segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Coraline e a Porta Secreta

Sinopse: Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas.Treze estão abertas mas há uma que está sempre fechada. E é precisamente essa porta misteriosa que desperta uma curiosidade inquietante em Coraline, levando-a a descobrir uma passagem secreta para uma casa aparentemente igual à sua. Mas depressa se apercebe de que algo de estranho se passa. Incrédula, Coraline assiste a um cenário invulgar: anjos que flutuam, livros com imagens que se contorcem, crânios de pequenos dinossauros que tiritam os dentes quando ela passa, cães e gatos que falam, brinquedos animados e os seus próprios pais que a acolhem neste novo mundo. Mas como podem os seus pais ter botões pretos no lugar de olhos? E por que motivo querem estes novos pais aprisionar os antigos num espelho existente no corredor? Será que ela está simplesmente a sonhar ou na verdade já não pertence ao mundo real?

Neil Gaiman é um dos escritores de fantasia mais famosos da actualidade, detentor de uma obra imensa, autor de livros como "Stardust", "Os Filhos de Anansi" ou a grande série de BD "Sandman", entre muitas outras, que que lhe proporcionaram a fama e muitos fãs fiéis por todo o mundo. A fantasia, principalmente quando é dirigida para um público de todas as idades, é sempre um tema "perigoso" porque, se a história não for bem construída e desenvolvida poderá se correr o risco do livro parecer demasiado infantil. Mas Neil Gaiman consegue criar histórias de fantasia para todas as idades transportando-nos para o mundo que ele próprio cria, levando-nos a sentir que não queremos sair de lá tão cedo.

Foi com muita curiosidade que comecei a ler este livro, queria saber mais sobre este autor, já tinha ouvido falar bem desta história e posso dizer que todas as minhas expectativas foram acertadas. O livro lê-se num instantinho, a escrita é muito simples e flui com naturalidade, somos levados para o mundo de magia e de fantasia com a mesma facilidade com que a criança Coraline entra nesses mesmos mundos, por momentos lembramos a nossa infância e o gosto pela descoberta de coisas novas.

Coraline é uma imagem daquilo que fomos como crianças, exploradora de mundos desconhecidos, sonhadora, muito curiosa, mas sabe bem aquilo que quer, não custando identificarmo-nos com ela.

Fiquei ainda mais curioso em ler a restante obra de Neil Gaiman, principalmente em conhecer a sua obra mais "adulta" e negra. Por último, não posso deixar de referir que esta história irá para o cinema em 2009, podem ver o trailer, bastante interessante e prometedor, aqui.

8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário