No passado sábado, tive oportunidade de ver em primeira mão a exposição de pintura de Evelina Oliveira que abriu ao público no dia seguinte. A parte mais significativa desta mostra consta de um conjunto de caixas de tintas que a pintora reciclou, pintando a sua parte exterior com personagens de mundos fantásticos a descobrir, seguindo ou não as pistas que a própria lança, através de pequenas frases.
«"Histórias aos quadradinhos" é um projecto composto por cem caixas de cartão utilizadas para acomodar tubos de tinta e que foram a posteriori preparadas como suporte para pinturas a acrílico. (...)
Neste projecto, cada caixa representa uma personagem ou uma cena de uma história por inventar. Estes enredos são sugeridos pelas frases ou "títulos" de forma a interrogarem ou estimularem o imaginário de quem as observa e deste mdo multiplicarem-se as leituras de uma só imagem não tendo necessariamente de haver uma ligação ou ordem entre elas.»
Evelina Oliveira, do catálogo Histórias aos quadradinhosO efeito visual das caixas, com tamanhos diversos, ao longo da parede, confere profundidade às pinturas e sugere uma reciclagem do imaginário tradicional, em que princesas, natureza e símbolos se cruzam entre o proibido e o desejado, a felicidade e a infelicidade, o amor e a solidão. Os olhos imensos das meninas evidenciam o traço da pintora: uma misteriosa melancolia que extravasa de cada 'tela'.
"As Imagens das Palavras e as Palavras das Imagens"
Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Baixa da Banheira1 a 29 de Junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário