sem práticas de leitura regulares, as
Crónicas de Spiderwick garantem um tipo de letra médio, com algumas ilustrações a preto e branco, uma narrativa linear, cujos protagonistas são crianças, alimentada por algum suspense e que não requer muita concentração. Para além disso, por ser uma saga, podemos contar com a leitura dos quatro volumes seguintes, se o leitor se entusiasmar.
Na comunidade de jovens leitores que orientei durante o ano lectivo passado, na Amadora (Quem disse que não gostamos de ler), aconteceu-me isso com um aluno do 8º ano que não gostava de ler.
A editorial Presença tem um link para o site oficial da colecção, que poderá ser aproveitado, adaptando-o para actividades de escrita lúdica a partir dos livros. Como o site está escrito em inglês, os professores desta disciplina poderão igualmente motivar os alunos para a sua exploração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário