O Theremin foi inventado por um cara chamado Lev Sergeivitch Termen, que nasceu na Russia e trabalhava para a KGB nos anos 10. Lev passou sua vida fazendo equipamentos eletrônicos de espionagem para os russos até que um belo dia, após se decepcionar com a guerra, abandonou a espionagem e resolveu se dedicar integralmente à sua paixão, o violoncelo e a musica.
No meio da década de 20 ele fugiu para os Estados Unidos onde adotou o nome de Leon Theremin. E foi graças a este nome que o instrumento inventado por ele se popularizou. Leon estava ainda na Rússia, o ano era 1919 e ele chamou de Thereminvox, provavelmente um dos primeiros -senão o primeiro - instrumento musical eletrônico do mundo.
Um dia, ele estava mexendo num radio e percebeu que seu corpo afetava a recepção do mesmo ao aproximar a mão da antena. Com este conceito ele aprimorou a recepção e construiu uma caixa cheia de válvulas como a dos rádios daquela época e adaptou nela duas antenas. Uma antena ficava do lado esquerdo na horizontal e outra no lado direito na vertical.
Através da proximidade com a antena no lado direito da caixa, o musico poderia alterar a freqüência
(que pode ser como as notas musicais) apenas aproximando ou afastando a mão dessa antena.
E com a antena no lado direito, quanto mais próximo o musico move a mão, mais silencioso o efeito sobre o som. Quanto mais afastar a mão, mais alto o som.
O resultado prático disso é incrível!
Os theremins modernos não são mais caixonas enormes. Eles evoluíram em termos de design e reduziram seu tamanho mas sua maior característica que é o som peculiar permaneceu.
Veja aqui o que é um theremin bem executado. Parece que Villa Lobos escreveu Bachianas Brasileiras numero 5 pensando neste instrumento do outro mundo.
Aqui outro belo exemplo do que é capaz o instrumento:
Este site ensina a construir em casa um Theremin
Fonte: Blog Mundo Gump
Nenhum comentário:
Postar um comentário