domingo, 21 de dezembro de 2008

O verão está ai, entre em forma!



Há quem diga que a aparência não é o mais importante, eu discordo! É óbvio que hoje em dia é
fundamental cuidarmos bem do corpo. Um entrevista de emprego bem sucedida, um encontro romântico, uma viagem à praia, tudo se torna melhor quando estamos em forma - leia-se magros!

É por isso que eu vou tentar ajudar os-fora-de-forma que visitam o blog.

Navegando pela web, descobri algumas coisas que vou postar aqui...


TEM GENTE QUE EMAGRECE COM BLOG!

Isso mesmo! A fotógrafa Grazielle Marsicano, 26 anos, de São Paulo, chegou à conclusão de que blogar
é um ótimo meio de compartilhar angústias e vitórias. “É um canal para desabafar quando precisamos, mas também conseguimos dicas legais. Foi lá que aprendi a fritar ovo com um fio de azeite – fica mais magro e é bem prático”, fala Grazi. Desde março, ela já perdeu 10 quilos. “Eu encontro pessoas que me entendem e passam pelas mesmas dificuldades”, conta ela.


Outra que segue a mesma dieta é Priscila Cavalcanti, 23 anos. Filha de pais gordinhos, ganhou muito peso depois do casamento. “Era tudo novidade, por isso eu e meu marido comíamos o que tínhamos vontade.”

O alarme soou quando ela atingiu 93 quilos. A garota de Sorocaba, interior de São Paulo, inspirou-se em outras blogueiras para abrir o seu diário online em abril de 2005. De lá para cá, Priscila encara muitas idas e vindas. “Mas ouvir um incentivo, mesmo uma bronca das meninas, é o apoio de que eu preciso.”


TEM AQUELES QUE VÊEM UMA CAMINHADA OU BICICLETA COMO MELHOR REMÉDIO...




Caminhar
reduz a celulite - pois a circulação se tornará mais eficiente, levando mais oxigênio aos músculos e diminuindo a gordura localizada nas coxas -; tonifica pernas e glúteos e evita a flacidez! Quer coisa melhor?

Agora, é claro que eu não preciso dizer que antes de qualquer atividade física é fundamental procurar um médico. Tênis, roupas confortáveis, alimentação saudável e muita água são obrigatórios. E não se esqueça que caminhar ao ar livre é sempre melhor do que dentro de casa, assistindo tv e comendo uns biscoitinhos na esteira!

Agora os erros mais comuns de acordo com o Dr. Fábio Ravaglia:

1) Evitar passos largos
Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, além do risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar no chão
Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou "marretar" o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3) Postura errada é prejudicial
A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

4) Não caminhar com pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado
Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis é ainda a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também precisa ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que têm solado antiaderente.



6) Hidratar-se é fundamental
É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos.

7) Atenção com a alimentação
Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8) Nada de hiper-treinamento
A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9) Não esquecer o alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Horário ideal
Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9h e 11h, por causa dos raios solares e depois das 16h. E sempre passar o protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.


BEBER VINHO TINTO EMAGRECE?!




De acordo com a dieta mediterrânea (considerada a mais saudável mundialmente), sim!

Isso se deve ao fato de os vinhos tintos possuírem uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes). O vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos (ateromas), e por conseqüência, diminui o risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. De acordo com a cultura mediterrânea, o consumo do vinho tinto deve ocorrer durante as refeições, pois a presença de alimentos ameniza os efeitos tóxicos do álcool no organismo.


MAS SOU LOUCO(A) POR DOCES! E AGORA?!




Se você tem um desejo incontrolável por doces, salgadinhos ou qualquer coisa que vai sabotar o seu regime, vamos te apresentar 3 dicas de como se comportar em relação a estes desejos.


1 - Determine qual é a causa que está provocando estes desejos. Stress, depressão, ansiedade ou tédio. Procure alternativas além de abrir o armário e enfiar chocolates, bolachas ou qualquer outro tipo de guloseimas goela abaixo. Ioga, respiração profunda, ou meditação podem ser uma alternativa boa, se você estiver no escritório procure dar uma pausa de 5 a 10 minutos para tomar uma água ou até dar uma volta no quarteirão do seu escritório, quando você voltar o seu desejo por comida será muito menor.

2 - Escolha alimentos alternativos. Tenha sempre ao seu alcance alimentos saudáveis, assim você sempre terá uma alternativa contra as más escolhas ou opções que estão ao seu redor. Comer algo saudável como frutas, iogurte, barra de cereal (máximo 1) podem por um fim ao seu desejo.

3 - Quando ocorrem? Só depois do café da manhã? Pode significar que você não está comendo o suficiente. Será que os desejos acontecem ao mesmo tempo quando você está fazendo compras no supermercado? Talvez você deva comer uma fruta ou um sanduíche antes das compras.


Os desejos são muitas vezes súbitos e duros de resistir. Armado com estas táticas para engana-los, você pode ser capaz de mantê-los à distância. De acordo com Kelly Brownell, diretor do “ the Yale Center for Eating and Weight Disorders” desejos são como as ondas - eles começam pequenos, ganham força, estouram e depois voltam para trás. O segredo é manter o equilíbrio durante a fase de pico, assim você poderá superá-los.


EXISTEM ALIMENTOS QUE EMAGRECEM?


Não! Mas existem aqueles que ajudam na queima de gordura corporal de forma natural. Mas é claro que eles não devem ser comidos exageradamente, ou seja, nesse caso NÃO vale a regra do "quanto mais, melhor".

A nutricionista funcional Daniela Jobst separou cinco alimentos, praticamente sem contra indicação, que são verdadeiros “queimadores de gordura”. Veja abaixo como eles agem no seu organismo.

1 - Peras

“Lote sua fruteira de peras se quer perder peso”, é o que dizem estudos feitos na Universidade do Rio de Janeiro. No estudo, que foi publicado na revista Nutrition (EUA), mulheres que comeram três peras por dia, ingeriram menos que o total de calorias diárias permitidas, e perderam mais peso do que as que não comeram a fruta. Ricas em fibras, as peras ajudam a pessoa a sentir saciada, o que evita que a mesma coma demais nas refeições principais.

Como comer?

Uma pêra antes da refeição ajuda a amenizar a “fome de leão”, porém deixe a casca! A maior parte da fibra esta lá!

2 - Grapefruit ou Toranja

De acordo com pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, EUA a ingestão de meia toranja antes de cada refeição pode lhe ajudar a perder peso - até um quilo por semana- mesmo se você não mudar mais nada em sua dieta. Os autores do estudo dizem que um composto da fruta ajuda a regular a insulina, hormônio que armazena gordura.

Como comer?

Casca e polpa. Cortadas em pedaços, as adicione à salada de espinafres. É também bom acompanhamento para camarão ou simplesmente descascadas, cortadas em tiras.

3 - Amêndoas

Comer um punhado de amêndoas por dia, juntamente com uma dieta saudável, poderá ajudá-lo a secar gordura, sugere pesquisa publicada no International Journal of Obesity, EUA. Uma dieta-estudo pediu aos participantes que ingerissem amêndoas diariamente durante seis meses. O resultado: perderam 18% da sua gordura corporal. Os que seguiram uma dieta com a mesma quantidade de calorias e de proteínas, mas sem amêndoas, e com carboidratos complexos (como bolachas de trigo) perderam apenas 11%.

Como comer?

Ótimas para deixar na sua mesa para pequenos lanches ou picadas e adicionadas à iogurtes e/ou vitaminados.

4 - Chocolate

Quem resiste a um bom chocolate? O chocolate amargo - e outros alimentos ricos em antioxidantes - podem ajudar a evitar a acumulação de gordura nas células do corpo, precursor para doenças cardíacas e obesidade, segundo a nova pesquisa de Taiwan, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry.

Como comer?

Derreta meia barra de chocolate escuro no microondas por 30 segundos e espalhe em frutas de sua preferência.

5 - Feijão branco

Eles são carregados de amido resistente, um poderoso queimador de gordura (meia xícara tem quase 10 gramas de amido resistente). Se você comer feijão branco com outros alimentos ricos em amido resistente, na mesma refeição, você pode queimar 25% mais gordura do que de outra forma, segundo pesquisadores da Universidade do Colorado, EUA.

Como comer?

Em saladas: com cebola, alho e azeite. Adicione duas latas de feijão escorrido, misture e sirva.


E AGORA... OS QUE JÁ VENCERAM:



















Viu, não desanime... Faça sua dieta (com ajuda de um nutricionista!), exercícios, e viva de bem com a vida, sem stress... ;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário